Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Anderson
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Castro, Roney Polato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008
Resumo: Este texto traz para discussão os resultados de uma pesquisa realizada no encontro entre a formação docente e a cultura visual, interessada na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade. Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? A partir dos questionários e do grupo focal com os graduandos e graduandas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, foi possível discutir e problematizar a relação entre a Cultura Visual, a formação docente, os currículos e a construção das identidades de gênero e sexuais. Um campo problemático construído a partir das questões com as imagens e seus contextos de formação e diretamente ligado aos currículos de História e Pedagogia. Neste sentido, nos aproximamos da abordagem teórica pós-estruturalista, especialmente no que se refere às contribuições de Foucault a respeito das relações poder-saber, governo dos corpos e importância da linguagem como construção histórica, definidora de comportamentos, de percepções e de condutas, enfim, ações e pensamentos que nos organizam nas nossas ações nas salas de aula e nas relações com os conhecimentos, com o currículo como escolha do que deve fazer parte, ou não, das nossas aulas.Palavras-chave: Cultura Visual; Formação docente; Currículo; Educação; Gênero.
id UDESC-0_68babdbf39eb908f49a3e0f28bee3290
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/7725
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docenteEste texto traz para discussão os resultados de uma pesquisa realizada no encontro entre a formação docente e a cultura visual, interessada na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade. Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? A partir dos questionários e do grupo focal com os graduandos e graduandas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, foi possível discutir e problematizar a relação entre a Cultura Visual, a formação docente, os currículos e a construção das identidades de gênero e sexuais. Um campo problemático construído a partir das questões com as imagens e seus contextos de formação e diretamente ligado aos currículos de História e Pedagogia. Neste sentido, nos aproximamos da abordagem teórica pós-estruturalista, especialmente no que se refere às contribuições de Foucault a respeito das relações poder-saber, governo dos corpos e importância da linguagem como construção histórica, definidora de comportamentos, de percepções e de condutas, enfim, ações e pensamentos que nos organizam nas nossas ações nas salas de aula e nas relações com os conhecimentos, com o currículo como escolha do que deve fazer parte, ou não, das nossas aulas.Palavras-chave: Cultura Visual; Formação docente; Currículo; Educação; Gênero.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 08 - 271984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008/pdf_121Ferrari, Andersonde Castro, Roney Polatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:23Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/7725Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:23Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
title Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
spellingShingle Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
Ferrari, Anderson
title_short Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
title_full Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
title_fullStr Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
title_full_unstemmed Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
title_sort Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente
author Ferrari, Anderson
author_facet Ferrari, Anderson
de Castro, Roney Polato
author_role author
author2 de Castro, Roney Polato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Anderson
de Castro, Roney Polato
description Este texto traz para discussão os resultados de uma pesquisa realizada no encontro entre a formação docente e a cultura visual, interessada na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade. Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? A partir dos questionários e do grupo focal com os graduandos e graduandas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, foi possível discutir e problematizar a relação entre a Cultura Visual, a formação docente, os currículos e a construção das identidades de gênero e sexuais. Um campo problemático construído a partir das questões com as imagens e seus contextos de formação e diretamente ligado aos currículos de História e Pedagogia. Neste sentido, nos aproximamos da abordagem teórica pós-estruturalista, especialmente no que se refere às contribuições de Foucault a respeito das relações poder-saber, governo dos corpos e importância da linguagem como construção histórica, definidora de comportamentos, de percepções e de condutas, enfim, ações e pensamentos que nos organizam nas nossas ações nas salas de aula e nas relações com os conhecimentos, com o currículo como escolha do que deve fazer parte, ou não, das nossas aulas.Palavras-chave: Cultura Visual; Formação docente; Currículo; Educação; Gênero.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008/pdf_121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 17 n. 34 (2016): Sexualidade e Educação Sexual: reflexões na perspectiva midiática; 08 - 27
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042408934440960