EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333 |
Resumo: | Parece cada vez mais longe, no mundo moderno, a possibilidade de os Homens se afirmarem como sujeitos autônomos que, no exercício da razão, possam contribuir para o desenvolvimento da humanidade. O desenvolvimento científico e tecnológico apresenta o processo civilizatório como evoluído por um lado, por outro, no entanto, os Homens nunca estiveram tão individualizados e alienados como hoje. Ao buscar compreender as condições que nessa sociedade envolvem a constituição do ser social, podemos questionar: não há uma saída para que o indivíduo venha desenvolver sua autonomia contrariando a ordem existente? Percebo estar na educação a possibilidade de livrar a humanidade da cegueira imposta pela racionalidade constitutiva do sistema capitalista. Porém, a dinâmica da sociedade atual e a constituição do ser social de acordo com a indústria cultural, a família moderna, a alienação pelo processo produtivo, inibem as possibilidades dessa educação vir a acontecer.Palavras-chave: Mundo moderno. Racionalidade. Educação.Abstract: It’s getting harder, in the modern world, the possibility of men to state themselves as autonomous individuals that, in the exercise of reason, can contribute to development of mankind. The scientific and technological development presents a civilizing process. On one hand this process is developed, but on the other hand it seems men have never been so individual and alienated at the present time. Also seeking to understand the conditions that, in this society, involve the social formation of men, we can ask: Is there a way out to a person to develop his autonomy going against the established order? I realize in Education the possibility to set mankind free of blindness that was imposed by the constitutive rationality of Capitalism system. While reflecting about the dynamic of present society and social formation of man, according to the cultural industry, the modern family, the alienation caused by productive process. I finally see no possibility of this Education to happen.Key-words: Modern world. Rationality. Education. |
id |
UDESC-0_beba40ce410c33cf87b9e829b5c023c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1333 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLDParece cada vez mais longe, no mundo moderno, a possibilidade de os Homens se afirmarem como sujeitos autônomos que, no exercício da razão, possam contribuir para o desenvolvimento da humanidade. O desenvolvimento científico e tecnológico apresenta o processo civilizatório como evoluído por um lado, por outro, no entanto, os Homens nunca estiveram tão individualizados e alienados como hoje. Ao buscar compreender as condições que nessa sociedade envolvem a constituição do ser social, podemos questionar: não há uma saída para que o indivíduo venha desenvolver sua autonomia contrariando a ordem existente? Percebo estar na educação a possibilidade de livrar a humanidade da cegueira imposta pela racionalidade constitutiva do sistema capitalista. Porém, a dinâmica da sociedade atual e a constituição do ser social de acordo com a indústria cultural, a família moderna, a alienação pelo processo produtivo, inibem as possibilidades dessa educação vir a acontecer.Palavras-chave: Mundo moderno. Racionalidade. Educação.Abstract: It’s getting harder, in the modern world, the possibility of men to state themselves as autonomous individuals that, in the exercise of reason, can contribute to development of mankind. The scientific and technological development presents a civilizing process. On one hand this process is developed, but on the other hand it seems men have never been so individual and alienated at the present time. Also seeking to understand the conditions that, in this society, involve the social formation of men, we can ask: Is there a way out to a person to develop his autonomy going against the established order? I realize in Education the possibility to set mankind free of blindness that was imposed by the constitutive rationality of Capitalism system. While reflecting about the dynamic of present society and social formation of man, according to the cultural industry, the modern family, the alienation caused by productive process. I finally see no possibility of this Education to happen.Key-words: Modern world. Rationality. Education.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333Revista Linhas; v. 7 n. 2 (2006)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333/1142Ribeiro da Silva, Lenildesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1333Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD |
title |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD Ribeiro da Silva, Lenildes |
title_short |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD |
title_full |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD |
title_sort |
EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: AS CONTRADIÇÕES INERENTES AO MUNDO CONTEMPORÂNEO EDUCATION AND EMANCIPATION: THE INHERENT CONTRADICTIONS TO THE CONTEMPORARY WORLD |
author |
Ribeiro da Silva, Lenildes |
author_facet |
Ribeiro da Silva, Lenildes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro da Silva, Lenildes |
description |
Parece cada vez mais longe, no mundo moderno, a possibilidade de os Homens se afirmarem como sujeitos autônomos que, no exercício da razão, possam contribuir para o desenvolvimento da humanidade. O desenvolvimento científico e tecnológico apresenta o processo civilizatório como evoluído por um lado, por outro, no entanto, os Homens nunca estiveram tão individualizados e alienados como hoje. Ao buscar compreender as condições que nessa sociedade envolvem a constituição do ser social, podemos questionar: não há uma saída para que o indivíduo venha desenvolver sua autonomia contrariando a ordem existente? Percebo estar na educação a possibilidade de livrar a humanidade da cegueira imposta pela racionalidade constitutiva do sistema capitalista. Porém, a dinâmica da sociedade atual e a constituição do ser social de acordo com a indústria cultural, a família moderna, a alienação pelo processo produtivo, inibem as possibilidades dessa educação vir a acontecer.Palavras-chave: Mundo moderno. Racionalidade. Educação.Abstract: It’s getting harder, in the modern world, the possibility of men to state themselves as autonomous individuals that, in the exercise of reason, can contribute to development of mankind. The scientific and technological development presents a civilizing process. On one hand this process is developed, but on the other hand it seems men have never been so individual and alienated at the present time. Also seeking to understand the conditions that, in this society, involve the social formation of men, we can ask: Is there a way out to a person to develop his autonomy going against the established order? I realize in Education the possibility to set mankind free of blindness that was imposed by the constitutive rationality of Capitalism system. While reflecting about the dynamic of present society and social formation of man, according to the cultural industry, the modern family, the alienation caused by productive process. I finally see no possibility of this Education to happen.Key-words: Modern world. Rationality. Education. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1333/1142 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 7 n. 2 (2006) 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407189610496 |