As fontes para uma história das práticas educativas nas escolas italianas no Rio Grande do Sul (Brasil): da colonização ao período varguista
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019126 |
Resumo: | Memórias e relatórios didáticos elaborados por professores são fontes úteis para elucidar características das práticas educativas e didáticas e são colocadas entre as formas de escrita profissional que hoje compõem o complexo arcabouço da memória escolar e o tipo de documentos que Viñao Frago classifica como “ego documentos”. O estudo de caso que pretendemos apresentar é o referente às memórias e relações produzidas por alguns professores nas escolas italianas no Brasil entre o início da colonização e a queda do fascismo, com um foco específico naqueles produzidos por dois professores italianos que ocuparam o cargo de mestre nas escolas étnicas da quarta colônia Silveira Martins e nas escolas ítalo-brasileiras de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Antonio Ceretta emigrou para o Rio Grande do Sul em 1880 e, por várias décadas, exerceu a função de professor escrevendo duas importantes memórias; Luigi Ledda chegou à capital do estado gaúcho em 1932 e, durante seus cinco anos de atividades, produziu documentação significativa que auxilia, hoje, a aprofundar as práticas educacionais desenvolvidas dentro de um contexto escolar muito particular. Memórias e relatos produzidos pelos professores são escritos que, do ponto de vista metodológico, devem ser decodificados e interpretados para incluir, também, aquele conjunto de práticas pedagógicas e educativas que estiveram na base das atividades orientadas para a representação da cultura italiana promovida por instituições escolares presentes na área rural e na capital do estado do Rio Grande do Sul.Palavras-chave: Memórias profissionais. Práticas educativas. Escolas étnicas italianas no Brasil. Educação e fascismo no Rio Grande do Sul. |
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As fontes para uma história das práticas educativas nas escolas italianas no Rio Grande do Sul (Brasil): da colonização ao período varguistaMemórias e relatórios didáticos elaborados por professores são fontes úteis para elucidar características das práticas educativas e didáticas e são colocadas entre as formas de escrita profissional que hoje compõem o complexo arcabouço da memória escolar e o tipo de documentos que Viñao Frago classifica como “ego documentos”. O estudo de caso que pretendemos apresentar é o referente às memórias e relações produzidas por alguns professores nas escolas italianas no Brasil entre o início da colonização e a queda do fascismo, com um foco específico naqueles produzidos por dois professores italianos que ocuparam o cargo de mestre nas escolas étnicas da quarta colônia Silveira Martins e nas escolas ítalo-brasileiras de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Antonio Ceretta emigrou para o Rio Grande do Sul em 1880 e, por várias décadas, exerceu a função de professor escrevendo duas importantes memórias; Luigi Ledda chegou à capital do estado gaúcho em 1932 e, durante seus cinco anos de atividades, produziu documentação significativa que auxilia, hoje, a aprofundar as práticas educacionais desenvolvidas dentro de um contexto escolar muito particular. Memórias e relatos produzidos pelos professores são escritos que, do ponto de vista metodológico, devem ser decodificados e interpretados para incluir, também, aquele conjunto de práticas pedagógicas e educativas que estiveram na base das atividades orientadas para a representação da cultura italiana promovida por instituições escolares presentes na área rural e na capital do estado do Rio Grande do Sul.Palavras-chave: Memórias profissionais. Práticas educativas. Escolas étnicas italianas no Brasil. Educação e fascismo no Rio Grande do Sul.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/198472382044201912610.5965/1984723820442019126Revista Linhas; v. 20 n. 44 (2019): Testemunhos Materiais de Práticas Educativas: algumas abordagens históricas; 126 - 1531984-723810.5965/1984723820442019reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820442019126/pdfCopyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarausse, Alberto2019-10-15T13:31:31Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/16211Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-10-15T13:31:31Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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