Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103302017036 |
Resumo: | Esse artigo tem por objetivo mostrar como Trisha Brown (1936-2017) explorou instrumentos das artes visuais em suas obras de dança contemporânea. Primeiro, os recursos das artes visuais serviram como elementos cênicos em suas peças, como em Planes (1968). Depois, Brown começou a desenvolver desenhos para auxiliar na memorização coreográfica e na pesquisa de movimento. A coreógrafa desenvolveu também a série It's a Drawn onde utiliza o seu corpo como ferramenta para a pintura. Esses encontros com as artes visuais enriqueceram sua dança, ajudando no estudo corporal e na construção coreográfica. Além dos trabalhos idealizados por Brown, outras produções, como as de Merce Cunningham e Simone Forti, também são citadas ao longo do estudo para se pensar no contato das artes visuais na dança contemporânea. |
id |
UDESC-1_89e9148172dce069e92e494d6fdff32c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9878 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contatoEsse artigo tem por objetivo mostrar como Trisha Brown (1936-2017) explorou instrumentos das artes visuais em suas obras de dança contemporânea. Primeiro, os recursos das artes visuais serviram como elementos cênicos em suas peças, como em Planes (1968). Depois, Brown começou a desenvolver desenhos para auxiliar na memorização coreográfica e na pesquisa de movimento. A coreógrafa desenvolveu também a série It's a Drawn onde utiliza o seu corpo como ferramenta para a pintura. Esses encontros com as artes visuais enriqueceram sua dança, ajudando no estudo corporal e na construção coreográfica. Além dos trabalhos idealizados por Brown, outras produções, como as de Merce Cunningham e Simone Forti, também são citadas ao longo do estudo para se pensar no contato das artes visuais na dança contemporânea. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2017-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310330201703610.5965/1414573103302017036Urdimento; Vol. 3 Núm. 30 (2017): Fluxo Contínuo; 036-055Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 30 (2017): Fluxo Contínuo; 036-055Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 30 (2017): Fluxo Contínuo; 036-0552358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103302017036/7535Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessManrique Ursini, Giovana Beatriz2020-09-27T02:27:26Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9878Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:27:26Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato |
title |
Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato |
spellingShingle |
Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato Manrique Ursini, Giovana Beatriz |
title_short |
Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato |
title_full |
Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato |
title_fullStr |
Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato |
title_full_unstemmed |
Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato |
title_sort |
Trisha Brown e as artes visuais: movimentos artísticos em contato |
author |
Manrique Ursini, Giovana Beatriz |
author_facet |
Manrique Ursini, Giovana Beatriz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manrique Ursini, Giovana Beatriz |
description |
Esse artigo tem por objetivo mostrar como Trisha Brown (1936-2017) explorou instrumentos das artes visuais em suas obras de dança contemporânea. Primeiro, os recursos das artes visuais serviram como elementos cênicos em suas peças, como em Planes (1968). Depois, Brown começou a desenvolver desenhos para auxiliar na memorização coreográfica e na pesquisa de movimento. A coreógrafa desenvolveu também a série It's a Drawn onde utiliza o seu corpo como ferramenta para a pintura. Esses encontros com as artes visuais enriqueceram sua dança, ajudando no estudo corporal e na construção coreográfica. Além dos trabalhos idealizados por Brown, outras produções, como as de Merce Cunningham e Simone Forti, também são citadas ao longo do estudo para se pensar no contato das artes visuais na dança contemporânea. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103302017036 10.5965/1414573103302017036 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103302017036 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573103302017036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103302017036/7535 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 3 Núm. 30 (2017): Fluxo Contínuo; 036-055 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 30 (2017): Fluxo Contínuo; 036-055 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 30 (2017): Fluxo Contínuo; 036-055 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042504234270720 |