Teatro na escola com ou sem partido sempre será político
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019236 |
Resumo: | No Brasil, nos últimos anos, projetos de lei baseados no movimento “escola sem partido” tem sido criados e discutidos em casas legislativas objetivando promover uma educação “neutra” nas escolas e proibir quaisquer conteúdos que abordem posições político-partidárias. No entanto, essas propostas se mostram tendenciosas em suas tentativas de proibir conversas sobre política. Algo que pode ser considerado impossível, uma vez que a política está presente em todas as nossas relações coletivas, inclusive nas escolas. Nesse artigo, observamos aspectos políticos intrínsecos ao fazer escolar e teatral. Tomando como base os estudos de Rancière sobre “a política”. |
id |
UDESC-1_7f976eb4a851c173e334c117483dbee4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14241 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teatro na escola com ou sem partido sempre será políticoNo Brasil, nos últimos anos, projetos de lei baseados no movimento “escola sem partido” tem sido criados e discutidos em casas legislativas objetivando promover uma educação “neutra” nas escolas e proibir quaisquer conteúdos que abordem posições político-partidárias. No entanto, essas propostas se mostram tendenciosas em suas tentativas de proibir conversas sobre política. Algo que pode ser considerado impossível, uma vez que a política está presente em todas as nossas relações coletivas, inclusive nas escolas. Nesse artigo, observamos aspectos políticos intrínsecos ao fazer escolar e teatral. Tomando como base os estudos de Rancière sobre “a política”.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310134201923610.5965/1414573101342019236Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 236-245Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 236-245Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 236-2452358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019236/9951Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCatelan, Fernando BuenoAndré, Carminda Mendes2020-09-27T02:22:42Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14241Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:22:42Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teatro na escola com ou sem partido sempre será político |
title |
Teatro na escola com ou sem partido sempre será político |
spellingShingle |
Teatro na escola com ou sem partido sempre será político Catelan, Fernando Bueno |
title_short |
Teatro na escola com ou sem partido sempre será político |
title_full |
Teatro na escola com ou sem partido sempre será político |
title_fullStr |
Teatro na escola com ou sem partido sempre será político |
title_full_unstemmed |
Teatro na escola com ou sem partido sempre será político |
title_sort |
Teatro na escola com ou sem partido sempre será político |
author |
Catelan, Fernando Bueno |
author_facet |
Catelan, Fernando Bueno André, Carminda Mendes |
author_role |
author |
author2 |
André, Carminda Mendes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catelan, Fernando Bueno André, Carminda Mendes |
description |
No Brasil, nos últimos anos, projetos de lei baseados no movimento “escola sem partido” tem sido criados e discutidos em casas legislativas objetivando promover uma educação “neutra” nas escolas e proibir quaisquer conteúdos que abordem posições político-partidárias. No entanto, essas propostas se mostram tendenciosas em suas tentativas de proibir conversas sobre política. Algo que pode ser considerado impossível, uma vez que a política está presente em todas as nossas relações coletivas, inclusive nas escolas. Nesse artigo, observamos aspectos políticos intrínsecos ao fazer escolar e teatral. Tomando como base os estudos de Rancière sobre “a política”. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019236 10.5965/1414573101342019236 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019236 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101342019236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019236/9951 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 236-245 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 236-245 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 236-245 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042505481027584 |