A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017183 |
Resumo: | Ao considerar que as características físicas, a organização interna e os modos de usos dos cadernos escolares também participam da produção dos discursos materializados em suas páginas, o texto centra-se num estudo da materialidade destes documentos, descrevendo desde os aspectos físicos (formato, dimensões, disposição dos espaços gráficos etc.), a iconografia (capas, organização interna etc.) até os diversos modos de usos e de organização interna de cadernos que se hospedavam silenciosos nas prateleiras dos arquivos pessoais de mães de alunos e de docentes que trabalhavam com turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, no período de 2001 a 2008, em escolas públicas do estado do Espírito Santo. Busca-se, assim, visibilizar os cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do trabalho com a linguagem escrita em classes de alfabetização de crianças, além de ressaltar a importância de preservação e análise destes documentos para a pesquisa em História da Educação.Palavras-chave: Cadernos Escolares. Fontes Históricas de Pesquisa. Alfabetização. |
id |
UDESC-0_4d250ab8bdfcd969b2b476ddade32f88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/7564 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadorasAo considerar que as características físicas, a organização interna e os modos de usos dos cadernos escolares também participam da produção dos discursos materializados em suas páginas, o texto centra-se num estudo da materialidade destes documentos, descrevendo desde os aspectos físicos (formato, dimensões, disposição dos espaços gráficos etc.), a iconografia (capas, organização interna etc.) até os diversos modos de usos e de organização interna de cadernos que se hospedavam silenciosos nas prateleiras dos arquivos pessoais de mães de alunos e de docentes que trabalhavam com turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, no período de 2001 a 2008, em escolas públicas do estado do Espírito Santo. Busca-se, assim, visibilizar os cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do trabalho com a linguagem escrita em classes de alfabetização de crianças, além de ressaltar a importância de preservação e análise destes documentos para a pesquisa em História da Educação.Palavras-chave: Cadernos Escolares. Fontes Históricas de Pesquisa. Alfabetização.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017183Revista Linhas; v. 18 n. 38 (2017): Educação de Infância no Espaço Ibero-Americano: múltiplos olhares; 183 - 2131984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017183/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBecalli, Fernanda ZanettiSchwartz, Cleonara Maria2017-10-24T09:28:57Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7564Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-10-24T09:28:57Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras |
title |
A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras |
spellingShingle |
A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras Becalli, Fernanda Zanetti |
title_short |
A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras |
title_full |
A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras |
title_fullStr |
A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras |
title_full_unstemmed |
A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras |
title_sort |
A hora e a vez dos cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa sobre práticas alfabetizadoras |
author |
Becalli, Fernanda Zanetti |
author_facet |
Becalli, Fernanda Zanetti Schwartz, Cleonara Maria |
author_role |
author |
author2 |
Schwartz, Cleonara Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Becalli, Fernanda Zanetti Schwartz, Cleonara Maria |
description |
Ao considerar que as características físicas, a organização interna e os modos de usos dos cadernos escolares também participam da produção dos discursos materializados em suas páginas, o texto centra-se num estudo da materialidade destes documentos, descrevendo desde os aspectos físicos (formato, dimensões, disposição dos espaços gráficos etc.), a iconografia (capas, organização interna etc.) até os diversos modos de usos e de organização interna de cadernos que se hospedavam silenciosos nas prateleiras dos arquivos pessoais de mães de alunos e de docentes que trabalhavam com turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, no período de 2001 a 2008, em escolas públicas do estado do Espírito Santo. Busca-se, assim, visibilizar os cadernos escolares como fontes históricas de pesquisa, depositárias de discursos acerca do trabalho com a linguagem escrita em classes de alfabetização de crianças, além de ressaltar a importância de preservação e análise destes documentos para a pesquisa em História da Educação.Palavras-chave: Cadernos Escolares. Fontes Históricas de Pesquisa. Alfabetização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017183 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017183/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 18 n. 38 (2017): Educação de Infância no Espaço Ibero-Americano: múltiplos olhares; 183 - 213 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408918712320 |