Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008 |
Resumo: | Este texto traz para discussão os resultados de uma pesquisa realizada no encontro entre a formação docente e a cultura visual, interessada na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade. Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? A partir dos questionários e do grupo focal com os graduandos e graduandas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, foi possível discutir e problematizar a relação entre a Cultura Visual, a formação docente, os currículos e a construção das identidades de gênero e sexuais. Um campo problemático construído a partir das questões com as imagens e seus contextos de formação e diretamente ligado aos currículos de História e Pedagogia. Neste sentido, nos aproximamos da abordagem teórica pós-estruturalista, especialmente no que se refere às contribuições de Foucault a respeito das relações poder-saber, governo dos corpos e importância da linguagem como construção histórica, definidora de comportamentos, de percepções e de condutas, enfim, ações e pensamentos que nos organizam nas nossas ações nas salas de aula e nas relações com os conhecimentos, com o currículo como escolha do que deve fazer parte, ou não, das nossas aulas.Palavras-chave: Cultura Visual; Formação docente; Currículo; Educação; Gênero. |
id |
UDESC-0_68babdbf39eb908f49a3e0f28bee3290 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/7725 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docenteEste texto traz para discussão os resultados de uma pesquisa realizada no encontro entre a formação docente e a cultura visual, interessada na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade. Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? A partir dos questionários e do grupo focal com os graduandos e graduandas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, foi possível discutir e problematizar a relação entre a Cultura Visual, a formação docente, os currículos e a construção das identidades de gênero e sexuais. Um campo problemático construído a partir das questões com as imagens e seus contextos de formação e diretamente ligado aos currículos de História e Pedagogia. Neste sentido, nos aproximamos da abordagem teórica pós-estruturalista, especialmente no que se refere às contribuições de Foucault a respeito das relações poder-saber, governo dos corpos e importância da linguagem como construção histórica, definidora de comportamentos, de percepções e de condutas, enfim, ações e pensamentos que nos organizam nas nossas ações nas salas de aula e nas relações com os conhecimentos, com o currículo como escolha do que deve fazer parte, ou não, das nossas aulas.Palavras-chave: Cultura Visual; Formação docente; Currículo; Educação; Gênero.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 08 - 271984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008/pdf_121Ferrari, Andersonde Castro, Roney Polatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:23Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7725Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:23Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente |
title |
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente |
spellingShingle |
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente Ferrari, Anderson |
title_short |
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente |
title_full |
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente |
title_fullStr |
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente |
title_full_unstemmed |
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente |
title_sort |
Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente |
author |
Ferrari, Anderson |
author_facet |
Ferrari, Anderson de Castro, Roney Polato |
author_role |
author |
author2 |
de Castro, Roney Polato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrari, Anderson de Castro, Roney Polato |
description |
Este texto traz para discussão os resultados de uma pesquisa realizada no encontro entre a formação docente e a cultura visual, interessada na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade. Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? A partir dos questionários e do grupo focal com os graduandos e graduandas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, foi possível discutir e problematizar a relação entre a Cultura Visual, a formação docente, os currículos e a construção das identidades de gênero e sexuais. Um campo problemático construído a partir das questões com as imagens e seus contextos de formação e diretamente ligado aos currículos de História e Pedagogia. Neste sentido, nos aproximamos da abordagem teórica pós-estruturalista, especialmente no que se refere às contribuições de Foucault a respeito das relações poder-saber, governo dos corpos e importância da linguagem como construção histórica, definidora de comportamentos, de percepções e de condutas, enfim, ações e pensamentos que nos organizam nas nossas ações nas salas de aula e nas relações com os conhecimentos, com o currículo como escolha do que deve fazer parte, ou não, das nossas aulas.Palavras-chave: Cultura Visual; Formação docente; Currículo; Educação; Gênero. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008/pdf_121 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 08 - 27 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408934440960 |