Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Múrias Mira Coelho, Sónia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227
Resumo: A presente comunicação visa partilhar os resultados de investigação em curso, relativamente aos interesses das crianças pelas narrativas ficcionais contadas em diferentes linguagens e suportes, procurando encontrar pontos de ligação – links - entre as linguagens que são preferidas, os referentes imaginários (personagens, tipos de narrativa...) e a afirmação de identidade da criança, através do significado que estas têm na sua própria vida como narrativa.  A informação base recolhida no âmbito deste estudo foi conseguida através do Portal EDUCARE, antigo Click in (actual Sítio dos Miúdos), segundo um Questionário expressamente elaborado para o efeito, onde se procurou mostrar as potencialidades da net não apenas na difusão, mas, sobretudo, na construção de narrativas. Assim, a interpretação dos resultados desta pesquisa pretende articular os conceitos de co-autoria e de rede de sentido e suas implicações no imaginário infantil.PALAVRAS-CHAVE: Narrativa ficcional. Imaginário. Linguagens. Identidade narrativa. Co-autoria.Rede de sentido. Educação This paper presents the research results of a study being conducted about children’s interest in narrative fiction told in different languages and media. We try to find links between the languages preferred, the imaginary references (characters, types of narrative) and the affirmation of identity by the child, through the significance that it has in the child’s life as narrative. The information base for this study was found at the EDUCARE website (formerly Click in and now Sítio dos Miúdos). A specially prepared questionnaire was used to determine the potential of the Internet not only for the promotion of narrative, but above all for the construction of narratives. The interpretation of the research results show the possible connections between the concepts of co-authorship and network of meaning and their implications for childhood imaginary.KEY-WORDS: Fictional stories. Imaginary. Languages. Identity affirmation. Co-author. Network-of meaning. Education
id UDESC-0_e7fd2087fc375b327b3c790f936cca47
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1227
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other linksA presente comunicação visa partilhar os resultados de investigação em curso, relativamente aos interesses das crianças pelas narrativas ficcionais contadas em diferentes linguagens e suportes, procurando encontrar pontos de ligação – links - entre as linguagens que são preferidas, os referentes imaginários (personagens, tipos de narrativa...) e a afirmação de identidade da criança, através do significado que estas têm na sua própria vida como narrativa.  A informação base recolhida no âmbito deste estudo foi conseguida através do Portal EDUCARE, antigo Click in (actual Sítio dos Miúdos), segundo um Questionário expressamente elaborado para o efeito, onde se procurou mostrar as potencialidades da net não apenas na difusão, mas, sobretudo, na construção de narrativas. Assim, a interpretação dos resultados desta pesquisa pretende articular os conceitos de co-autoria e de rede de sentido e suas implicações no imaginário infantil.PALAVRAS-CHAVE: Narrativa ficcional. Imaginário. Linguagens. Identidade narrativa. Co-autoria.Rede de sentido. Educação This paper presents the research results of a study being conducted about children’s interest in narrative fiction told in different languages and media. We try to find links between the languages preferred, the imaginary references (characters, types of narrative) and the affirmation of identity by the child, through the significance that it has in the child’s life as narrative. The information base for this study was found at the EDUCARE website (formerly Click in and now Sítio dos Miúdos). A specially prepared questionnaire was used to determine the potential of the Internet not only for the promotion of narrative, but above all for the construction of narratives. The interpretation of the research results show the possible connections between the concepts of co-authorship and network of meaning and their implications for childhood imaginary.KEY-WORDS: Fictional stories. Imaginary. Languages. Identity affirmation. Co-author. Network-of meaning. EducationUniversidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227Revista Linhas; v. 5 n. 2 (2004)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227/1040Múrias Mira Coelho, Sóniainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:47Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1227Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:47Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links
title Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links
spellingShingle Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links
Múrias Mira Coelho, Sónia
title_short Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links
title_full Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links
title_fullStr Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links
title_full_unstemmed Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links
title_sort Narrativa ficcional, imaginário e linguagens: outros linksFictional narrative, imaginary and languages: other links
author Múrias Mira Coelho, Sónia
author_facet Múrias Mira Coelho, Sónia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Múrias Mira Coelho, Sónia
description A presente comunicação visa partilhar os resultados de investigação em curso, relativamente aos interesses das crianças pelas narrativas ficcionais contadas em diferentes linguagens e suportes, procurando encontrar pontos de ligação – links - entre as linguagens que são preferidas, os referentes imaginários (personagens, tipos de narrativa...) e a afirmação de identidade da criança, através do significado que estas têm na sua própria vida como narrativa.  A informação base recolhida no âmbito deste estudo foi conseguida através do Portal EDUCARE, antigo Click in (actual Sítio dos Miúdos), segundo um Questionário expressamente elaborado para o efeito, onde se procurou mostrar as potencialidades da net não apenas na difusão, mas, sobretudo, na construção de narrativas. Assim, a interpretação dos resultados desta pesquisa pretende articular os conceitos de co-autoria e de rede de sentido e suas implicações no imaginário infantil.PALAVRAS-CHAVE: Narrativa ficcional. Imaginário. Linguagens. Identidade narrativa. Co-autoria.Rede de sentido. Educação This paper presents the research results of a study being conducted about children’s interest in narrative fiction told in different languages and media. We try to find links between the languages preferred, the imaginary references (characters, types of narrative) and the affirmation of identity by the child, through the significance that it has in the child’s life as narrative. The information base for this study was found at the EDUCARE website (formerly Click in and now Sítio dos Miúdos). A specially prepared questionnaire was used to determine the potential of the Internet not only for the promotion of narrative, but above all for the construction of narratives. The interpretation of the research results show the possible connections between the concepts of co-authorship and network of meaning and their implications for childhood imaginary.KEY-WORDS: Fictional stories. Imaginary. Languages. Identity affirmation. Co-author. Network-of meaning. Education
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1227/1040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 5 n. 2 (2004)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042406587727872