A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307 |
Resumo: | Este artigo direciona um olhar para a criança, para a produção cultural do brincar e para a educação de Sinop, cidade localizada ao Norte de Mato Grosso, colonizada na década de 1970. O ensejo é sinalizar para uma questão emergente na História da Educação para o que diz respeito ao papel histórico, cultural e social da criança no passado, entendida desta forma como ator/atriz social, produtor/a de cultura e história. Reconhecemos na cultura infantil pro-duzida pelos sujeitos ‘crianças do passado’ a possibilidade de concebermos a história de um cotidiano marcado pela criação, invenção e reinvenção daquilo que os sujeitos faziam com os produtos que lhes eram fabricados (CERTEAU, 1998). Procuramos iniciar uma caminhada para um olhar para a História da Infância, que conceba as crianças como coautoras da história, participantes ativas na construção da cultura juntamente com os adultos e entre seus pares, de forma a possibilitar a visibilidade social da criança na história e seu papel na sociedade. Para tal, metodologicamente a pesquisa histórica utilizou-se de iconografias, documentos escolares, decretos, legislações da época, cadernos escolares e depoimentos orais.Palavras-chave: Infância – História. Educação de Crianças. Colonização. Brincadeiras. Educação – História – Mato Grosso. |
id |
UDESC-0_475aba2321ff4fcd4bb015d50a504c7c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9239 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)Este artigo direciona um olhar para a criança, para a produção cultural do brincar e para a educação de Sinop, cidade localizada ao Norte de Mato Grosso, colonizada na década de 1970. O ensejo é sinalizar para uma questão emergente na História da Educação para o que diz respeito ao papel histórico, cultural e social da criança no passado, entendida desta forma como ator/atriz social, produtor/a de cultura e história. Reconhecemos na cultura infantil pro-duzida pelos sujeitos ‘crianças do passado’ a possibilidade de concebermos a história de um cotidiano marcado pela criação, invenção e reinvenção daquilo que os sujeitos faziam com os produtos que lhes eram fabricados (CERTEAU, 1998). Procuramos iniciar uma caminhada para um olhar para a História da Infância, que conceba as crianças como coautoras da história, participantes ativas na construção da cultura juntamente com os adultos e entre seus pares, de forma a possibilitar a visibilidade social da criança na história e seu papel na sociedade. Para tal, metodologicamente a pesquisa histórica utilizou-se de iconografias, documentos escolares, decretos, legislações da época, cadernos escolares e depoimentos orais.Palavras-chave: Infância – História. Educação de Crianças. Colonização. Brincadeiras. Educação – História – Mato Grosso.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 307 - 3301984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRohden, Josiane Brolode Oliveira, Emilene Fontes2018-05-16T12:08:33Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9239Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-05-16T12:08:33Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979) |
title |
A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979) |
spellingShingle |
A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979) Rohden, Josiane Brolo |
title_short |
A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979) |
title_full |
A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979) |
title_fullStr |
A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979) |
title_full_unstemmed |
A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979) |
title_sort |
A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979) |
author |
Rohden, Josiane Brolo |
author_facet |
Rohden, Josiane Brolo de Oliveira, Emilene Fontes |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Emilene Fontes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rohden, Josiane Brolo de Oliveira, Emilene Fontes |
description |
Este artigo direciona um olhar para a criança, para a produção cultural do brincar e para a educação de Sinop, cidade localizada ao Norte de Mato Grosso, colonizada na década de 1970. O ensejo é sinalizar para uma questão emergente na História da Educação para o que diz respeito ao papel histórico, cultural e social da criança no passado, entendida desta forma como ator/atriz social, produtor/a de cultura e história. Reconhecemos na cultura infantil pro-duzida pelos sujeitos ‘crianças do passado’ a possibilidade de concebermos a história de um cotidiano marcado pela criação, invenção e reinvenção daquilo que os sujeitos faziam com os produtos que lhes eram fabricados (CERTEAU, 1998). Procuramos iniciar uma caminhada para um olhar para a História da Infância, que conceba as crianças como coautoras da história, participantes ativas na construção da cultura juntamente com os adultos e entre seus pares, de forma a possibilitar a visibilidade social da criança na história e seu papel na sociedade. Para tal, metodologicamente a pesquisa histórica utilizou-se de iconografias, documentos escolares, decretos, legislações da época, cadernos escolares e depoimentos orais.Palavras-chave: Infância – História. Educação de Crianças. Colonização. Brincadeiras. Educação – História – Mato Grosso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 307 - 330 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409338142720 |