Classe de aceleração e seus desdobramentos: um estudo em uma escola da rede pública municipal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linhas (Florianópolis. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019217 |
Resumo: | O presente artigo é resultado de uma pesquisa, finalizada em 2017, sobre Classes de aceleração. Tem como eixo central a implantação da Aceleração da Aprendizagem, como política educacional em âmbito nacional e seus desdobramentos em uma escola pública da rede municipal do ensino fundamental, no Oeste de Santa Catarina. A pesquisa realizada contou com observações, análise de documentos e entrevistas com professores e alunos da Classe de aceleração, ano de 2016. O artigo trata das principais ações educativas e mudanças que foram sendo realizadas desde a implantação desta classe na escola pesquisada e, particularmente, a realidade dos alunos, considerando como vivenciaram a experiência na classe e na escola. Finalizamos com uma reflexão sobre a política de Aceleração da Aprendizagem que separa os alunos em situação de discrepância idade-série, reforçando diferentes formas de preconceito e discriminação que, dissimuladamente, vão se perpetuando nos ambientes escolares. Entre os autores pesquisados, citamos Mainardes (2007); Poli (2003) e Bourdieu (1992, 2012).Palavras-chave: Classe de Aceleração. Reprodução Escolar. Preconceito na Escola. |
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Classe de aceleração e seus desdobramentos: um estudo em uma escola da rede pública municipalO presente artigo é resultado de uma pesquisa, finalizada em 2017, sobre Classes de aceleração. Tem como eixo central a implantação da Aceleração da Aprendizagem, como política educacional em âmbito nacional e seus desdobramentos em uma escola pública da rede municipal do ensino fundamental, no Oeste de Santa Catarina. A pesquisa realizada contou com observações, análise de documentos e entrevistas com professores e alunos da Classe de aceleração, ano de 2016. O artigo trata das principais ações educativas e mudanças que foram sendo realizadas desde a implantação desta classe na escola pesquisada e, particularmente, a realidade dos alunos, considerando como vivenciaram a experiência na classe e na escola. Finalizamos com uma reflexão sobre a política de Aceleração da Aprendizagem que separa os alunos em situação de discrepância idade-série, reforçando diferentes formas de preconceito e discriminação que, dissimuladamente, vão se perpetuando nos ambientes escolares. Entre os autores pesquisados, citamos Mainardes (2007); Poli (2003) e Bourdieu (1992, 2012).Palavras-chave: Classe de Aceleração. Reprodução Escolar. Preconceito na Escola.Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC2019-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019217Revista Linhas; v. 20 n. 42 (2019): Música e educação; 217 - 2371984-7238reponame:Linhas (Florianópolis. Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:(UDESC)porhttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820422019217/pdf_1Copyright (c) 2019 Revista Linhasinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, ClaudiomiroZago, Nadir2019-02-27T13:20:20Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/12733Revistahttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhashttps://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/oaivera.gaspar.udesc@gmail.com||revistalinhas@gmail.com1984-72381984-7238opendoar:2019-02-27T13:20:20Linhas (Florianópolis. Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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O presente artigo é resultado de uma pesquisa, finalizada em 2017, sobre Classes de aceleração. Tem como eixo central a implantação da Aceleração da Aprendizagem, como política educacional em âmbito nacional e seus desdobramentos em uma escola pública da rede municipal do ensino fundamental, no Oeste de Santa Catarina. A pesquisa realizada contou com observações, análise de documentos e entrevistas com professores e alunos da Classe de aceleração, ano de 2016. O artigo trata das principais ações educativas e mudanças que foram sendo realizadas desde a implantação desta classe na escola pesquisada e, particularmente, a realidade dos alunos, considerando como vivenciaram a experiência na classe e na escola. Finalizamos com uma reflexão sobre a política de Aceleração da Aprendizagem que separa os alunos em situação de discrepância idade-série, reforçando diferentes formas de preconceito e discriminação que, dissimuladamente, vão se perpetuando nos ambientes escolares. Entre os autores pesquisados, citamos Mainardes (2007); Poli (2003) e Bourdieu (1992, 2012).Palavras-chave: Classe de Aceleração. Reprodução Escolar. Preconceito na Escola. |
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