Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova Correa, Juan
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marín Díaz, Verónica, Aguaded Gómez, J. Ignacio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1876
Resumo: A utilização das plataformas digitais tem se generalizado nos últimos tempos no mundo educativo. No entanto, é necessário saber o que significa este fato para uma instituição como a universidade: representa um ponto de inflexão em direção a novas formas de ensinar e aprender? Representa uma mudança de paradigma nas relações entre professores e alunos? A instituição foi afetada em suas formas de organização? Este artigo fornece uma visão geral do uso docente desta ferramenta tecnológica que está ocorrendo em universidades espanholas, em geral, e na Andaluzia em particular, a partir de um estudo que está em fase final de desenvolvimento e que é financiado pela Junta de Andaluzia (Espanha). Palavras-Chave: Plataformas Digitais. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Inovação Docente na Universidade. Grupos de Discussão em Pesquisa.   Resumen El uso de las plataformas digitales se ha generalizado en los últimos tiempos en el mundo educativo. Sin embargo, es necesario conocer qué está suponiendo este hecho para una institución como la universitaria: ¿supone un punto de inflexión hacia nuevas formas de enseñar y aprender?; ¿supone un cambio de modelo en las relaciones entre el profesorado y el estudiantado?; ¿la institución se ha visto afectada en sus formas organizativas?. En el presente artículo ofrecemos una visión del uso docente que de esta herramienta tecnológica se está realizando en las universidades españolas, en general, y en las andaluzas en particular, a partir de un estudio que se encuentra en su fase final de desarrollo y que está siendo financiado por la Junta de Andalucía (España). Palabras-Clave: Plataformas Digitales. Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Innovación Docente en la Universidad. Grupos de Discusión en Investigación.   Abstract The use of the digital platforms has become widespread in recent times in the educational field. However, it is necessary to know what this means for an institution like the university:  Does it mean one point of inflection toward new ways of teaching and learning?  Does it mean a change of model in the relationship between teachers and students?  Has the institution been affected in its organization? This article provides an overview of the use of this technological tool by teachers in Spanish universities in general, and in Andalucía in particular, from a study that is in its final stages of development and is being financed by the government of Andalucía (Spain). Keywords: Digital Platform. Information and Communications Technologies (ICT). Teaching Innovation in University. Discussion Groups in Research.
id UDESC-0_b30393432b7ca38ec7c34f18a02e5f68
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1876
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)A utilização das plataformas digitais tem se generalizado nos últimos tempos no mundo educativo. No entanto, é necessário saber o que significa este fato para uma instituição como a universidade: representa um ponto de inflexão em direção a novas formas de ensinar e aprender? Representa uma mudança de paradigma nas relações entre professores e alunos? A instituição foi afetada em suas formas de organização? Este artigo fornece uma visão geral do uso docente desta ferramenta tecnológica que está ocorrendo em universidades espanholas, em geral, e na Andaluzia em particular, a partir de um estudo que está em fase final de desenvolvimento e que é financiado pela Junta de Andaluzia (Espanha). Palavras-Chave: Plataformas Digitais. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Inovação Docente na Universidade. Grupos de Discussão em Pesquisa.   Resumen El uso de las plataformas digitales se ha generalizado en los últimos tiempos en el mundo educativo. Sin embargo, es necesario conocer qué está suponiendo este hecho para una institución como la universitaria: ¿supone un punto de inflexión hacia nuevas formas de enseñar y aprender?; ¿supone un cambio de modelo en las relaciones entre el profesorado y el estudiantado?; ¿la institución se ha visto afectada en sus formas organizativas?. En el presente artículo ofrecemos una visión del uso docente que de esta herramienta tecnológica se está realizando en las universidades españolas, en general, y en las andaluzas en particular, a partir de un estudio que se encuentra en su fase final de desarrollo y que está siendo financiado por la Junta de Andalucía (España). Palabras-Clave: Plataformas Digitales. Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Innovación Docente en la Universidad. Grupos de Discusión en Investigación.   Abstract The use of the digital platforms has become widespread in recent times in the educational field. However, it is necessary to know what this means for an institution like the university:  Does it mean one point of inflection toward new ways of teaching and learning?  