O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voese, Ingo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1363
Resumo: Neste artigo relato uma experiência de operacionalização do conceito de dialogia como cotejo de enunciados. O trabalho foi realizado com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e possibilitou uma avaliação positiva dos resultados como compreensão do texto em termos como propõe Bakhtin (1992). Além disso, a experiência – que se valeu de histórias infantis – mostrou que o cotejo, pelo debate que possibilita, acaba com a preocupação de oferecer aos alunos apenas textos com valores considerados positivos, exatamente porque o que é negativo, uma vez revelado na atividade, pode ser responsivamente condenado.Palavras-chave: Discurso. Dialogia. Ensino.Abstract: This article reports an experience of putting in practice the dialogic concept as enunciation collate. The study was conducted with students at the initial grades of elementary school and it allowed a positive assessment of such results as text comprehension as proposed by Bakhtin (1992). Besides, the experience - from children’s stories – showed that collate for discussion, that it makes possible, eliminates the worries of offering students only texts with values considered positive, just because what is negative, once revealed in activity, might in response be considered guilty.Keywords: Speech. Dialogic. Education.
id UDESC-0_c54c16a415492357d23a44d8a4b78aa1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1363
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speechesNeste artigo relato uma experiência de operacionalização do conceito de dialogia como cotejo de enunciados. O trabalho foi realizado com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e possibilitou uma avaliação positiva dos resultados como compreensão do texto em termos como propõe Bakhtin (1992). Além disso, a experiência – que se valeu de histórias infantis – mostrou que o cotejo, pelo debate que possibilita, acaba com a preocupação de oferecer aos alunos apenas textos com valores considerados positivos, exatamente porque o que é negativo, uma vez revelado na atividade, pode ser responsivamente condenado.Palavras-chave: Discurso. Dialogia. Ensino.Abstract: This article reports an experience of putting in practice the dialogic concept as enunciation collate. The study was conducted with students at the initial grades of elementary school and it allowed a positive assessment of such results as text comprehension as proposed by Bakhtin (1992). Besides, the experience - from children’s stories – showed that collate for discussion, that it makes possible, eliminates the worries of offering students only texts with values considered positive, just because what is negative, once revealed in activity, might in response be considered guilty.Keywords: Speech. Dialogic. Education.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2008-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1363Revista Linhas; v. 8 n. 2 (2007)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1363/1169Voese, Ingoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1363Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches
title O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches
spellingShingle O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches
Voese, Ingo
title_short O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches
title_full O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches
title_fullStr O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches
title_full_unstemmed O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches
title_sort O Ensino de Língua e o Uso do Texto: uma travessia dialógica para múltiplos dizeres The Teaching of Language and the Usage of Text: a dialogic passage to multiple speeches
author Voese, Ingo
author_facet Voese, Ingo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voese, Ingo
description Neste artigo relato uma experiência de operacionalização do conceito de dialogia como cotejo de enunciados. O trabalho foi realizado com alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental e possibilitou uma avaliação positiva dos resultados como compreensão do texto em termos como propõe Bakhtin (1992). Além disso, a experiência – que se valeu de histórias infantis – mostrou que o cotejo, pelo debate que possibilita, acaba com a preocupação de oferecer aos alunos apenas textos com valores considerados positivos, exatamente porque o que é negativo, uma vez revelado na atividade, pode ser responsivamente condenado.Palavras-chave: Discurso. Dialogia. Ensino.Abstract: This article reports an experience of putting in practice the dialogic concept as enunciation collate. The study was conducted with students at the initial grades of elementary school and it allowed a positive assessment of such results as text comprehension as proposed by Bakhtin (1992). Besides, the experience - from children’s stories – showed that collate for discussion, that it makes possible, eliminates the worries of offering students only texts with values considered positive, just because what is negative, once revealed in activity, might in response be considered guilty.Keywords: Speech. Dialogic. Education.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1363
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1363/1169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 8 n. 2 (2007)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407493697536