O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013158 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral identificar e analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam a prática de professores dos anos iniciais no uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. Como objetivo específico, busca identificar e analisar as representações sociais dos professores sobre o uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo e possuiu duas fases de coleta de dados: a) aplicação de questionário; b) acompanhamento da prática cotidiana dos professores de uma escola selecionada e entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu mediante análise de conteúdo. Por meio da inter-relação dos dados presentes no questionário, da observação e da entrevista, constatamos que os professores pesquisados apresentam um discurso que não coincide com a prática docente no uso do computador no processo educativo. O aporte teórico expresso pelos professores participantes da pesquisa vai ao encontro de pressupostos construtivistas e/ou sociointeracionistas, mas a prática docente se afina, prioritariamente, a pressupostos comportamentalistas. Observamos questões de representação social quando os discursos dos professores participantes não correspondem às suas práticas. Associado a isso, ou como causa dessas condições, temos a insuficiência, a inadequação ou a ausência de formação docente para o uso do computador no processo educativo, que levam à subutilização desse recurso. |
id |
UDESC-0_b544f8d165fa1e950d17c8abeb177961 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3467 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação socialEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral identificar e analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam a prática de professores dos anos iniciais no uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. Como objetivo específico, busca identificar e analisar as representações sociais dos professores sobre o uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo e possuiu duas fases de coleta de dados: a) aplicação de questionário; b) acompanhamento da prática cotidiana dos professores de uma escola selecionada e entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu mediante análise de conteúdo. Por meio da inter-relação dos dados presentes no questionário, da observação e da entrevista, constatamos que os professores pesquisados apresentam um discurso que não coincide com a prática docente no uso do computador no processo educativo. O aporte teórico expresso pelos professores participantes da pesquisa vai ao encontro de pressupostos construtivistas e/ou sociointeracionistas, mas a prática docente se afina, prioritariamente, a pressupostos comportamentalistas. Observamos questões de representação social quando os discursos dos professores participantes não correspondem às suas práticas. Associado a isso, ou como causa dessas condições, temos a insuficiência, a inadequação ou a ausência de formação docente para o uso do computador no processo educativo, que levam à subutilização desse recurso. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2013-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013158Revista Linhas; v. 14 n. 27 (2013): Currículo e Inovações Tecnológicas no Contexto Escolar; 158 - 1781984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013158/2813Silva, Analigia MirandaLima, Claudia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:54:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3467Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:54:09Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social |
title |
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social |
spellingShingle |
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social Silva, Analigia Miranda |
title_short |
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social |
title_full |
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social |
title_fullStr |
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social |
title_full_unstemmed |
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social |
title_sort |
O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social |
author |
Silva, Analigia Miranda |
author_facet |
Silva, Analigia Miranda Lima, Claudia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Claudia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Analigia Miranda Lima, Claudia Maria |
description |
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral identificar e analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam a prática de professores dos anos iniciais no uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. Como objetivo específico, busca identificar e analisar as representações sociais dos professores sobre o uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo e possuiu duas fases de coleta de dados: a) aplicação de questionário; b) acompanhamento da prática cotidiana dos professores de uma escola selecionada e entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu mediante análise de conteúdo. Por meio da inter-relação dos dados presentes no questionário, da observação e da entrevista, constatamos que os professores pesquisados apresentam um discurso que não coincide com a prática docente no uso do computador no processo educativo. O aporte teórico expresso pelos professores participantes da pesquisa vai ao encontro de pressupostos construtivistas e/ou sociointeracionistas, mas a prática docente se afina, prioritariamente, a pressupostos comportamentalistas. Observamos questões de representação social quando os discursos dos professores participantes não correspondem às suas práticas. Associado a isso, ou como causa dessas condições, temos a insuficiência, a inadequação ou a ausência de formação docente para o uso do computador no processo educativo, que levam à subutilização desse recurso. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013158 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013158 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013158/2813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 14 n. 27 (2013): Currículo e Inovações Tecnológicas no Contexto Escolar; 158 - 178 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042408283275265 |