Does it mean a change of model in the relationship between teachers and students?  Has the institution been affected in its organization? This article provides an overview of the use of this technological tool by teachers in Spanish universities in general, and in Andalucía in particular, from a study that is in its final stages of development and is being financed by the government of Andalucía (Spain). Keywords: Digital Platform. Information and Communications Technologies (ICT). Teaching Innovation in University. Discussion Groups in Research.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2010-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1876Revista Linhas; v. 10 n. 2 (2009): Educação, Comunicação e Tecnologia em Debate; 60-741984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1876/1469Casanova Correa, JuanMarín Díaz, VerónicaAguaded Gómez, J. Ignacioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:01Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1876Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:01Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)
title Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)
spellingShingle Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)
Casanova Correa, Juan
title_short Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)
title_full Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)
title_fullStr Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)
title_full_unstemmed Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)
title_sort Uso de las plataformas digitales en las universidades de Andalucía (España)Uso das plataformas digitais nas universidades da Andaluzia (Espanha)Use of the digital platforms in the universities of Andalusia (Spain)
author Casanova Correa, Juan
author_facet Casanova Correa, Juan
Marín Díaz, Verónica
Aguaded Gómez, J. Ignacio
author_role author
author2 Marín Díaz, Verónica
Aguaded Gómez, J. Ignacio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casanova Correa, Juan
Marín Díaz, Verónica
Aguaded Gómez, J. Ignacio
description A utilização das plataformas digitais tem se generalizado nos últimos tempos no mundo educativo. No entanto, é necessário saber o que significa este fato para uma instituição como a universidade: representa um ponto de inflexão em direção a novas formas de ensinar e aprender? Representa uma mudança de paradigma nas relações entre professores e alunos? A instituição foi afetada em suas formas de organização? Este artigo fornece uma visão geral do uso docente desta ferramenta tecnológica que está ocorrendo em universidades espanholas, em geral, e na Andaluzia em particular, a partir de um estudo que está em fase final de desenvolvimento e que é financiado pela Junta de Andaluzia (Espanha). Palavras-Chave: Plataformas Digitais. Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Inovação Docente na Universidade. Grupos de Discussão em Pesquisa.   Resumen El uso de las plataformas digitales se ha generalizado en los últimos tiempos en el mundo educativo. Sin embargo, es necesario conocer qué está suponiendo este hecho para una institución como la universitaria: ¿supone un punto de inflexión hacia nuevas formas de enseñar y aprender?; ¿supone un cambio de modelo en las relaciones entre el profesorado y el estudiantado?; ¿la institución se ha visto afectada en sus formas organizativas?. En el presente artículo ofrecemos una visión del uso docente que de esta herramienta tecnológica se está realizando en las universidades españolas, en general, y en las andaluzas en particular, a partir de un estudio que se encuentra en su fase final de desarrollo y que está siendo financiado por la Junta de Andalucía (España). Palabras-Clave: Plataformas Digitales. Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC). Innovación Docente en la Universidad. Grupos de Discusión en Investigación.   Abstract The use of the digital platforms has become widespread in recent times in the educational field. However, it is necessary to know what this means for an institution like the university:  Does it mean one point of inflection toward new ways of teaching and learning?  Does it mean a change of model in the relationship between teachers and students?  Has the institution been affected in its organization? This article provides an overview of the use of this technological tool by teachers in Spanish universities in general, and in Andalucía in particular, from a study that is in its final stages of development and is being financed by the government of Andalucía (Spain). Keywords: Digital Platform. Information and Communications Technologies (ICT). Teaching Innovation in University. Discussion Groups in Research.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1876
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1876/1469
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 10 n. 2 (2009): Educação, Comunicação e Tecnologia em Debate; 60-74
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407599603712