A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018030 |
Resumo: | A diversidade humana tem desafiado a educação contemporânea à convivência com as diferenças, em particular com as pessoas deficientes visuais, protagonistas do presente estudo, que propõe analisar o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005, Meta 4, e em específico as estratégias que tratam da formação e atuação docente em articulação com a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Um panorama histórico e político do atendimento educacional a deficientes visuais, de meados do século XIX a início do XXI, será delineado para uma compreensão dos atuais desafios anunciados pelas políticas públicas, que consideram a articulação precípua entre a formação de professores e as práticas pedagógicas no que tange o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Portanto, constitui-se objetivo deste estudo problematizar a educação da pessoa com deficiência visual nas discussões da formação de professores. Para tanto, contamos com as contribuições de autores como: Marcos José Mazzota e Elcie Masini, que elucidam os principais fatos e momentos históricos, assim como a evolução do atendimento educacional ao deficiente visual, bem como possibilitam discutir as ações governamentais no âmbito da formação e atuação docente. A metodologia da pesquisa segue a abordagem bibliográfica, que permite adensar analiticamente a problemática da formação de professores e a questão das práticas pedagógicas. Mas, todas essas recomendações legais e educacionais aqui exploradas, revelam a necessidade constante de revisitar a realidade da educação brasileira na busca de superação das dificuldades impostas pela deficiência visual na proposição de uma ação contínua.Palavras-chave: Educação. Deficientes Visuais. Professores. Formação. |
id |
UDESC-0_a04701e5920110610f9ed27b4e068d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9198 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docenteA diversidade humana tem desafiado a educação contemporânea à convivência com as diferenças, em particular com as pessoas deficientes visuais, protagonistas do presente estudo, que propõe analisar o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005, Meta 4, e em específico as estratégias que tratam da formação e atuação docente em articulação com a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Um panorama histórico e político do atendimento educacional a deficientes visuais, de meados do século XIX a início do XXI, será delineado para uma compreensão dos atuais desafios anunciados pelas políticas públicas, que consideram a articulação precípua entre a formação de professores e as práticas pedagógicas no que tange o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Portanto, constitui-se objetivo deste estudo problematizar a educação da pessoa com deficiência visual nas discussões da formação de professores. Para tanto, contamos com as contribuições de autores como: Marcos José Mazzota e Elcie Masini, que elucidam os principais fatos e momentos históricos, assim como a evolução do atendimento educacional ao deficiente visual, bem como possibilitam discutir as ações governamentais no âmbito da formação e atuação docente. A metodologia da pesquisa segue a abordagem bibliográfica, que permite adensar analiticamente a problemática da formação de professores e a questão das práticas pedagógicas. Mas, todas essas recomendações legais e educacionais aqui exploradas, revelam a necessidade constante de revisitar a realidade da educação brasileira na busca de superação das dificuldades impostas pela deficiência visual na proposição de uma ação contínua.Palavras-chave: Educação. Deficientes Visuais. Professores. Formação.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2018-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018030Revista Linhas; v. 19 n. 39 (2018): Desafios da formação docente para a diversidade; 30 - 541984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018030/pdfCopyright (c) 2018 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Rogério SousaPlácido, Reginaldo Leandro2018-02-20T13:15:24Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9198Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2018-02-20T13:15:24Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente |
title |
A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente |
spellingShingle |
A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente Pires, Rogério Sousa |
title_short |
A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente |
title_full |
A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente |
title_fullStr |
A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente |
title_full_unstemmed |
A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente |
title_sort |
A educação da pessoa com deficiência visual: marcos históricos e políticos da formação e atuação docente |
author |
Pires, Rogério Sousa |
author_facet |
Pires, Rogério Sousa Plácido, Reginaldo Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Plácido, Reginaldo Leandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Rogério Sousa Plácido, Reginaldo Leandro |
description |
A diversidade humana tem desafiado a educação contemporânea à convivência com as diferenças, em particular com as pessoas deficientes visuais, protagonistas do presente estudo, que propõe analisar o Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005, Meta 4, e em específico as estratégias que tratam da formação e atuação docente em articulação com a atual Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Um panorama histórico e político do atendimento educacional a deficientes visuais, de meados do século XIX a início do XXI, será delineado para uma compreensão dos atuais desafios anunciados pelas políticas públicas, que consideram a articulação precípua entre a formação de professores e as práticas pedagógicas no que tange o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Portanto, constitui-se objetivo deste estudo problematizar a educação da pessoa com deficiência visual nas discussões da formação de professores. Para tanto, contamos com as contribuições de autores como: Marcos José Mazzota e Elcie Masini, que elucidam os principais fatos e momentos históricos, assim como a evolução do atendimento educacional ao deficiente visual, bem como possibilitam discutir as ações governamentais no âmbito da formação e atuação docente. A metodologia da pesquisa segue a abordagem bibliográfica, que permite adensar analiticamente a problemática da formação de professores e a questão das práticas pedagógicas. Mas, todas essas recomendações legais e educacionais aqui exploradas, revelam a necessidade constante de revisitar a realidade da educação brasileira na busca de superação das dificuldades impostas pela deficiência visual na proposição de uma ação contínua.Palavras-chave: Educação. Deficientes Visuais. Professores. Formação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018030 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018030 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018030/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Linhas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 19 n. 39 (2018): Desafios da formação docente para a diversidade; 30 - 54 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409331851264 |