EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damico Figueiró, Mary Neide
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas (Florianópolis. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1323
Resumo: O presente artigo reflete sobre como ensinar no espaço da escola, no que se refere ao ensino formal, planejado e sistematizado, assim como ao informal, partindo das situações espontâneas que acontecem no cotidiano escolar. Aborda variadas estratégias de ensino, explicitando o fundamento metodológico que as sustenta. Analisa o papel do educador e do educando, ressaltando a importância da participação ativa deste último como sujeito que constrói conhecimento e que deve ser agente autônomo e co-responsável por sua formação pessoal. As reflexões são voltadas para o contexto da escola regular inclusiva, na qual, segundo a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, as pessoas com necessidades educacionais especiais devem ser inseridas. Este é um novo desafio que se apresenta aos professores, ao mesmo tempo em que os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que ensinem sobre sexualidade. Pensar a escola inclusiva é oportuno ao se falar sobre Educação Sexual pois, tanto uma quanto a outra devem estar voltadas para o acolhimento da diversidade humana, seja do indivíduo com necessidades educacionais especiais, seja dos discriminados pela forma diferente de viver sua sexualidade.Palavras-chave: Educação sexual. Escola inclusiva. Estratégias de ensino.Abstract: This article reflects upon how to teach in the school environment concerning not only the formal teaching which is planned and systematized, but also the informal one, based on spontaneous situations which occur in the school daily routine. It deals with varied teaching strategies, showing the methodological fundamentals that support them. It also analyzes the roles of the teacher and the learner, highlighting the importance of active participation of the latter as a subject who builds knowledge and must be an autonomous agent and co-responsible for his/her personal formation. The reflections are focused on the context of the inclusive regular school where, according to the Federal Educational Rules and Regulations from 1996, people with special educational needs must be inserted. This is a new challenge for the teacher who is being asked to teach about sexuality, based on the National Curricular Parameters. Thinking about the inclusive school is appropriate as we talk about Sexual Education for both of them must face the receptiveness of human diversity, either of the individual with special educational needs or the prejudiced ones, because of their different way of living their sexuality.Key-words: Sexual education. Inclusive school. Teaching strategies.
id UDESC-0_ee97b6ed33d75c07a444b36460a16956
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/1323
network_acronym_str UDESC-0
network_name_str Linhas (Florianópolis. Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENTO presente artigo reflete sobre como ensinar no espaço da escola, no que se refere ao ensino formal, planejado e sistematizado, assim como ao informal, partindo das situações espontâneas que acontecem no cotidiano escolar. Aborda variadas estratégias de ensino, explicitando o fundamento metodológico que as sustenta. Analisa o papel do educador e do educando, ressaltando a importância da participação ativa deste último como sujeito que constrói conhecimento e que deve ser agente autônomo e co-responsável por sua formação pessoal. As reflexões são voltadas para o contexto da escola regular inclusiva, na qual, segundo a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, as pessoas com necessidades educacionais especiais devem ser inseridas. Este é um novo desafio que se apresenta aos professores, ao mesmo tempo em que os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que ensinem sobre sexualidade. Pensar a escola inclusiva é oportuno ao se falar sobre Educação Sexual pois, tanto uma quanto a outra devem estar voltadas para o acolhimento da diversidade humana, seja do indivíduo com necessidades educacionais especiais, seja dos discriminados pela forma diferente de viver sua sexualidade.Palavras-chave: Educação sexual. Escola inclusiva. Estratégias de ensino.Abstract: This article reflects upon how to teach in the school environment concerning not only the formal teaching which is planned and systematized, but also the informal one, based on spontaneous situations which occur in the school daily routine. It deals with varied teaching strategies, showing the methodological fundamentals that support them. It also analyzes the roles of the teacher and the learner, highlighting the importance of active participation of the latter as a subject who builds knowledge and must be an autonomous agent and co-responsible for his/her personal formation. The reflections are focused on the context of the inclusive regular school where, according to the Federal Educational Rules and Regulations from 1996, people with special educational needs must be inserted. This is a new challenge for the teacher who is being asked to teach about sexuality, based on the National Curricular Parameters. Thinking about the inclusive school is appropriate as we talk about Sexual Education for both of them must face the receptiveness of human diversity, either of the individual with special educational needs or the prejudiced ones, because of their different way of living their sexuality.Key-words: Sexual education. Inclusive school. Teaching strategies.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2007-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1323Revista Linhas; v. 7 n. 1 (2006)1984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1323/1132Damico Figueiró, Mary Neideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T14:53:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/1323Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2023-01-10T14:53:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
title EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
spellingShingle EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
Damico Figueiró, Mary Neide
title_short EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_full EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_fullStr EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
title_sort EDUCAÇÃO SEXUAL: COMO ENSINAR NO ESPAÇO DA ESCOLA SEXUAL EDUCATION: HOW TO TEACH IN THE SCHOOL ENVIRONMENT
author Damico Figueiró, Mary Neide
author_facet Damico Figueiró, Mary Neide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damico Figueiró, Mary Neide
description O presente artigo reflete sobre como ensinar no espaço da escola, no que se refere ao ensino formal, planejado e sistematizado, assim como ao informal, partindo das situações espontâneas que acontecem no cotidiano escolar. Aborda variadas estratégias de ensino, explicitando o fundamento metodológico que as sustenta. Analisa o papel do educador e do educando, ressaltando a importância da participação ativa deste último como sujeito que constrói conhecimento e que deve ser agente autônomo e co-responsável por sua formação pessoal. As reflexões são voltadas para o contexto da escola regular inclusiva, na qual, segundo a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, as pessoas com necessidades educacionais especiais devem ser inseridas. Este é um novo desafio que se apresenta aos professores, ao mesmo tempo em que os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem que ensinem sobre sexualidade. Pensar a escola inclusiva é oportuno ao se falar sobre Educação Sexual pois, tanto uma quanto a outra devem estar voltadas para o acolhimento da diversidade humana, seja do indivíduo com necessidades educacionais especiais, seja dos discriminados pela forma diferente de viver sua sexualidade.Palavras-chave: Educação sexual. Escola inclusiva. Estratégias de ensino.Abstract: This article reflects upon how to teach in the school environment concerning not only the formal teaching which is planned and systematized, but also the informal one, based on spontaneous situations which occur in the school daily routine. It deals with varied teaching strategies, showing the methodological fundamentals that support them. It also analyzes the roles of the teacher and the learner, highlighting the importance of active participation of the latter as a subject who builds knowledge and must be an autonomous agent and co-responsible for his/her personal formation. The reflections are focused on the context of the inclusive regular school where, according to the Federal Educational Rules and Regulations from 1996, people with special educational needs must be inserted. This is a new challenge for the teacher who is being asked to teach about sexuality, based on the National Curricular Parameters. Thinking about the inclusive school is appropriate as we talk about Sexual Education for both of them must face the receptiveness of human diversity, either of the individual with special educational needs or the prejudiced ones, because of their different way of living their sexuality.Key-words: Sexual education. Inclusive school. Teaching strategies.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1323
url https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1323/1132
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Linhas; v. 7 n. 1 (2006)
1984-7238
reponame:Linhas (Florianópolis. Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:(UDESC)
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str (UDESC)
institution (UDESC)
reponame_str Linhas (Florianópolis. Online)
collection Linhas (Florianópolis. Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv vera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com
_version_ 1798042407170736128