Escrevivências of a black body between places in the postmodern theater play “Bagagem de Desjeitos”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiano, Thiago Francysco Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ferreira, Gustavo Henrique Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24322
Resumo: This article discusses the process of scenic creation “Corpo-Alvo: Poética e Singularidade de um Corpo Preto Entre-Lugares” that is part of the show “Bagagem de Desjeitos”, resulting from the Theater course at the Federal University of Tocantins. The objective is to problematize issues of race/racism inflicted on black bodies in a structural way. The theoretical framework was constructed based on studies in African cosmological philosophy and research in theater. It is concluded that the performing arts can enhance the problematization of racism/racialization in black bodies, as theatrical praxis allows the director and/or performer to investigate the silencing impulses that hinder their existence. 
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spelling Escrevivências of a black body between places in the postmodern theater play “Bagagem de Desjeitos”Escrevivências de un cuerpo negro entre lugares en la obra de teatro posmoderno “Bagagem de Desjeitos”Escrevivências de um corpo preto entre-lugares na peça de teatro pós-moderno “Bagagem de Desjeitos”teatro pós-modernocorpos pretos/afrodiaspóricosteatroUniversidade Federal do Tocantinspostmodern theaterblack/aphrodiasporic bodiestheaterFederal University of Tocantinsteatro pós-modernocuerpos negros/afrodiaspóricosteatroUniversidad Federal de TocantinsThis article discusses the process of scenic creation “Corpo-Alvo: Poética e Singularidade de um Corpo Preto Entre-Lugares” that is part of the show “Bagagem de Desjeitos”, resulting from the Theater course at the Federal University of Tocantins. The objective is to problematize issues of race/racism inflicted on black bodies in a structural way. The theoretical framework was constructed based on studies in African cosmological philosophy and research in theater. It is concluded that the performing arts can enhance the problematization of racism/racialization in black bodies, as theatrical praxis allows the director and/or performer to investigate the silencing impulses that hinder their existence. En este artículo se analiza el proceso de creación escénica “Corpo-Alvo: Poética e Singularidade de um Corpo Preto Entre-Lugares” que forma parte del espectáculo “Bagagem de Desjeitos”, resultante del curso de Teatro de la Universidad Federal de Tocantins. El objetivo es problematizar las cuestiones de raza/racismo infligido a los cuerpos negros de manera estructural. El marco teórico se construyó a partir de estudios de filosofía cosmológica africana e investigaciones en teatro. Se concluye que las artes escénicas pueden potenciar la problematización del racismo/racialización en los cuerpos negros, en la medida que la praxis teatral permite al director y/o intérprete investigar los impulsos silenciadores que obstaculizan su existencia.Este artigo discute o processo de criação cênica “Corpo-Alvo: Poética e Singularidade de um Corpo Preto Entre-Lugares” que integra o espetáculo “Bagagem de Desjeitos”, resultante do curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins. O objetivo é problematizar questões de raça/racismo infringidas aos corpos pretos de modo estrutural. O referencial teórico se construiu partindo de estudos em filosofia cosmológica africana e de pesquisas em teatro. Conclui-se que as artes da cena podem potencializar a problematização do racismo/racialização nos corpos-pretos, uma vez que a práxis teatral possibilita ao encenador e/ou performer investigar os impulsos silencia(dores) que represam a sua existência.  Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2024-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdftext/htmlapplication/epub+ziphttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/2432210.5965/1414573101502024e0208Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 50 (2024): Justiça Epistêmica em Artes Cênicas; 1-28Urdimento; Vol. 1 Núm. 50 (2024): Justiça Epistêmica em Artes Cênicas; 1-28Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 50 (2024): Justiça Epistêmica em Artes Cênicas; 1-282358-695810.5965/10.5965/1414573101502024reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24322/16846https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24322/16847https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/24322/16848Copyright (c) 2024 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCassiano, Thiago Francysco RodriguesFerreira, Gustavo Henrique Lima2024-04-30T11:34:34Zoai::article/24322Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2024-04-30T11:34:34Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
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