Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346 |
Resumo: | Tornou-se comum a crítica aos moldes em que se produziram os estudos em história da educação no Brasil, concentrados em demasia na história das ideias, na sua produção e circulação, por meio do privilégio dos textos oficiais e projetos de reforma e que teriam produzido uma representação idealizada dessa história. A produção mais recente, embora criticando os trabalhos anteriores, mantém a crença da existência, já no século XIX, de um campo educacional estruturado e autônomo, pelo qual circulariam ideias e projetos educativos. O que se objetiva neste texto é situar o livro O ensino público e o seu autor no contexto mais amplo do movimento social reformista que marcou as últimas décadas do século XIX, em resposta à crise do regime imperial. E, ao mesmo tempo, entender as formas de circulação dos modelos e ideias pedagógicas no século XIX, como parte importante dos projetos de reforma política no período.Palavras-chave: Educação e Estado – Brasil; Educação – História – Brasil; Escolas Públicas – História – Século XIX. |
id |
UDESC-0_b2135d70458a0ca70bb20d347d46b50d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/8631 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida OliveiraTornou-se comum a crítica aos moldes em que se produziram os estudos em história da educação no Brasil, concentrados em demasia na história das ideias, na sua produção e circulação, por meio do privilégio dos textos oficiais e projetos de reforma e que teriam produzido uma representação idealizada dessa história. A produção mais recente, embora criticando os trabalhos anteriores, mantém a crença da existência, já no século XIX, de um campo educacional estruturado e autônomo, pelo qual circulariam ideias e projetos educativos. O que se objetiva neste texto é situar o livro O ensino público e o seu autor no contexto mais amplo do movimento social reformista que marcou as últimas décadas do século XIX, em resposta à crise do regime imperial. E, ao mesmo tempo, entender as formas de circulação dos modelos e ideias pedagógicas no século XIX, como parte importante dos projetos de reforma política no período.Palavras-chave: Educação e Estado – Brasil; Educação – História – Brasil; Escolas Públicas – História – Século XIX.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 346 - 3711984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346/pdf_142Cordeiro, Jaimeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:23Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8631Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:23Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira |
title |
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira |
spellingShingle |
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira Cordeiro, Jaime |
title_short |
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira |
title_full |
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira |
title_fullStr |
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira |
title_full_unstemmed |
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira |
title_sort |
Educação e reformismo político na crise do regime imperial: O Ensino Público, de A. de Almeida Oliveira |
author |
Cordeiro, Jaime |
author_facet |
Cordeiro, Jaime |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Jaime |
description |
Tornou-se comum a crítica aos moldes em que se produziram os estudos em história da educação no Brasil, concentrados em demasia na história das ideias, na sua produção e circulação, por meio do privilégio dos textos oficiais e projetos de reforma e que teriam produzido uma representação idealizada dessa história. A produção mais recente, embora criticando os trabalhos anteriores, mantém a crença da existência, já no século XIX, de um campo educacional estruturado e autônomo, pelo qual circulariam ideias e projetos educativos. O que se objetiva neste texto é situar o livro O ensino público e o seu autor no contexto mais amplo do movimento social reformista que marcou as últimas décadas do século XIX, em resposta à crise do regime imperial. E, ao mesmo tempo, entender as formas de circulação dos modelos e ideias pedagógicas no século XIX, como parte importante dos projetos de reforma política no período.Palavras-chave: Educação e Estado – Brasil; Educação – História – Brasil; Escolas Públicas – História – Século XIX. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016346/pdf_142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 17 n. 35 (2016): Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado; 346 - 371 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042409286762496 |