Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013099 |
Resumo: | A hipótese principal deste artigo é que – desde a época da primazia do texto dramatúrgico sobre a cena – o teatro recorreu aos efeitos visuais espetaculares que provocavam a excitação de todos os sentidos, em especial devido ao desenvolvimento de teorias e práticas científicas que se sucederam desde o Renascimento, fazendo migrar das ciências para as artes cênicas inúmeros recursos técnicos. No sentido de comprovar a espetacularidade destas encenações utilizamos como metodologia de pesquisa a análise da dramaturgia de três peças de Shakespeare e três de Molière. Paralelamente constatamos que “o espetacular” continua bem vivo, e que tem sido a tônica de encenações contemporâneas. |
id |
UDESC-1_27ea6487e16b37b8aa17ac03a898cd23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/4036 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidadeA hipótese principal deste artigo é que – desde a época da primazia do texto dramatúrgico sobre a cena – o teatro recorreu aos efeitos visuais espetaculares que provocavam a excitação de todos os sentidos, em especial devido ao desenvolvimento de teorias e práticas científicas que se sucederam desde o Renascimento, fazendo migrar das ciências para as artes cênicas inúmeros recursos técnicos. No sentido de comprovar a espetacularidade destas encenações utilizamos como metodologia de pesquisa a análise da dramaturgia de três peças de Shakespeare e três de Molière. Paralelamente constatamos que “o espetacular” continua bem vivo, e que tem sido a tônica de encenações contemporâneas. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2013-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310120201309910.5965/1414573101202013099Urdimento; Vol. 1 Núm. 20 (2013): Novos territórios do diálogo; 099-107Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 20 (2013): Novos territórios do diálogo; 099-107Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 20 (2013): Novos territórios do diálogo; 099-1072358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013099/2772Copyright (c) 2013 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Evelyn Furquim Werneck2020-09-29T20:17:05Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/4036Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-29T20:17:05Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade |
title |
Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade |
spellingShingle |
Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade Lima, Evelyn Furquim Werneck |
title_short |
Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade |
title_full |
Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade |
title_fullStr |
Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade |
title_sort |
Notas sobre cenografia. Dispositivos cênicos espetaculares em espetáculos do século XVII e na contemporaneidade |
author |
Lima, Evelyn Furquim Werneck |
author_facet |
Lima, Evelyn Furquim Werneck |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Evelyn Furquim Werneck |
description |
A hipótese principal deste artigo é que – desde a época da primazia do texto dramatúrgico sobre a cena – o teatro recorreu aos efeitos visuais espetaculares que provocavam a excitação de todos os sentidos, em especial devido ao desenvolvimento de teorias e práticas científicas que se sucederam desde o Renascimento, fazendo migrar das ciências para as artes cênicas inúmeros recursos técnicos. No sentido de comprovar a espetacularidade destas encenações utilizamos como metodologia de pesquisa a análise da dramaturgia de três peças de Shakespeare e três de Molière. Paralelamente constatamos que “o espetacular” continua bem vivo, e que tem sido a tônica de encenações contemporâneas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013099 10.5965/1414573101202013099 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013099 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101202013099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013099/2772 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 20 (2013): Novos territórios do diálogo; 099-107 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 20 (2013): Novos territórios do diálogo; 099-107 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 20 (2013): Novos territórios do diálogo; 099-107 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042503086080000 |