Improvisação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dullin, Charles
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Faleiro, Tradutor - José Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012171
Resumo: Este escrito tem por objetivo expor e analisar elementos de um método de improvisação para a formação do ator. Tais elementos visam a apresentar ao leitor exercícios práticos e a proporcionar-lhe um meio de reflexão sobre problemas decorrentes do trabalho de atuação. É enfatizada a necessidade de o ator “sentir” antes de procurar expressar, “olhar” e “ver” antes de descrever, “escutar” e “ouvir” antes de responder ao interlocutor. A improvisação é aqui considerada como fonte de expressão essencialmente binária, na qual “Voz do mundo” e “Voz de si mesmo” se completam. Ela também é vista como uma arte coletiva, na qual o uso da máscara tem importância
id UDESC-1_305b20e99a20c69cb056f921d7f72b98
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/3234
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling ImprovisaçãoEste escrito tem por objetivo expor e analisar elementos de um método de improvisação para a formação do ator. Tais elementos visam a apresentar ao leitor exercícios práticos e a proporcionar-lhe um meio de reflexão sobre problemas decorrentes do trabalho de atuação. É enfatizada a necessidade de o ator “sentir” antes de procurar expressar, “olhar” e “ver” antes de descrever, “escutar” e “ouvir” antes de responder ao interlocutor. A improvisação é aqui considerada como fonte de expressão essencialmente binária, na qual “Voz do mundo” e “Voz de si mesmo” se completam. Ela também é vista como uma arte coletiva, na qual o uso da máscara tem importânciaUniversidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2012-03-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310118201217110.5965/1414573101182012171Urdimento; Vol. 1 Núm. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 171-180Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 171-180Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 171-1802358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012171/2355Copyright (c) 2012 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDullin, CharlesFaleiro, Tradutor - José Ronaldo2020-09-27T21:09:03Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/3234Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:09:03Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Improvisação
title Improvisação
spellingShingle Improvisação
Dullin, Charles
title_short Improvisação
title_full Improvisação
title_fullStr Improvisação
title_full_unstemmed Improvisação
title_sort Improvisação
author Dullin, Charles
author_facet Dullin, Charles
Faleiro, Tradutor - José Ronaldo
author_role author
author2 Faleiro, Tradutor - José Ronaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dullin, Charles
Faleiro, Tradutor - José Ronaldo
description Este escrito tem por objetivo expor e analisar elementos de um método de improvisação para a formação do ator. Tais elementos visam a apresentar ao leitor exercícios práticos e a proporcionar-lhe um meio de reflexão sobre problemas decorrentes do trabalho de atuação. É enfatizada a necessidade de o ator “sentir” antes de procurar expressar, “olhar” e “ver” antes de descrever, “escutar” e “ouvir” antes de responder ao interlocutor. A improvisação é aqui considerada como fonte de expressão essencialmente binária, na qual “Voz do mundo” e “Voz de si mesmo” se completam. Ela também é vista como uma arte coletiva, na qual o uso da máscara tem importância
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012171
10.5965/1414573101182012171
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012171
identifier_str_mv 10.5965/1414573101182012171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101182012171/2355
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 171-180
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 171-180
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 18 (2012): Encontro com o dramaturgo/ Pedagogia do Teatro; 171-180
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503043088384