Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo abordar fundamentos teóricos que subsidiem as discussões sobre as implicações políticas do ensino da música na educação escolar. Pretendemos demonstrar que o entendimento das especificidades estéticas da arte e da música como produções humanas é essencial para que se compreenda o sentido político da educação musical. Para tanto, partimos inicialmente da discussão empreendida por Dermeval Saviani sobre as relações entre a educação e a política, que nos esclarece o papel dos conteúdos escolares. Assim, para entender o caráter específico da música como um desses conteúdos, analisamos a arte e a música como reflexos da realidade objetiva, sob a fundamentação da epistemologia e da estética proveniente do materialismo histórico-dialético. Concluímos defendendo que o sentido político do ensino da música deve ser buscado, acima de tudo, nos elementos propriamente musicais e na forma como esses elementos proporcionam uma determinada concepção de mundo ao aluno. Daí, portanto, a necessidade da compreensão das especificidades da música e de sua relação com a realidade objetiva.Palavras-chave: Educação Musical. Política. Estética Marxista. György Lukács. Pedagogia Histórico-Crítica. |
id |
UDESC-0_5723d702f49c45de124844026f903f43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14628 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetivaEste artigo tem por objetivo abordar fundamentos teóricos que subsidiem as discussões sobre as implicações políticas do ensino da música na educação escolar. Pretendemos demonstrar que o entendimento das especificidades estéticas da arte e da música como produções humanas é essencial para que se compreenda o sentido político da educação musical. Para tanto, partimos inicialmente da discussão empreendida por Dermeval Saviani sobre as relações entre a educação e a política, que nos esclarece o papel dos conteúdos escolares. Assim, para entender o caráter específico da música como um desses conteúdos, analisamos a arte e a música como reflexos da realidade objetiva, sob a fundamentação da epistemologia e da estética proveniente do materialismo histórico-dialético. Concluímos defendendo que o sentido político do ensino da música deve ser buscado, acima de tudo, nos elementos propriamente musicais e na forma como esses elementos proporcionam uma determinada concepção de mundo ao aluno. Daí, portanto, a necessidade da compreensão das especificidades da música e de sua relação com a realidade objetiva.Palavras-chave: Educação Musical. Política. Estética Marxista. György Lukács. Pedagogia Histórico-Crítica.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012Revista Linhas; v. 20 n. 42 (2019): Música e educação; 12 - 351984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Abreu, Thiago XavierDuarte, Newton2019-02-27T13:20:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14628Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-02-27T13:20:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva |
title |
Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva |
spellingShingle |
Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva de Abreu, Thiago Xavier |
title_short |
Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva |
title_full |
Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva |
title_fullStr |
Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva |
title_full_unstemmed |
Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva |
title_sort |
Sobre o sentido político do ensino de música na educação escolar: das relações entre a arte e a realidade objetiva |
author |
de Abreu, Thiago Xavier |
author_facet |
de Abreu, Thiago Xavier Duarte, Newton |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Newton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Abreu, Thiago Xavier Duarte, Newton |
description |
Este artigo tem por objetivo abordar fundamentos teóricos que subsidiem as discussões sobre as implicações políticas do ensino da música na educação escolar. Pretendemos demonstrar que o entendimento das especificidades estéticas da arte e da música como produções humanas é essencial para que se compreenda o sentido político da educação musical. Para tanto, partimos inicialmente da discussão empreendida por Dermeval Saviani sobre as relações entre a educação e a política, que nos esclarece o papel dos conteúdos escolares. Assim, para entender o caráter específico da música como um desses conteúdos, analisamos a arte e a música como reflexos da realidade objetiva, sob a fundamentação da epistemologia e da estética proveniente do materialismo histórico-dialético. Concluímos defendendo que o sentido político do ensino da música deve ser buscado, acima de tudo, nos elementos propriamente musicais e na forma como esses elementos proporcionam uma determinada concepção de mundo ao aluno. Daí, portanto, a necessidade da compreensão das especificidades da música e de sua relação com a realidade objetiva.Palavras-chave: Educação Musical. Política. Estética Marxista. György Lukács. Pedagogia Histórico-Crítica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019012/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 20 n. 42 (2019): Música e educação; 12 - 35 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409773301760 |