Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287 |
Resumo: | O Circo-teatro ou Teatro de Lona do Bebé, atuante na região sul do estado do Rio Grande do Sul, dá continuidade a uma antiga prática teatral itinerante. Os vários espetáculos do repertório do grupo são releituras que mesclam elementos do passado a situações e temas contemporâneos e que possuem como protagonista o palhaço Bebé, o pai da família e proprietário do circo. Através da pesquisa foi possível verificar que o fazer teatral do grupo vincula-se estreitamente a uma memória familiar, sob a qual estão os fatores organizadores do trabalho. Pensar sobre a patrimonialização da prática teatral popular da qual o grupo/família é detentora traz consigo os desafios contemporâneos do debate sobre o patrimônio cultural. |
id |
UDESC-1_050288d46e43e632709bea1bc5c9325f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6318 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatroO Circo-teatro ou Teatro de Lona do Bebé, atuante na região sul do estado do Rio Grande do Sul, dá continuidade a uma antiga prática teatral itinerante. Os vários espetáculos do repertório do grupo são releituras que mesclam elementos do passado a situações e temas contemporâneos e que possuem como protagonista o palhaço Bebé, o pai da família e proprietário do circo. Através da pesquisa foi possível verificar que o fazer teatral do grupo vincula-se estreitamente a uma memória familiar, sob a qual estão os fatores organizadores do trabalho. Pensar sobre a patrimonialização da prática teatral popular da qual o grupo/família é detentora traz consigo os desafios contemporâneos do debate sobre o patrimônio cultural. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2016-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310126201628710.5965/1414573101262016287Urdimento; Vol. 1 Núm. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 3092358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287/5903Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarchi, Darlan De Mamann2020-09-27T21:04:10Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6318Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:04:10Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro |
title |
Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro |
spellingShingle |
Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro Marchi, Darlan De Mamann |
title_short |
Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro |
title_full |
Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro |
title_fullStr |
Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro |
title_full_unstemmed |
Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro |
title_sort |
Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro |
author |
Marchi, Darlan De Mamann |
author_facet |
Marchi, Darlan De Mamann |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchi, Darlan De Mamann |
description |
O Circo-teatro ou Teatro de Lona do Bebé, atuante na região sul do estado do Rio Grande do Sul, dá continuidade a uma antiga prática teatral itinerante. Os vários espetáculos do repertório do grupo são releituras que mesclam elementos do passado a situações e temas contemporâneos e que possuem como protagonista o palhaço Bebé, o pai da família e proprietário do circo. Através da pesquisa foi possível verificar que o fazer teatral do grupo vincula-se estreitamente a uma memória familiar, sob a qual estão os fatores organizadores do trabalho. Pensar sobre a patrimonialização da prática teatral popular da qual o grupo/família é detentora traz consigo os desafios contemporâneos do debate sobre o patrimônio cultural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287 10.5965/1414573101262016287 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101262016287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101262016287/5903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 26 (2016): Desafios do teatro político ; 287 - 309 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042503489781760 |