Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20677 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de analisar as abordagens que direcionam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica – BNCC (BRASIL, 2017 e 2018), verificando em que medida o documento atende aos interesses dos grupos privados. Este trabalho faz uma investigação das condições que motivaram a criação de um currículo que prevê uma padronização no alcance de todo o território nacional. Assim sendo, fundamentamos nosso estudo com pesquisa bibliográfica e documental de natureza básica e descritiva, considerando a abordagem conceitual crítica amparada no materialismo histórico-dialético. Ao tecer considerações, compreendendo as particularidades da educação pública, fica claro que a estratégia utilizada pelas elites é a formação do trabalhador com mão de obra barata e adaptável, tendo como foco a proliferação da ideologia e interesses da classe dominante e do acúmulo cada vez maior do capital. |
id |
UDESC-0_444e3cfcc0ed6b7a310790a07473a645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/20677 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum CurricularEste estudo tem o objetivo de analisar as abordagens que direcionam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica – BNCC (BRASIL, 2017 e 2018), verificando em que medida o documento atende aos interesses dos grupos privados. Este trabalho faz uma investigação das condições que motivaram a criação de um currículo que prevê uma padronização no alcance de todo o território nacional. Assim sendo, fundamentamos nosso estudo com pesquisa bibliográfica e documental de natureza básica e descritiva, considerando a abordagem conceitual crítica amparada no materialismo histórico-dialético. Ao tecer considerações, compreendendo as particularidades da educação pública, fica claro que a estratégia utilizada pelas elites é a formação do trabalhador com mão de obra barata e adaptável, tendo como foco a proliferação da ideologia e interesses da classe dominante e do acúmulo cada vez maior do capital.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2021-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2067710.5965/1984723822492021132Revista Linhas; v. 22 n. 49 (2021): Dobres da atuação do capital sobre a Educação Pública; 132 - 1551984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20677/13132Copyright (c) 2021 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessJohann , Rafaela Cristina Malanchen, Júlia 2021-07-21T22:16:14Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/20677Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2021-07-21T22:16:14Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular |
title |
Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular Johann , Rafaela Cristina |
title_short |
Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
Interfaces entre interesses privados e públicos na educação escolar: o caso da Base Nacional Comum Curricular |
author |
Johann , Rafaela Cristina |
author_facet |
Johann , Rafaela Cristina Malanchen, Júlia |
author_role |
author |
author2 |
Malanchen, Júlia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Johann , Rafaela Cristina Malanchen, Júlia |
description |
Este estudo tem o objetivo de analisar as abordagens que direcionam a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica – BNCC (BRASIL, 2017 e 2018), verificando em que medida o documento atende aos interesses dos grupos privados. Este trabalho faz uma investigação das condições que motivaram a criação de um currículo que prevê uma padronização no alcance de todo o território nacional. Assim sendo, fundamentamos nosso estudo com pesquisa bibliográfica e documental de natureza básica e descritiva, considerando a abordagem conceitual crítica amparada no materialismo histórico-dialético. Ao tecer considerações, compreendendo as particularidades da educação pública, fica claro que a estratégia utilizada pelas elites é a formação do trabalhador com mão de obra barata e adaptável, tendo como foco a proliferação da ideologia e interesses da classe dominante e do acúmulo cada vez maior do capital. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20677 10.5965/1984723822492021132 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20677 |
identifier_str_mv |
10.5965/1984723822492021132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20677/13132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 22 n. 49 (2021): Dobres da atuação do capital sobre a Educação Pública; 132 - 155 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042410257743872 |