Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1262 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito das implicações das políticas educacionais brasileiras atuais sobre a formação continuada e a profissionalização dos professores. No texto, são ressaltadas a emergência do neoliberalismo e das várias agências internacionais e a sua ação negativa junto às políticas educacionais e ao sistema educacional como um todo. Na seqüência, é chamada atenção para a situação desfavorecedora dos professores neste contexto e são apontadas alternativas que possam salvaguardar o papel da Educação como meio para a construção da cidadania, da formação integral do educando e da transformação social, mesmo no contexto das políticas educacionais vigentes.Palavras-chave:Políticas educacionais. Formação continuada dos professores. Profissionalização docente.Abstract: The purpose of this study is to reflect upon the implication of current Brazilian educational policy on the continuing education and professionalization of teachers. The text emphasizes the negative impact of neoliberalism and the various international financing agencies on educational policies and the educational system as a whole. Attention is then called to the unfavorable situation of teachers in this context and alternatives are indicated that can protect the role of Education as a means for the construction of citizenship, the integral education of the student and for social transformation, even in the context of current educational policies.Key words: Educational polices. Continuous education of teachers. Teacher professionalization. |
id |
UDESC-0_5358bacfb002f2aa0fd3f1f7fc2c899d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1262 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachersO presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito das implicações das políticas educacionais brasileiras atuais sobre a formação continuada e a profissionalização dos professores. No texto, são ressaltadas a emergência do neoliberalismo e das várias agências internacionais e a sua ação negativa junto às políticas educacionais e ao sistema educacional como um todo. Na seqüência, é chamada atenção para a situação desfavorecedora dos professores neste contexto e são apontadas alternativas que possam salvaguardar o papel da Educação como meio para a construção da cidadania, da formação integral do educando e da transformação social, mesmo no contexto das políticas educacionais vigentes.Palavras-chave:Políticas educacionais. Formação continuada dos professores. Profissionalização docente.Abstract: The purpose of this study is to reflect upon the implication of current Brazilian educational policy on the continuing education and professionalization of teachers. The text emphasizes the negative impact of neoliberalism and the various international financing agencies on educational policies and the educational system as a whole. Attention is then called to the unfavorable situation of teachers in this context and alternatives are indicated that can protect the role of Education as a means for the construction of citizenship, the integral education of the student and for social transformation, even in the context of current educational policies.Key words: Educational polices. Continuous education of teachers. Teacher professionalization.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1262Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1262/1074Damico Figueiró, Mary Neideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1262Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers |
title |
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers |
spellingShingle |
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers Damico Figueiró, Mary Neide |
title_short |
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers |
title_full |
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers |
title_fullStr |
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers |
title_full_unstemmed |
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers |
title_sort |
Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docenteEducational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers |
author |
Damico Figueiró, Mary Neide |
author_facet |
Damico Figueiró, Mary Neide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damico Figueiró, Mary Neide |
description |
O presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito das implicações das políticas educacionais brasileiras atuais sobre a formação continuada e a profissionalização dos professores. No texto, são ressaltadas a emergência do neoliberalismo e das várias agências internacionais e a sua ação negativa junto às políticas educacionais e ao sistema educacional como um todo. Na seqüência, é chamada atenção para a situação desfavorecedora dos professores neste contexto e são apontadas alternativas que possam salvaguardar o papel da Educação como meio para a construção da cidadania, da formação integral do educando e da transformação social, mesmo no contexto das políticas educacionais vigentes.Palavras-chave:Políticas educacionais. Formação continuada dos professores. Profissionalização docente.Abstract: The purpose of this study is to reflect upon the implication of current Brazilian educational policy on the continuing education and professionalization of teachers. The text emphasizes the negative impact of neoliberalism and the various international financing agencies on educational policies and the educational system as a whole. Attention is then called to the unfavorable situation of teachers in this context and alternatives are indicated that can protect the role of Education as a means for the construction of citizenship, the integral education of the student and for social transformation, even in the context of current educational policies.Key words: Educational polices. Continuous education of teachers. Teacher professionalization. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1262 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1262/1074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 6 n. 2 (2005) 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407096287232 |