(Des) Razões da retirada da Filosofia do Ensino Médio no BrasilThe Non-Reasons for the removal of Philosophy from Brazilian High Schools
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1225 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos a realidade da presença da Filosofia nas escolas de nível médio no Brasil a partir da conjuntura político e ideológica que foi sendo constituída desde o golpe militar de 1964. A profissionalização do ensino médio fez com que as disciplinas da área humanística fossem reduzidas completamente. Porém, o debate e a reação dos segmentos sociais organizados colocaram em evidência essa situação. Neste sentido, refletimos sobre as (des) razões da retirada da Filosofia dos currículos escolares e as distintas posições do movimento pela sua reintrodução.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Filosofia. Razões. Políticas Educacionais This text discusses the presence of Philosophy in Brazil’s high schools, based on the political and ideological developments since the military coup of 1964. The professionalization of high school teaching brought about a dramatic reduction in Humanities subjects. The reaction within organized social segments to this trend brings this situation into debate. We reflect upon the non-reasons for the removal of Philosophy from school curriculums as well as on the different positions within the movement for their reintroduction.KEY WORDS: High School. Philosophy. Reasons. Educational Policies. |
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(Des) Razões da retirada da Filosofia do Ensino Médio no BrasilThe Non-Reasons for the removal of Philosophy from Brazilian High SchoolsNeste trabalho, apresentamos a realidade da presença da Filosofia nas escolas de nível médio no Brasil a partir da conjuntura político e ideológica que foi sendo constituída desde o golpe militar de 1964. A profissionalização do ensino médio fez com que as disciplinas da área humanística fossem reduzidas completamente. Porém, o debate e a reação dos segmentos sociais organizados colocaram em evidência essa situação. Neste sentido, refletimos sobre as (des) razões da retirada da Filosofia dos currículos escolares e as distintas posições do movimento pela sua reintrodução.PALAVRAS-CHAVE: Ensino Médio. Filosofia. Razões. Políticas Educacionais This text discusses the presence of Philosophy in Brazil’s high schools, based on the political and ideological developments since the military coup of 1964. The professionalization of high school teaching brought about a dramatic reduction in Humanities subjects. The reaction within organized social segments to this trend brings this situation into debate. We reflect upon the non-reasons for the removal of Philosophy from school curriculums as well as on the different positions within the movement for their reintroduction.KEY WORDS: High School. Philosophy. Reasons. Educational Policies. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1225Revista Linhas; v. 5 n. 2 (2004)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1225/1038Carminati, Celso Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1225Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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