Matrizes históricas da inspeção escolar no Brasil: mecanismo de controle do trabalho docente em Alagoas nos Oitocentos
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017121 |
Resumo: | Neste artigo encontram-se os resultados de uma pesquisa sobre as matrizes históricas da inspeção escolar no Brasil, e, também, em Alagoas (1840/1889). O estudo alicerçou-se nas ideias de Gondra e Schuler (2008), Veiga (2007), Bloch (2001), Verçosa (2001), Moacyr Primitivo (1939) e Costa (1931). A partir da investigação em fontes primárias no Arquivo Público de Alagoas, têm-se as conclusões: 1) em Alagoas os inspetores fiscalizavam as escolas e prestavam contas ao Inspetor Geral de Estudos; 2) os professores informavam sobre o funcionamento das aulas, do material didático, da frequência escolar e do aproveitamento da aprendizagem; 3) o inspetor escolar foi o responsável pela articulação entre os professores e o Inspetor Geral de estudos. O controle realizado pela Inspeção Escolar delineou traços da educação de Alagoas no Império. Palavras-chave: Inspeção Escolar; Império; Educação Escolarizada; Professores. |
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Matrizes históricas da inspeção escolar no Brasil: mecanismo de controle do trabalho docente em Alagoas nos OitocentosNeste artigo encontram-se os resultados de uma pesquisa sobre as matrizes históricas da inspeção escolar no Brasil, e, também, em Alagoas (1840/1889). O estudo alicerçou-se nas ideias de Gondra e Schuler (2008), Veiga (2007), Bloch (2001), Verçosa (2001), Moacyr Primitivo (1939) e Costa (1931). A partir da investigação em fontes primárias no Arquivo Público de Alagoas, têm-se as conclusões: 1) em Alagoas os inspetores fiscalizavam as escolas e prestavam contas ao Inspetor Geral de Estudos; 2) os professores informavam sobre o funcionamento das aulas, do material didático, da frequência escolar e do aproveitamento da aprendizagem; 3) o inspetor escolar foi o responsável pela articulação entre os professores e o Inspetor Geral de estudos. O controle realizado pela Inspeção Escolar delineou traços da educação de Alagoas no Império. Palavras-chave: Inspeção Escolar; Império; Educação Escolarizada; Professores.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017121Revista Linhas; v. 18 n. 36 (2017): A inspeção da instrução pública no século XIX: seus sujeitos e as propostas para o ensino; 121 - 1511984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818362017121/pdfCopyright (c) 2017 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDiógenes, Elione Maria NogueiraPauferro, Nezilda do Nascimento Silva2017-04-27T18:54:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9151Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2017-04-27T18:54:54Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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