Refletindo sobre a sexualidade na Educação InfantilReflecting about upon sexuality on in early Childhood Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pazeto Ferreira, Adelir
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Martins de Melo, Sonia Maria, Bernardes Rosa, Silvana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1205
Resumo: É tarefa da educação infantil contemplar as múltiplas dimensões do processo de desenvolvimento da criança. Nesse sentido, a intervenção do profissional que trabalha com crianças de 0 a 6 anos deve auxiliar no seu processo de constituição, pois este produz o caráter histórico do homem. E nesse caráter humano-histórico, certamente, está incluída a dimensão sexualidade. Portanto, necessário se faz libertar o ser das marcas repressoras construídas pela historicidade e registrar a importância da dialética, a fim de compreender a realidade como um processo, com perspectivas de mudanças abertas para novas visões e conceitos, priorizando a construção de um paradigma emancipatório de vida para meninos e meninas. A sexualidade precisa ser desvelada e analisada no interior de todo o contexto educativo, para que todas as pessoas, desde a mais tenra idade, sejam vistas como seres em plenitude no processo permanente de construção de uma cidadania sempre sexuada.PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil. Educação sexual. Sexualidade. Profissionais da educação.It is the function of early childhood education to contemplate the multiple dimensions of the development process of children. Thus, the intervention of professionals who work with children from 0 to 6 years old must help in the process of their constitution as a whole, because it is this process that produces the historical character of human beings. Sexuality is certainly part of this human-historical character. It is therefore necessary to liberate people from the repression left by history, and to register the importance of the dialectic, in order to understand reality as a changing process that is open to new visions and concepts. This perspective emphasizes the importance of constructing an emancipatory paradigm for boys and girls. Sexuality must be discovered and analyzed within a complete educational context, so that all people, from early ages, can be seen as complete beings in a permanent process of the construction of a citizenship that always has a sexual element.KEYWORDS: Early childhood education. Sexual education. Sexuality. Education professionals.
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