Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227 |
Resumo: | A presente comunicação visa partilhar os resultados de investigação em curso, relativamente aos interesses das crianças pelas narrativas ficcionais contadas em diferentes linguagens e suportes, procurando encontrar pontos de ligação – links - entre as linguagens que são preferidas, os referentes imaginários (personagens, tipos de narrativa...) e a afirmação de identidade da criança, através do significado que estas têm na sua própria vida como narrativa. A informação base recolhida no âmbito deste estudo foi conseguida através do Portal EDUCARE, antigo Click in (actual Sítio dos Miúdos), segundo um Questionário expressamente elaborado para o efeito, onde se procurou mostrar as potencialidades da net não apenas na difusão, mas, sobretudo, na construção de narrativas. Assim, a interpretação dos resultados desta pesquisa pretende articular os conceitos de co-autoria e de rede de sentido e suas implicações no imaginário infantil.PALAVRAS-CHAVE: Narrativa ficcional. Imaginário. Linguagens. Identidade narrativa. Co-autoria.Rede de sentido. Educação This paper presents the research results of a study being conducted about children’s interest in narrative fiction told in different languages and media. We try to find links between the languages preferred, the imaginary references (characters, types of narrative) and the affirmation of identity by the child, through the significance that it has in the child’s life as narrative. The information base for this study was found at the EDUCARE website (formerly Click in and now Sítio dos Miúdos). A specially prepared questionnaire was used to determine the potential of the Internet not only for the promotion of narrative, but above all for the construction of narratives. The interpretation of the research results show the possible connections between the concepts of co-authorship and network of meaning and their implications for childhood imaginary.KEY-WORDS: Fictional stories. Imaginary. Languages. Identity affirmation. Co-author. Network-of meaning. Education |
id |
UDESC-0_e7fd2087fc375b327b3c790f936cca47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1227 |
network_acronym_str |
UDESC-0 |
network_name_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other linksA presente comunicação visa partilhar os resultados de investigação em curso, relativamente aos interesses das crianças pelas narrativas ficcionais contadas em diferentes linguagens e suportes, procurando encontrar pontos de ligação – links - entre as linguagens que são preferidas, os referentes imaginários (personagens, tipos de narrativa...) e a afirmação de identidade da criança, através do significado que estas têm na sua própria vida como narrativa. A informação base recolhida no âmbito deste estudo foi conseguida através do Portal EDUCARE, antigo Click in (actual Sítio dos Miúdos), segundo um Questionário expressamente elaborado para o efeito, onde se procurou mostrar as potencialidades da net não apenas na difusão, mas, sobretudo, na construção de narrativas. Assim, a interpretação dos resultados desta pesquisa pretende articular os conceitos de co-autoria e de rede de sentido e suas implicações no imaginário infantil.PALAVRAS-CHAVE: Narrativa ficcional. Imaginário. Linguagens. Identidade narrativa. Co-autoria.Rede de sentido. Educação This paper presents the research results of a study being conducted about children’s interest in narrative fiction told in different languages and media. We try to find links between the languages preferred, the imaginary references (characters, types of narrative) and the affirmation of identity by the child, through the significance that it has in the child’s life as narrative. The information base for this study was found at the EDUCARE website (formerly Click in and now Sítio dos Miúdos). A specially prepared questionnaire was used to determine the potential of the Internet not only for the promotion of narrative, but above all for the construction of narratives. The interpretation of the research results show the possible connections between the concepts of co-authorship and network of meaning and their implications for childhood imaginary.KEY-WORDS: Fictional stories. Imaginary. Languages. Identity affirmation. Co-author. Network-of meaning. EducationUniversidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227Revista Linhas; v. 5 n. 2 (2004)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227/1040Múrias Mira Coelho, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1227Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links |
title |
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links |
spellingShingle |
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links Múrias Mira Coelho, Sónia |
title_short |
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links |
title_full |
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links |
title_fullStr |
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links |
title_full_unstemmed |
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links |
title_sort |
Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links |
author |
Múrias Mira Coelho, Sónia |
author_facet |
Múrias Mira Coelho, Sónia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Múrias Mira Coelho, Sónia |
description |
A presente comunicação visa partilhar os resultados de investigação em curso, relativamente aos interesses das crianças pelas narrativas ficcionais contadas em diferentes linguagens e suportes, procurando encontrar pontos de ligação – links - entre as linguagens que são preferidas, os referentes imaginários (personagens, tipos de narrativa...) e a afirmação de identidade da criança, através do significado que estas têm na sua própria vida como narrativa. A informação base recolhida no âmbito deste estudo foi conseguida através do Portal EDUCARE, antigo Click in (actual Sítio dos Miúdos), segundo um Questionário expressamente elaborado para o efeito, onde se procurou mostrar as potencialidades da net não apenas na difusão, mas, sobretudo, na construção de narrativas. Assim, a interpretação dos resultados desta pesquisa pretende articular os conceitos de co-autoria e de rede de sentido e suas implicações no imaginário infantil.PALAVRAS-CHAVE: Narrativa ficcional. Imaginário. Linguagens. Identidade narrativa. Co-autoria.Rede de sentido. Educação This paper presents the research results of a study being conducted about children’s interest in narrative fiction told in different languages and media. We try to find links between the languages preferred, the imaginary references (characters, types of narrative) and the affirmation of identity by the child, through the significance that it has in the child’s life as narrative. The information base for this study was found at the EDUCARE website (formerly Click in and now Sítio dos Miúdos). A specially prepared questionnaire was used to determine the potential of the Internet not only for the promotion of narrative, but above all for the construction of narratives. The interpretation of the research results show the possible connections between the concepts of co-authorship and network of meaning and their implications for childhood imaginary.KEY-WORDS: Fictional stories. Imaginary. Languages. Identity affirmation. Co-author. Network-of meaning. Education |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227 |
url |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227/1040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Linhas; v. 5 n. 2 (2004) 1984-7238 reponame:Linhas (Florianópolis. Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:(UDESC) |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
(UDESC) |
institution |
(UDESC) |
reponame_str |
Linhas (Florianópolis. Online) |
collection |
Linhas (Florianópolis. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com |
_version_ |
1798042406587727872 |