Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marchi, Darlan De Mamann
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287
Resumo: O Circo-teatro ou Teatro de Lona do Bebé, atuante na região sul do estado do Rio Grande do Sul, dá continuidade a uma antiga prática teatral itinerante. Os vários espetáculos do repertório do grupo são releituras que mesclam elementos do passado a situações e temas contemporâneos e que possuem como protagonista o palhaço Bebé, o pai da família e proprietário do circo. Através da pesquisa foi possível verificar que o fazer teatral do grupo vincula-se estreitamente a uma memória familiar, sob a qual estão os fatores organizadores do trabalho. Pensar sobre a patrimonialização da prática teatral popular da qual o grupo/família é detentora traz consigo os desafios contemporâneos do debate sobre o patrimônio cultural.  
id UDESC-1_050288d46e43e632709bea1bc5c9325f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6318
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatroO Circo-teatro ou Teatro de Lona do Bebé, atuante na região sul do estado do Rio Grande do Sul, dá continuidade a uma antiga prática teatral itinerante. Os vários espetáculos do repertório do grupo são releituras que mesclam elementos do passado a situações e temas contemporâneos e que possuem como protagonista o palhaço Bebé, o pai da família e proprietário do circo. Através da pesquisa foi possível verificar que o fazer teatral do grupo vincula-se estreitamente a uma memória familiar, sob a qual estão os fatores organizadores do trabalho. Pensar sobre a patrimonialização da prática teatral popular da qual o grupo/família é detentora traz consigo os desafios contemporâneos do debate sobre o patrimônio cultural.  Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310126201628710.5965/1414573101262016287Urdimento; Vol. 1 Núm. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 3092358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287/5903Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarchi, Darlan De Mamann2020-09-27T21:04:10Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6318Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:04:10Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro
title Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro
spellingShingle Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro
Marchi, Darlan De Mamann
title_short Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro
title_full Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro
title_fullStr Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro
title_full_unstemmed Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro
title_sort Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro
author Marchi, Darlan De Mamann
author_facet Marchi, Darlan De Mamann
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marchi, Darlan De Mamann
description O Circo-teatro ou Teatro de Lona do Bebé, atuante na região sul do estado do Rio Grande do Sul, dá continuidade a uma antiga prática teatral itinerante. Os vários espetáculos do repertório do grupo são releituras que mesclam elementos do passado a situações e temas contemporâneos e que possuem como protagonista o palhaço Bebé, o pai da família e proprietário do circo. Através da pesquisa foi possível verificar que o fazer teatral do grupo vincula-se estreitamente a uma memória familiar, sob a qual estão os fatores organizadores do trabalho. Pensar sobre a patrimonialização da prática teatral popular da qual o grupo/família é detentora traz consigo os desafios contemporâneos do debate sobre o patrimônio cultural.  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287
10.5965/1414573101262016287
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287
identifier_str_mv 10.5965/1414573101262016287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287/5903
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503489781760