Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Martha Lemos de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019204
Resumo: Este artigo apresenta a descrição e análise das mediações realizadas com estudantes espectadores do Centro de Ensino Médio Urso Branco (Núcleo Bandeirante – Brasília/DF) a partir da recepção teatral de “Axé Nzinga”, de Jonas Sales, em 2017, no auditório da escola. Apresenta o contexto escolar, a sinopse do espetáculo e as mediações realizadas pelo ator, pela professora de Arte e pelos graduandos bolsistas do PIBID-Teatro da Universidade de Brasília. Propõe um diálogo entre a Pedagogia da Autonomia (Freire, 2006), o Método Recepcional (Aguiar e Bordini, 1993), a Pedagogia do Espectador (Desgranges, 2008) e a Estética do Oprimido (Boal, 2009), em prol da ampliação de leitura de mundo dos estudantes-espectadores. Encontra neste diálogo caminhos possíveis para a formação de espectadores oprimidos.
id UDESC-1_31deff4b68c48f13917790774406cf5f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14254
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”Este artigo apresenta a descrição e análise das mediações realizadas com estudantes espectadores do Centro de Ensino Médio Urso Branco (Núcleo Bandeirante – Brasília/DF) a partir da recepção teatral de “Axé Nzinga”, de Jonas Sales, em 2017, no auditório da escola. Apresenta o contexto escolar, a sinopse do espetáculo e as mediações realizadas pelo ator, pela professora de Arte e pelos graduandos bolsistas do PIBID-Teatro da Universidade de Brasília. Propõe um diálogo entre a Pedagogia da Autonomia (Freire, 2006), o Método Recepcional (Aguiar e Bordini, 1993), a Pedagogia do Espectador (Desgranges, 2008) e a Estética do Oprimido (Boal, 2009), em prol da ampliação de leitura de mundo dos estudantes-espectadores. Encontra neste diálogo caminhos possíveis para a formação de espectadores oprimidos.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310134201920410.5965/1414573101342019204Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 204-223Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 204-223Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 204-2232358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019204/9933Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Martha Lemos de2020-09-27T02:22:42Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14254Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:22:42Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”
title Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”
spellingShingle Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”
Moraes, Martha Lemos de
title_short Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”
title_full Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”
title_fullStr Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”
title_full_unstemmed Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”
title_sort Formação de espectadores na escola: mediações e desdobramentos estéticos do espetáculo “Axé Nzinga”
author Moraes, Martha Lemos de
author_facet Moraes, Martha Lemos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Martha Lemos de
description Este artigo apresenta a descrição e análise das mediações realizadas com estudantes espectadores do Centro de Ensino Médio Urso Branco (Núcleo Bandeirante – Brasília/DF) a partir da recepção teatral de “Axé Nzinga”, de Jonas Sales, em 2017, no auditório da escola. Apresenta o contexto escolar, a sinopse do espetáculo e as mediações realizadas pelo ator, pela professora de Arte e pelos graduandos bolsistas do PIBID-Teatro da Universidade de Brasília. Propõe um diálogo entre a Pedagogia da Autonomia (Freire, 2006), o Método Recepcional (Aguiar e Bordini, 1993), a Pedagogia do Espectador (Desgranges, 2008) e a Estética do Oprimido (Boal, 2009), em prol da ampliação de leitura de mundo dos estudantes-espectadores. Encontra neste diálogo caminhos possíveis para a formação de espectadores oprimidos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019204
10.5965/1414573101342019204
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019204
identifier_str_mv 10.5965/1414573101342019204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019204/9933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 204-223
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 204-223
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 204-223
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042505483124736