A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019125 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma análise interpretativa dos meus diários de classe dos cinco primeiros anos de docência como professora de música em classes de Educação Infantil, no período de 1969 a 1973. Minha história de vida, reconfigurada por meio das narrativas que os registros e as memórias suscitam, tem por objetivo apreender o sentido mais profundo dos acontecimentos que vivi e a natureza daquilo que me constitui. Trata-se de uma interpretação de corte hermenêutico que encontra em Ricoeur (1991) a principal referência. A triangulação que insere minha história no cenário sociocultural segue os aportes de Ferrarotti (2014). O esforço reflexivo que busca um sentido de totalidade em minha breve história de vida revela, ao mesmo tempo, mudanças e permanências no processo que expressa a minha identidade narrativa.Palavras-chave: História de Vida. Diário de Classe. Música na Educação Infantil. |
id |
UDESC-0_3d48f0d745c9c5cd9b6d938743a21b58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14629 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contamEste artigo apresenta uma análise interpretativa dos meus diários de classe dos cinco primeiros anos de docência como professora de música em classes de Educação Infantil, no período de 1969 a 1973. Minha história de vida, reconfigurada por meio das narrativas que os registros e as memórias suscitam, tem por objetivo apreender o sentido mais profundo dos acontecimentos que vivi e a natureza daquilo que me constitui. Trata-se de uma interpretação de corte hermenêutico que encontra em Ricoeur (1991) a principal referência. A triangulação que insere minha história no cenário sociocultural segue os aportes de Ferrarotti (2014). O esforço reflexivo que busca um sentido de totalidade em minha breve história de vida revela, ao mesmo tempo, mudanças e permanências no processo que expressa a minha identidade narrativa.Palavras-chave: História de Vida. Diário de Classe. Música na Educação Infantil.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019125Revista Linhas; v. 20 n. 42 (2019): Música e educação; 125 - 1521984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019125/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaffioletti, Leda de Albuquerque2019-02-27T13:20:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14629Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-02-27T13:20:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam |
title |
A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam |
spellingShingle |
A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam Maffioletti, Leda de Albuquerque |
title_short |
A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam |
title_full |
A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam |
title_fullStr |
A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam |
title_full_unstemmed |
A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam |
title_sort |
A mediação das narrativas no trabalho reconstrutivo de uma história de vida: o que os diários de classe contam |
author |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
author_facet |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
description |
Este artigo apresenta uma análise interpretativa dos meus diários de classe dos cinco primeiros anos de docência como professora de música em classes de Educação Infantil, no período de 1969 a 1973. Minha história de vida, reconfigurada por meio das narrativas que os registros e as memórias suscitam, tem por objetivo apreender o sentido mais profundo dos acontecimentos que vivi e a natureza daquilo que me constitui. Trata-se de uma interpretação de corte hermenêutico que encontra em Ricoeur (1991) a principal referência. A triangulação que insere minha história no cenário sociocultural segue os aportes de Ferrarotti (2014). O esforço reflexivo que busca um sentido de totalidade em minha breve história de vida revela, ao mesmo tempo, mudanças e permanências no processo que expressa a minha identidade narrativa.Palavras-chave: História de Vida. Diário de Classe. Música na Educação Infantil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019125 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019125/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 20 n. 42 (2019): Música e educação; 125 - 152 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409775398912 |