Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Jaime
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346
Resumo: Tornou-se comum a crítica aos moldes em que se produziram os estudos em história da educação no Brasil, concentrados em demasia na história das ideias, na sua produção e circulação, por meio do privilégio dos textos oficiais e projetos de reforma e que teriam produzido uma representação idealizada dessa história. A produção mais recente, embora criticando os trabalhos anteriores, mantém a crença da existência, já no século XIX, de um campo educacional estruturado e autônomo, pelo qual circulariam ideias e projetos educativos. O que se objetiva neste texto é situar o livro O ensino público e o seu autor no contexto mais amplo do movimento social reformista que marcou as últimas décadas do século XIX, em resposta à crise do regime imperial. E, ao mesmo tempo, entender as formas de circulação dos modelos e ideias pedagógicas no século XIX, como parte importante dos projetos de reforma política no período.Palavras-chave: Educação e Estado – Brasil; Educação – História – Brasil; Escolas Públicas – História – Século XIX.
id UDESC-0_b2135d70458a0ca70bb20d347d46b50d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/8631
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida OliveiraTornou-se comum a crítica aos moldes em que se produziram os estudos em história da educação no Brasil, concentrados em demasia na história das ideias, na sua produção e circulação, por meio do privilégio dos textos oficiais e projetos de reforma e que teriam produzido uma representação idealizada dessa história. A produção mais recente, embora criticando os trabalhos anteriores, mantém a crença da existência, já no século XIX, de um campo educacional estruturado e autônomo, pelo qual circulariam ideias e projetos educativos. O que se objetiva neste texto é situar o livro O ensino público e o seu autor no contexto mais amplo do movimento social reformista que marcou as últimas décadas do século XIX, em resposta à crise do regime imperial. E, ao mesmo tempo, entender as formas de circulação dos modelos e ideias pedagógicas no século XIX, como parte importante dos projetos de reforma política no período.Palavras-chave: Educação e Estado – Brasil; Educação – História – Brasil; Escolas Públicas – História – Século XIX.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 346 - 3711984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346/pdf_142Cordeiro, Jaimeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:23Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8631Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:23Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
title Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
spellingShingle Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
Cordeiro, Jaime
title_short Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
title_full Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
title_fullStr Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
title_full_unstemmed Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
title_sort Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
author Cordeiro, Jaime
author_facet Cordeiro, Jaime
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Jaime
description Tornou-se comum a crítica aos moldes em que se produziram os estudos em história da educação no Brasil, concentrados em demasia na história das ideias, na sua produção e circulação, por meio do privilégio dos textos oficiais e projetos de reforma e que teriam produzido uma representação idealizada dessa história. A produção mais recente, embora criticando os trabalhos anteriores, mantém a crença da existência, já no século XIX, de um campo educacional estruturado e autônomo, pelo qual circulariam ideias e projetos educativos. O que se objetiva neste texto é situar o livro O ensino público e o seu autor no contexto mais amplo do movimento social reformista que marcou as últimas décadas do século XIX, em resposta à crise do regime imperial. E, ao mesmo tempo, entender as formas de circulação dos modelos e ideias pedagógicas no século XIX, como parte importante dos projetos de reforma política no período.Palavras-chave: Educação e Estado – Brasil; Educação – História – Brasil; Escolas Públicas – História – Século XIX.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346/pdf_142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 346 - 371
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042409286762496