Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Talamira Taita Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martins, Regiane Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132
Resumo: Trata-se de pesquisa realizada durante os anos de 2016 a 2018 que investigou as relações tecidas entre os professores que realizaram mestrado acadêmico e o retorno à escola e seus afazeres em sala de aula. Para esse momento, apresentamos uma parte do estudo na tentativa de trazer à tona algumas reflexões sobre: O que muda nessa relação? Como a escola percebe e se prepara para esse retorno? Como o professor entende esse percurso? Objetivo é apresentar o que encontramos nas narrativas dos professores ao mesmo tempo em que chamamos atenção para as tensões entre formação e espaço de trabalho, distanciamentos, mudanças e enfrentamentos que permeiam o fazer mestre no contexto de políticas públicas que nem sempre estão na mesma sintonia. Os estudos (auto)biográficos fizeram parte de nossa caminhada no exercício de uma compreensão interpretativa-narrativa de si e também por nos permitir uma formação refletida/reflexiva nessa tensão de exercitar a relação com a história formativa do outro. Daquilo que fora narrado, a esperança faz parte do dito, do materializado; as expectativas de reconhecimento nem sempre são acolhidas pelo colegas e gestores, os aprendizados são sempre valorosos, o retorno à universidade fora sinalizado como algo bom e necessário, porém o formato do trabalho, a falta de conexões mais profícuas entre a escola/universidade, professorado/licenciatura/formação continuada, aparecem como desafios urgentes para a mudança de perspectiva de entendimento dessa formação ao longo da vida.Palavra-chave: Professores de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada. Mestrado Acadêmico.
id UDESC-0_38f1b942e16bd2ba2c5de8cacfdd1589
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/15296
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivasTrata-se de pesquisa realizada durante os anos de 2016 a 2018 que investigou as relações tecidas entre os professores que realizaram mestrado acadêmico e o retorno à escola e seus afazeres em sala de aula. Para esse momento, apresentamos uma parte do estudo na tentativa de trazer à tona algumas reflexões sobre: O que muda nessa relação? Como a escola percebe e se prepara para esse retorno? Como o professor entende esse percurso? Objetivo é apresentar o que encontramos nas narrativas dos professores ao mesmo tempo em que chamamos atenção para as tensões entre formação e espaço de trabalho, distanciamentos, mudanças e enfrentamentos que permeiam o fazer mestre no contexto de políticas públicas que nem sempre estão na mesma sintonia. Os estudos (auto)biográficos fizeram parte de nossa caminhada no exercício de uma compreensão interpretativa-narrativa de si e também por nos permitir uma formação refletida/reflexiva nessa tensão de exercitar a relação com a história formativa do outro. Daquilo que fora narrado, a esperança faz parte do dito, do materializado; as expectativas de reconhecimento nem sempre são acolhidas pelo colegas e gestores, os aprendizados são sempre valorosos, o retorno à universidade fora sinalizado como algo bom e necessário, porém o formato do trabalho, a falta de conexões mais profícuas entre a escola/universidade, professorado/licenciatura/formação continuada, aparecem como desafios urgentes para a mudança de perspectiva de entendimento dessa formação ao longo da vida.Palavra-chave: Professores de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada. Mestrado Acadêmico.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 132 - 1601984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Talamira Taita RodriguesMartins, Regiane Barreto2019-05-30T15:47:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/15296Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-05-30T15:47:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
title Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
spellingShingle Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
Brito, Talamira Taita Rodrigues
title_short Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
title_full Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
title_fullStr Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
title_full_unstemmed Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
title_sort Narrativas de professores de ciências sobre seu percurso formativo junto ao mestrado acadêmico: mudanças, enfrentamentos e perspectivas
author Brito, Talamira Taita Rodrigues
author_facet Brito, Talamira Taita Rodrigues
Martins, Regiane Barreto
author_role author
author2 Martins, Regiane Barreto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Talamira Taita Rodrigues
Martins, Regiane Barreto
description Trata-se de pesquisa realizada durante os anos de 2016 a 2018 que investigou as relações tecidas entre os professores que realizaram mestrado acadêmico e o retorno à escola e seus afazeres em sala de aula. Para esse momento, apresentamos uma parte do estudo na tentativa de trazer à tona algumas reflexões sobre: O que muda nessa relação? Como a escola percebe e se prepara para esse retorno? Como o professor entende esse percurso? Objetivo é apresentar o que encontramos nas narrativas dos professores ao mesmo tempo em que chamamos atenção para as tensões entre formação e espaço de trabalho, distanciamentos, mudanças e enfrentamentos que permeiam o fazer mestre no contexto de políticas públicas que nem sempre estão na mesma sintonia. Os estudos (auto)biográficos fizeram parte de nossa caminhada no exercício de uma compreensão interpretativa-narrativa de si e também por nos permitir uma formação refletida/reflexiva nessa tensão de exercitar a relação com a história formativa do outro. Daquilo que fora narrado, a esperança faz parte do dito, do materializado; as expectativas de reconhecimento nem sempre são acolhidas pelo colegas e gestores, os aprendizados são sempre valorosos, o retorno à universidade fora sinalizado como algo bom e necessário, porém o formato do trabalho, a falta de conexões mais profícuas entre a escola/universidade, professorado/licenciatura/formação continuada, aparecem como desafios urgentes para a mudança de perspectiva de entendimento dessa formação ao longo da vida.Palavra-chave: Professores de Ciências. Ensino Fundamental. Formação Continuada. Mestrado Acadêmico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019132/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 20 n. 43 (2019): Formação continuada; 132 - 160
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409794273280