Medeia Negra (2018): black female body that sings and screams

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castillo, José Ramón
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Langaro, Cleiser Schenatto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24340
Resumo: Medeia Negra (2018), conceived and performed by Marcia Lima, in Salvador, Bahia, based on the rewriting of the Greek myth, gives voice to the black female body, erased by the violence of colonization/slavery, in the invisibility of the penitentiary system. In this version she creates a character made up of phrases, experiences and testimony from women deprived of their freedom. The objective of this study is to review the concepts and scenic devices used to represent this forcibly silenced body, which returns transformed into fragments of stories, noises, screams, specters and songs.  
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spelling Medeia Negra (2018): black female body that sings and screamsMedeia Negra (2018): cuerpo femenino negro que canta y gritaMedeia Negra (2018): corpo feminino que canta e gritamitoteatrocorpo feminino negromyththeaterblack female bodymitoteatrocorpo femenino negroMedeia Negra (2018), conceived and performed by Marcia Lima, in Salvador, Bahia, based on the rewriting of the Greek myth, gives voice to the black female body, erased by the violence of colonization/slavery, in the invisibility of the penitentiary system. In this version she creates a character made up of phrases, experiences and testimony from women deprived of their freedom. The objective of this study is to review the concepts and scenic devices used to represent this forcibly silenced body, which returns transformed into fragments of stories, noises, screams, specters and songs.  Medeia Negra (2018), concebida e interpretada por Marcia Lima, en Salvador, Bahía, a partir de la reescritura del mito griego, da voz al cuerpo femenino negro, silenciado por la violencia de la colonización/esclavitud, en la invisibilidad del sistema penitenciario. En esta versión crea un personaje compuesto por frases, vivencias y testimonios de mujeres privadas de su libertad. El objetivo de este estudio es revisar los conceptos y dispositivos escénicos utilizados para representar este cuerpo forzosamente silenciado, que regresa transformado en fragmentos de historias, ruidos, gritos, espectros y canciones.Medeia Negra (2018) concebida e interpretada por Marcia Lima, em Salvador, Bahia, baseada na reescritura do mito grego, concede voz ao corpo feminino negro, apagado pela violência da colonização/escravidão, na invisibilidade do sistema penitenciário. Nesta versão ela cria uma personagem feita de frases, vivências e depoimento de mulheres privadas de liberdade. O objetivo deste estudo consiste em revisar os conceitos e dispositivos cênicos usados para representar esse corpo forçosamente silenciado, que retorna transformado em fragmentos de histórias, barulhos, gritos, espectros e canções.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2024-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdftext/htmlapplication/epub+ziphttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/2434010.5965/1414573101502024e0204Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 50 (2024): Justiça Epistêmica em Artes Cênicas; 1-24Urdimento; Vol. 1 Núm. 50 (2024): Justiça Epistêmica em Artes Cênicas; 1-24Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 50 (2024): Justiça Epistêmica em Artes Cênicas; 1-242358-695810.5965/10.5965/1414573101502024reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24340/16831https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24340/16832https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24340/16833Copyright (c) 2024 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastillo, José RamónLangaro, Cleiser Schenatto2024-04-30T11:34:30Zoai::article/24340Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2024-04-30T11:34:30Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
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