A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Cleusa Aparecida Fogaça
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Marchi, Rita de Cassia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2240
Resumo: Este artigo tem como escopo desvelar aspectos relevantes do mundo escolar brasileiro do início do século XX, por meio da análise dos volumes de memórias Baú de Ossos, Balão cativo e Chão de ferro, do autor Pedro Nava, bem como compreender, pela análise de obra literária, as relações sociais presentes no cotidiano escolar e entender o contexto escolar como meio de formação humana. Para compreender como era a escola nas obras em estudo, partiu-se dos seguintes pressupostos: o escritor é conduzido a agir como mediador das estruturas sociais que chegam à objetivação por meio do trabalho literário e a análise de uma obra permite tirar proveito das propriedades do discurso literário para introduzir, simultaneamente, uma socioanálise da literatura e do mundo social, no caso, o mundo escolar. A metodologia, de cunho qualitativo, caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, com análise documental e com fontes testemunhais. Procurar compreender a dinâmica interna de um colégio brasileiro de elite, durante a primeira década do século XX, por meio da análise de uma obra literária é relevante em razão do caráter exemplar das obras em questão.
id UDESC-0_b04871075ecfe64652dff3c238bbf09b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/2240
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA Este artigo tem como escopo desvelar aspectos relevantes do mundo escolar brasileiro do início do século XX, por meio da análise dos volumes de memórias Baú de Ossos, Balão cativo e Chão de ferro, do autor Pedro Nava, bem como compreender, pela análise de obra literária, as relações sociais presentes no cotidiano escolar e entender o contexto escolar como meio de formação humana. Para compreender como era a escola nas obras em estudo, partiu-se dos seguintes pressupostos: o escritor é conduzido a agir como mediador das estruturas sociais que chegam à objetivação por meio do trabalho literário e a análise de uma obra permite tirar proveito das propriedades do discurso literário para introduzir, simultaneamente, uma socioanálise da literatura e do mundo social, no caso, o mundo escolar. A metodologia, de cunho qualitativo, caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, com análise documental e com fontes testemunhais. Procurar compreender a dinâmica interna de um colégio brasileiro de elite, durante a primeira década do século XX, por meio da análise de uma obra literária é relevante em razão do caráter exemplar das obras em questão.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2240Revista Linhas; v. 12 n. 2 (2011): Dossiê: Educação e Comunição no contexto Ibero-americano; 130 - 1561984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2240/1838da Silva, Cleusa Aparecida FogaçaMarchi, Rita de Cassiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/2240Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA
title A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA
spellingShingle A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA
da Silva, Cleusa Aparecida Fogaça
title_short A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA
title_full A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA
title_fullStr A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA
title_full_unstemmed A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA
title_sort A DINÂMICA INTERNA DE UM COLÉGIO BRASILEIRO DE ELITE, A PARTIR DAS MEMÓRIAS DE PEDRO NAVA THE INTERNAL DYNAMICS OF A BRAZILIAN ELITE SCHOOL BASED ON THE MEMOIRS OF PEDRO NAVA
author da Silva, Cleusa Aparecida Fogaça
author_facet da Silva, Cleusa Aparecida Fogaça
Marchi, Rita de Cassia
author_role author
author2 Marchi, Rita de Cassia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Cleusa Aparecida Fogaça
Marchi, Rita de Cassia
description Este artigo tem como escopo desvelar aspectos relevantes do mundo escolar brasileiro do início do século XX, por meio da análise dos volumes de memórias Baú de Ossos, Balão cativo e Chão de ferro, do autor Pedro Nava, bem como compreender, pela análise de obra literária, as relações sociais presentes no cotidiano escolar e entender o contexto escolar como meio de formação humana. Para compreender como era a escola nas obras em estudo, partiu-se dos seguintes pressupostos: o escritor é conduzido a agir como mediador das estruturas sociais que chegam à objetivação por meio do trabalho literário e a análise de uma obra permite tirar proveito das propriedades do discurso literário para introduzir, simultaneamente, uma socioanálise da literatura e do mundo social, no caso, o mundo escolar. A metodologia, de cunho qualitativo, caracterizou-se como pesquisa bibliográfica, com análise documental e com fontes testemunhais. Procurar compreender a dinâmica interna de um colégio brasileiro de elite, durante a primeira década do século XX, por meio da análise de uma obra literária é relevante em razão do caráter exemplar das obras em questão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2240
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2240/1838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 12 n. 2 (2011): Dossiê: Educação e Comunição no contexto Ibero-americano; 130 - 156
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407897399296