A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohden, Josiane Brolo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Oliveira, Emilene Fontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307
Resumo: Este artigo direciona um olhar para a criança, para a produção cultural do brincar e para a educação de Sinop, cidade localizada ao Norte de Mato Grosso, colonizada na década de 1970. O ensejo é sinalizar para uma questão emergente na História da Educação para o que diz respeito ao papel histórico, cultural e social da criança no passado, entendida desta forma como ator/atriz social, produtor/a de cultura e história. Reconhecemos na cultura infantil pro-duzida pelos sujeitos ‘crianças do passado’ a possibilidade de concebermos a história de um cotidiano marcado pela criação, invenção e reinvenção daquilo que os sujeitos faziam com os produtos que lhes eram fabricados (CERTEAU, 1998). Procuramos iniciar uma caminhada para um olhar para a História da Infância, que conceba as crianças como coautoras da história, participantes ativas na construção da cultura juntamente com os adultos e entre seus pares, de forma a possibilitar a visibilidade social da criança na história e seu papel na sociedade. Para tal, metodologicamente a pesquisa histórica utilizou-se de iconografias, documentos escolares, decretos, legislações da época, cadernos escolares e depoimentos orais.Palavras-chave: Infância – História. Educação de Crianças.  Colonização. Brincadeiras. Educação – História – Mato Grosso.
id UDESC-0_475aba2321ff4fcd4bb015d50a504c7c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9239
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)Este artigo direciona um olhar para a criança, para a produção cultural do brincar e para a educação de Sinop, cidade localizada ao Norte de Mato Grosso, colonizada na década de 1970. O ensejo é sinalizar para uma questão emergente na História da Educação para o que diz respeito ao papel histórico, cultural e social da criança no passado, entendida desta forma como ator/atriz social, produtor/a de cultura e história. Reconhecemos na cultura infantil pro-duzida pelos sujeitos ‘crianças do passado’ a possibilidade de concebermos a história de um cotidiano marcado pela criação, invenção e reinvenção daquilo que os sujeitos faziam com os produtos que lhes eram fabricados (CERTEAU, 1998). Procuramos iniciar uma caminhada para um olhar para a História da Infância, que conceba as crianças como coautoras da história, participantes ativas na construção da cultura juntamente com os adultos e entre seus pares, de forma a possibilitar a visibilidade social da criança na história e seu papel na sociedade. Para tal, metodologicamente a pesquisa histórica utilizou-se de iconografias, documentos escolares, decretos, legislações da época, cadernos escolares e depoimentos orais.Palavras-chave: Infância – História. Educação de Crianças.  Colonização. Brincadeiras. Educação – História – Mato Grosso.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 307 - 3301984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessRohden, Josiane Brolode Oliveira, Emilene Fontes2018-05-16T12:08:33Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9239Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-05-16T12:08:33Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
title A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
spellingShingle A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
Rohden, Josiane Brolo
title_short A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
title_full A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
title_fullStr A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
title_full_unstemmed A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
title_sort A criança, a educação e o brincar no processo de colonização de Sinop – MT (1973-1979)
author Rohden, Josiane Brolo
author_facet Rohden, Josiane Brolo
de Oliveira, Emilene Fontes
author_role author
author2 de Oliveira, Emilene Fontes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohden, Josiane Brolo
de Oliveira, Emilene Fontes
description Este artigo direciona um olhar para a criança, para a produção cultural do brincar e para a educação de Sinop, cidade localizada ao Norte de Mato Grosso, colonizada na década de 1970. O ensejo é sinalizar para uma questão emergente na História da Educação para o que diz respeito ao papel histórico, cultural e social da criança no passado, entendida desta forma como ator/atriz social, produtor/a de cultura e história. Reconhecemos na cultura infantil pro-duzida pelos sujeitos ‘crianças do passado’ a possibilidade de concebermos a história de um cotidiano marcado pela criação, invenção e reinvenção daquilo que os sujeitos faziam com os produtos que lhes eram fabricados (CERTEAU, 1998). Procuramos iniciar uma caminhada para um olhar para a História da Infância, que conceba as crianças como coautoras da história, participantes ativas na construção da cultura juntamente com os adultos e entre seus pares, de forma a possibilitar a visibilidade social da criança na história e seu papel na sociedade. Para tal, metodologicamente a pesquisa histórica utilizou-se de iconografias, documentos escolares, decretos, legislações da época, cadernos escolares e depoimentos orais.Palavras-chave: Infância – História. Educação de Crianças.  Colonização. Brincadeiras. Educação – História – Mato Grosso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819402018307/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Linhas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 19 n. 40 (2018): Avaliação e Currículo em Educação Infantil: Diálogos entre Itália e Brasil; 307 - 330
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409338142720