“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1386 |
Resumo: | Este artigo relata uma atividade desenvolvida com alunos de um curso Normal Superior durante uma gincana de matemática, que envolvia o capítulo que continha o trecho “Os quatro quatros”, do livro “O homem que calculava”, escrito por Malba Tahan. Apresentamos também algumas reflexões sobre os resultados formativos efetivos desta atividade. Palavras-Chave: Educação matemática. Formação de professores. Ensino-aprendizagem. Abstract This article is about an activity developed by students of an undergraduate teacher training course during a mathematics competition based on the chapter which contains the “The Four Fours” of the book “The Man Who Counted”, written by Malba Tahan. We present also some reflections about the effective educational results of this activity. Keywords: Mathematics education. Teacher training. Teaching-learning. |
id |
UDESC-0_d80878551ffbe08d669ddb6aedfd54e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1386 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICSEste artigo relata uma atividade desenvolvida com alunos de um curso Normal Superior durante uma gincana de matemática, que envolvia o capítulo que continha o trecho “Os quatro quatros”, do livro “O homem que calculava”, escrito por Malba Tahan. Apresentamos também algumas reflexões sobre os resultados formativos efetivos desta atividade. Palavras-Chave: Educação matemática. Formação de professores. Ensino-aprendizagem. Abstract This article is about an activity developed by students of an undergraduate teacher training course during a mathematics competition based on the chapter which contains the “The Four Fours” of the book “The Man Who Counted”, written by Malba Tahan. We present also some reflections about the effective educational results of this activity. Keywords: Mathematics education. Teacher training. Teaching-learning.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2010-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1386Revista Linhas; v. 11 n. 01 (2010): Formação de Educadores e Educação Sexual; 173 - 1841984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1386/pdf_49Plaza Teixeira, Ricardo Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1386Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS |
title |
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS |
spellingShingle |
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS Plaza Teixeira, Ricardo Roberto |
title_short |
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS |
title_full |
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS |
title_fullStr |
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS |
title_full_unstemmed |
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS |
title_sort |
“OS QUATRO QUATROS” – REFLEXÕES SOBRE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA“THE FOUR FOURS” – REFLECTIONS ABOUT SOME ACTIVITIES ON MATHEMATICS |
author |
Plaza Teixeira, Ricardo Roberto |
author_facet |
Plaza Teixeira, Ricardo Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Plaza Teixeira, Ricardo Roberto |
description |
Este artigo relata uma atividade desenvolvida com alunos de um curso Normal Superior durante uma gincana de matemática, que envolvia o capítulo que continha o trecho “Os quatro quatros”, do livro “O homem que calculava”, escrito por Malba Tahan. Apresentamos também algumas reflexões sobre os resultados formativos efetivos desta atividade. Palavras-Chave: Educação matemática. Formação de professores. Ensino-aprendizagem. Abstract This article is about an activity developed by students of an undergraduate teacher training course during a mathematics competition based on the chapter which contains the “The Four Fours” of the book “The Man Who Counted”, written by Malba Tahan. We present also some reflections about the effective educational results of this activity. Keywords: Mathematics education. Teacher training. Teaching-learning. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1386 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1386 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1386/pdf_49 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 11 n. 01 (2010): Formação de Educadores e Educação Sexual; 173 - 184 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042407525154817 |