Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132 |
Resumo: | Trata-se de pesquisa realizada durante os anos de 2016 a 2018 que investigou as relações tecidas entre os professores que realizaram mestrado acadêmico e o retorno à escola e seus afazeres em sala de aula. Para esse momento, apresentamos uma parte do estudo na tentativa de trazer à tona algumas reflexões sobre: O que muda nessa relação? Como a escola percebe e se prepara para esse retorno? Como o professor entende esse percurso? Objetivo é apresentar o que encontramos nas narrativas dos professores ao mesmo tempo em que chamamos atenção para as tensões entre formação e espaço de trabalho, distanciamentos, mudanças e enfrentamentos que permeiam o fazer mestre no contexto de políticas públicas que nem sempre estão na mesma sintonia. Os estudos (auto)biográficos fizeram parte de nossa caminhada no exercício de uma compreensão interpretativa-narrativa de si e também por nos permitir uma formação refletida/reflexiva nessa tensão de exercitar a relação com a história formativa do outro. Daquilo que fora narrado, a esperança faz parte do dito, do materializado; as expectativas de reconhecimento nem sempre são acolhidas pelo colegas e gestores, os aprendizados são sempre valorosos, o retorno à universidade fora sinalizado como algo bom e necessário, porém o formato do trabalho, a falta de conexões mais profícuas entre a escola/universidade, professorado/licenciatura/formação continuada, aparecem como desafios urgentes para a mudança de perspectiva de entendimento dessa formação ao longo da vida.Palavra-chave: Professores de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada. Mestrado Acadêmico. |
id |
UDESC-0_38f1b942e16bd2ba2c5de8cacfdd1589 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15296 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivasTrata-se de pesquisa realizada durante os anos de 2016 a 2018 que investigou as relações tecidas entre os professores que realizaram mestrado acadêmico e o retorno à escola e seus afazeres em sala de aula. Para esse momento, apresentamos uma parte do estudo na tentativa de trazer à tona algumas reflexões sobre: O que muda nessa relação? Como a escola percebe e se prepara para esse retorno? Como o professor entende esse percurso? Objetivo é apresentar o que encontramos nas narrativas dos professores ao mesmo tempo em que chamamos atenção para as tensões entre formação e espaço de trabalho, distanciamentos, mudanças e enfrentamentos que permeiam o fazer mestre no contexto de políticas públicas que nem sempre estão na mesma sintonia. Os estudos (auto)biográficos fizeram parte de nossa caminhada no exercício de uma compreensão interpretativa-narrativa de si e também por nos permitir uma formação refletida/reflexiva nessa tensão de exercitar a relação com a história formativa do outro. Daquilo que fora narrado, a esperança faz parte do dito, do materializado; as expectativas de reconhecimento nem sempre são acolhidas pelo colegas e gestores, os aprendizados são sempre valorosos, o retorno à universidade fora sinalizado como algo bom e necessário, porém o formato do trabalho, a falta de conexões mais profícuas entre a escola/universidade, professorado/licenciatura/formação continuada, aparecem como desafios urgentes para a mudança de perspectiva de entendimento dessa formação ao longo da vida.Palavra-chave: Professores de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada. Mestrado Acadêmico.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 132 - 1601984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Talamira Taita RodriguesMartins, Regiane Barreto2019-05-30T15:47:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15296Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-05-30T15:47:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas |
title |
Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas |
spellingShingle |
Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas Brito, Talamira Taita Rodrigues |
title_short |
Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas |
title_full |
Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas |
title_fullStr |
Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas |
title_sort |
Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas |
author |
Brito, Talamira Taita Rodrigues |
author_facet |
Brito, Talamira Taita Rodrigues Martins, Regiane Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Regiane Barreto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Talamira Taita Rodrigues Martins, Regiane Barreto |
description |
Trata-se de pesquisa realizada durante os anos de 2016 a 2018 que investigou as relações tecidas entre os professores que realizaram mestrado acadêmico e o retorno à escola e seus afazeres em sala de aula. Para esse momento, apresentamos uma parte do estudo na tentativa de trazer à tona algumas reflexões sobre: O que muda nessa relação? Como a escola percebe e se prepara para esse retorno? Como o professor entende esse percurso? Objetivo é apresentar o que encontramos nas narrativas dos professores ao mesmo tempo em que chamamos atenção para as tensões entre formação e espaço de trabalho, distanciamentos, mudanças e enfrentamentos que permeiam o fazer mestre no contexto de políticas públicas que nem sempre estão na mesma sintonia. Os estudos (auto)biográficos fizeram parte de nossa caminhada no exercício de uma compreensão interpretativa-narrativa de si e também por nos permitir uma formação refletida/reflexiva nessa tensão de exercitar a relação com a história formativa do outro. Daquilo que fora narrado, a esperança faz parte do dito, do materializado; as expectativas de reconhecimento nem sempre são acolhidas pelo colegas e gestores, os aprendizados são sempre valorosos, o retorno à universidade fora sinalizado como algo bom e necessário, porém o formato do trabalho, a falta de conexões mais profícuas entre a escola/universidade, professorado/licenciatura/formação continuada, aparecem como desafios urgentes para a mudança de perspectiva de entendimento dessa formação ao longo da vida.Palavra-chave: Professores de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada. Mestrado Acadêmico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 132 - 160 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409794273280 |