O discurso das Tiddas: dramaturgas aborígenes australianas
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102212013192 |
Resumo: | Todas as indígenas compartilham a experiência de serem mulheres e indígenas numa sociedade que as deprecia. Consequentemente, existirão temas comuns, característicos e dominantes no posicionamento das mesmas. Tais temas incluem o compartilhamento do legado da desapropriação, racismo e sexismo, assim como anos de resistência e substituição das imagens depreciativas, construídas sobre elas, por imagens que as definam e que sejam construídas por elas mesmas; além da continuação do ativismo como mães, irmãs, tias, filhas, avós e líderes comunitárias, bem como a negociação de políticas sexuais através e entre culturas. Tal ponto de vista não nega a diversidade de experiências das indígenas, visto que experiências concretas diferentes moldam as suas relações com essas questões centrais. Levantar uma perspectiva sobre a mulher indígena também requer a consciência, o respeito e o cumprimento do protocolo cultural indígena. (Aileen Moreton-Robinson) |
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O discurso das Tiddas: dramaturgas aborígenes australianasTodas as indígenas compartilham a experiência de serem mulheres e indígenas numa sociedade que as deprecia. Consequentemente, existirão temas comuns, característicos e dominantes no posicionamento das mesmas. Tais temas incluem o compartilhamento do legado da desapropriação, racismo e sexismo, assim como anos de resistência e substituição das imagens depreciativas, construídas sobre elas, por imagens que as definam e que sejam construídas por elas mesmas; além da continuação do ativismo como mães, irmãs, tias, filhas, avós e líderes comunitárias, bem como a negociação de políticas sexuais através e entre culturas. Tal ponto de vista não nega a diversidade de experiências das indígenas, visto que experiências concretas diferentes moldam as suas relações com essas questões centrais. Levantar uma perspectiva sobre a mulher indígena também requer a consciência, o respeito e o cumprimento do protocolo cultural indígena. (Aileen Moreton-Robinson) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310221201319210.5965/1414573102212013192Urdimento; Vol. 2 Núm. 21 (2013): Teatro, gênero e feminismos; 192-207Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 21 (2013): Teatro, gênero e feminismos; 192-207Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 21 (2013): Teatro, gênero e feminismos; 192-2072358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102212013192/3139Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCasey, Maryrosede Luna, Carolina Gosch FignerFischer, Kysy Amarantede Oliveira, Lívia Sudare2020-09-27T21:07:57Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/4802Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:07:57Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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