Sensoriality in the scenic space: Vestido de Noiva | Roda Viva | Trate-me Leão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Delano
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guimaraens, Cêça, Schimiti, Weber
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22680
Resumo: The article deals with sensoriality as an attribute of the scenic and architectural spaces where the plays Vestido de Noiva, Roda Viva and Trate-me Leão took place, which were staged in Rio de Janeiro at the Theatro Municipal in 1943, at Teatro Princesa Isabel in 1943. 1968, and at Teatro Dulcina in 1977, respectively. We present the way in which “sensoriality” promoted the breaking of the “fourth wall”, seeking to demonstrate that this situation provided spectators with an exceptional immersive experience that became of historical interest. We emphasize that the theaters where the three plays premiered have Italian-style stages; Furthermore, we emphasize that, in those dictatorial times, the aforementioned productions of Roda Viva and Trate-me Leão were censored and the actors were victims of violence and aggression.
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spelling Sensoriality in the scenic space: Vestido de Noiva | Roda Viva | Trate-me LeãoSensorial en el espacio escénico: Vestido de Noiva | Roda Viva | Trate-me Leão Sensorialidade no espaço cênico: Vestido de Noiva | Roda Viva | Trate-me LeãoCenografiaArquitetura sensorialVestido de NoivaRoda VivaTrate-me LeãoScenographySensory architectureVestido de NoivaRoda VivaTRate-me LeãoEscenografiaArquitectura sensorialVestido de NoivaRoda VivaTrate-me LeãoThe article deals with sensoriality as an attribute of the scenic and architectural spaces where the plays Vestido de Noiva, Roda Viva and Trate-me Leão took place, which were staged in Rio de Janeiro at the Theatro Municipal in 1943, at Teatro Princesa Isabel in 1943. 1968, and at Teatro Dulcina in 1977, respectively. We present the way in which “sensoriality” promoted the breaking of the “fourth wall”, seeking to demonstrate that this situation provided spectators with an exceptional immersive experience that became of historical interest. We emphasize that the theaters where the three plays premiered have Italian-style stages; Furthermore, we emphasize that, in those dictatorial times, the aforementioned productions of Roda Viva and Trate-me Leão were censored and the actors were victims of violence and aggression.El artículo trata de la sensorialidad como atributo de los espacios escénicos y arquitectónicos donde ocurrieron las obras Vestido de Noiva, Roda Viva y Trate-me Leão, que se representaron en Río de Janeiro en el Theatro Municipal en 1943, en el Teatro Princesa Isabel en 1943. 1968, y en el Teatro Dulcina en 1977, respectivamente. Presentamos la forma en que la “sensorialidad” promovió la ruptura de la “cuarta pared”, buscando demostrar que esta situación brindó a los espectadores una experiencia inmersiva excepcional que devino de interés histórico. Destacamos que los teatros donde se estrenaron las tres obras cuentan con escenarios de estilo italiano; Además, destacamos que, en aquellos tiempos dictatoriales, las mencionadas producciones de Roda Viva y Trate-me Leão eran censuradas y los actores eran víctimas de violencia y agresión.O artigo trata a sensorialidade na condição de atributo dos espaços cênicos e arquitetônicos onde aconteceram montagens das peças Vestido de Noiva, Roda Viva e Trate-me Leão, as quais foram encenadas no Rio de Janeiro no Theatro Municipal em 1943, no Teatro Princesa Isabel em 1968, e no Teatro Dulcina em 1977, respectivamente. Apresentamos a forma sob a qual a “sensorialidade” promoveu a quebra da “quarta parede”, buscando demonstrar que tal situação proporcionou aos espectadores excepcional experiência imersiva que se tornou de interesse histórico. Destacamos que os teatros onde as três peças estrearam possuem palcos do tipo italiano; além disso, ressaltamos que, àqueles tempos ditatoriais, as referidas montagens de Roda Viva e Trate-me Leão foram censuradas e os atores foram vítimas de violência e agressões.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/2268010.5965/1414573103452022e0114Urdimento; Vol. 3 Núm. 45 (2022): Cidades, espaços teatrais e experiência artística; 1-26Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 45 (2022): Cidades, espaços teatrais e experiência artística; 1-26Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 45 (2022): Cidades, espaços teatrais e experiência artística; 1-262358-695810.5965/10.5965/1414573103452022reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22680/14952https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/22680/14953Copyright (c) 2022 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDelfino, DelanoGuimaraens, CêçaSchimiti, Weber2022-12-12T17:58:15Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/22680Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2022-12-12T17:58:15Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
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