IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro Peres, Marcos Augusto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1945
Resumo: Este artigo pretende analisar a relação entre velhice e educação nos programas de educação de jovens e adultos (EJA), levando em conta, essencialmente, duas teses: a da exclusão da velhice do projeto educacional brasileiro, e a da funcionalidade do sistema educacional ao sistema produtivo, verificada na sociedade capitalista. Nesta relação, serão consideradas, especificamente, três problemáticas principais de análise: 1) o caráter homogêneo das práticas educacionais verificadas nos programas de EJA, que atendem a um público heterogêneo quanto à faixa etária; 2) a inexistência de uma política educacional específica para a velhice no Brasil e 3) a não-contemplação, em leis como a LDB e o Estatuto do Idoso, do analfabetismo como um problema social que afeta principalmente os idosos. Tais problemáticas revelam, em essência, o descaso do Estado brasileiro para com a “questão social da velhice”, no que se refere a direito à educação, que é (ou deveria ser) universal e não restrito. Como metodologia de análise, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Palavras-Chave: Velhice. Educação. Educação de jovens e adultos. Política educacional. Abstract This paper intends to analyze the relation between oldness and education in the education of adults programs, considering mainly two theses: the exclusion of the oldness of the Brazilian educational project, and the functionality of the educational system to the productive system, observed in the capitalist society. In this relation, three questions will be considered: 1) the homogeneity of educational actions observed in the education of adults, which attend a heterogeneous group in relation to the age; 2) the inexistence of one specific educational policy for the oldness in Brazil, and 3) the disregard, in specific laws for education and for the elderly, of the illiteracy as a social problem that affects mainly the aged. Such discussions show, in essence, the indifference of the Brazilian State in relation to the “social matter of the oldness”, as for the universal right to the education. As methodology of analysis, the bibliographical research and the content analysis was used. Key words: Oldness. Education. Education of adults. Educational policy.
id UDESC-0_a281fc69e0b9db2196a637a505b52809
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1945
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between agedEste artigo pretende analisar a relação entre velhice e educação nos programas de educação de jovens e adultos (EJA), levando em conta, essencialmente, duas teses: a da exclusão da velhice do projeto educacional brasileiro, e a da funcionalidade do sistema educacional ao sistema produtivo, verificada na sociedade capitalista. Nesta relação, serão consideradas, especificamente, três problemáticas principais de análise: 1) o caráter homogêneo das práticas educacionais verificadas nos programas de EJA, que atendem a um público heterogêneo quanto à faixa etária; 2) a inexistência de uma política educacional específica para a velhice no Brasil e 3) a não-contemplação, em leis como a LDB e o Estatuto do Idoso, do analfabetismo como um problema social que afeta principalmente os idosos. Tais problemáticas revelam, em essência, o descaso do Estado brasileiro para com a “questão social da velhice”, no que se refere a direito à educação, que é (ou deveria ser) universal e não restrito. Como metodologia de análise, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Palavras-Chave: Velhice. Educação. Educação de jovens e adultos. Política educacional. Abstract This paper intends to analyze the relation between oldness and education in the education of adults programs, considering mainly two theses: the exclusion of the oldness of the Brazilian educational project, and the functionality of the educational system to the productive system, observed in the capitalist society. In this relation, three questions will be considered: 1) the homogeneity of educational actions observed in the education of adults, which attend a heterogeneous group in relation to the age; 2) the inexistence of one specific educational policy for the oldness in Brazil, and 3) the disregard, in specific laws for education and for the elderly, of the illiteracy as a social problem that affects mainly the aged. Such discussions show, in essence, the indifference of the Brazilian State in relation to the “social matter of the oldness”, as for the universal right to the education. As methodology of analysis, the bibliographical research and the content analysis was used. Key words: Oldness. Education. Education of adults. Educational policy.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2010-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1945Revista Linhas; v. 11 n. 2 (2010): CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS; 104 - 1201984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1945/1633de Castro Peres, Marcos Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1945Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged
title IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged
spellingShingle IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged
de Castro Peres, Marcos Augusto
title_short IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged
title_full IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged
title_fullStr IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged
title_full_unstemmed IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged
title_sort IMPASSES E DILEMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: velhice, analfabetismo e política educacionalOLDNESS, EDUCATION AND EXCLUSION: The education of adults and the illiteracy between aged
author de Castro Peres, Marcos Augusto
author_facet de Castro Peres, Marcos Augusto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro Peres, Marcos Augusto
description Este artigo pretende analisar a relação entre velhice e educação nos programas de educação de jovens e adultos (EJA), levando em conta, essencialmente, duas teses: a da exclusão da velhice do projeto educacional brasileiro, e a da funcionalidade do sistema educacional ao sistema produtivo, verificada na sociedade capitalista. Nesta relação, serão consideradas, especificamente, três problemáticas principais de análise: 1) o caráter homogêneo das práticas educacionais verificadas nos programas de EJA, que atendem a um público heterogêneo quanto à faixa etária; 2) a inexistência de uma política educacional específica para a velhice no Brasil e 3) a não-contemplação, em leis como a LDB e o Estatuto do Idoso, do analfabetismo como um problema social que afeta principalmente os idosos. Tais problemáticas revelam, em essência, o descaso do Estado brasileiro para com a “questão social da velhice”, no que se refere a direito à educação, que é (ou deveria ser) universal e não restrito. Como metodologia de análise, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo. Palavras-Chave: Velhice. Educação. Educação de jovens e adultos. Política educacional. Abstract This paper intends to analyze the relation between oldness and education in the education of adults programs, considering mainly two theses: the exclusion of the oldness of the Brazilian educational project, and the functionality of the educational system to the productive system, observed in the capitalist society. In this relation, three questions will be considered: 1) the homogeneity of educational actions observed in the education of adults, which attend a heterogeneous group in relation to the age; 2) the inexistence of one specific educational policy for the oldness in Brazil, and 3) the disregard, in specific laws for education and for the elderly, of the illiteracy as a social problem that affects mainly the aged. Such discussions show, in essence, the indifference of the Brazilian State in relation to the “social matter of the oldness”, as for the universal right to the education. As methodology of analysis, the bibliographical research and the content analysis was used. Key words: Oldness. Education. Education of adults. Educational policy.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1945
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1945/1633
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 11 n. 2 (2010): CULTURA ESCOLAR E SEUS SUPORTES MATERIAIS; 104 - 120
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407616380928