Classes de aceleração: conquistas e percalçosAcceleration classes: troubles and conquests

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristino Cardozo, Maria Léa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1213
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a síntese das conquistas e dos percalços existentes no percurso do programa compensatório denominado Classes de Aceleração, tendo por população alvo alunos considerados os “problemas” da escola, com histórico de múltiplas repetências e defasagem em relação idade/série, como proposta de correção do fluxo escolar. Trata-se de um estudo de caso de cunho etnográfico, com uma amostra constituída de 17 alunos e 10 professores envolvidos neste programa em uma escola pública estadual, no município de Florianópolis. No espaço contraditório dessas classes, pré-julgadas como inviável por muitos educadores, se intentou ultrapassar os limites do que é explicitado e buscou-se desvelar a parte oculta contida nas práticas escolares, que têm-se constituído em obstáculos no desempenho escolar e de alguma forma têm corroborado para que um número significativo de alunos provenientes da população menos favorecida, considerados inaptos para cursarem a série seguinte, sejam reprovados, fator esse que tem contribuído para o abandono e a conseqüente evasão escolar.PALAVRAS-CHAVE: Fracasso escolar. Fatores de exclusão. Fatores de inclusão.  The purpose of this study is to analyze the synthesis of successes and difficulties encountered in a compensatory program called Acceleration Classes. The target population was composed of so-called “problem” students who had histories of being left back and were old for their current grade. The idea was to correct the “school flow”. It involved an ethnographic case study, with a sample of 17 students and 10 teachers involved in the program in a state public school in Florianopolis - SC, Brazil. In the contradictory environment of these classes, considered unfeasible by many educators, an effort was made to go beyond the boundaries of the explicit to reveal hidden aspects of school practices that represent obstacles in scholastic development and contribute so that a significant number of students, from the less favored population, are considered unable to go on to the next grade. This factor is a leading cause for students to abandon and permanently leave the school. KEYWORDS: Scholar Failure, exclusion factors, inclusion factors.
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