Carta à performer Eleonora Fabião: o que pode um corpo que sofre
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8733 |
Resumo: | Nesta carta escrita à performer Eleonora Fabião, relato a criação e execução do que ela chama de “programa performativo” como uma ferramenta de apropriação do meu corpo e das feridas que nele se inscrevem. Partindo da definição de David Lapoujade para um “corpo que não aguenta mais”, e desejando a criação de um “corpo sem órgãos” proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari, aposto num corpo performativo como aquele que sabe se proteger das “feridas grosseiras” sem cair em uma “queda suicida ou demente”. Analiso a realização da performance Vodu como um “motor de experiência” que, ao evocar a potência de um corpo exposto às feridas, recusa deixar de sentir. |
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Carta à performer Eleonora Fabião: o que pode um corpo que sofreNesta carta escrita à performer Eleonora Fabião, relato a criação e execução do que ela chama de “programa performativo” como uma ferramenta de apropriação do meu corpo e das feridas que nele se inscrevem. Partindo da definição de David Lapoujade para um “corpo que não aguenta mais”, e desejando a criação de um “corpo sem órgãos” proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari, aposto num corpo performativo como aquele que sabe se proteger das “feridas grosseiras” sem cair em uma “queda suicida ou demente”. Analiso a realização da performance Vodu como um “motor de experiência” que, ao evocar a potência de um corpo exposto às feridas, recusa deixar de sentir.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2017-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/873310.5965/1414573102272016036Urdimento; Vol. 2 Núm. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 036-045Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 036-045Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 27 (2016): Corpo, Performance e Antropologia - Olhares transversais; 036-0452358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8733/6493Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNaves, Flávia2020-09-27T02:30:09Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/8733Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:30:09Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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