O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernal, Óscar Cornago
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008177
Resumo: O texto aborda a relação do teatro com as novas tecnologias e realiza uma aproximação entre o espetáculo teatral e os modelos de representação tais como cinema, televisão, vídeo e Internet. Discutindo ainda um pensamento essencialista que perceberia uma identidade fixa, uma essência característica de cada linguagem, o texto propõe analisar das zonas de intercâmbio entre as linguagens abordadas diferenciando dois grandes níveis de influência entre os novos meios e o teatro: um nível mais profundo culturalmente e menos explícito, e outro mais visível com uma vontade artística expressa, que costuma traduzir-se na utilização de aparatos midiáticos na cena.
id UDESC-1_a4fae9bf40603808e8f6e0386f41c790
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13760
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagemO texto aborda a relação do teatro com as novas tecnologias e realiza uma aproximação entre o espetáculo teatral e os modelos de representação tais como cinema, televisão, vídeo e Internet. Discutindo ainda um pensamento essencialista que perceberia uma identidade fixa, uma essência característica de cada linguagem, o texto propõe analisar das zonas de intercâmbio entre as linguagens abordadas diferenciando dois grandes níveis de influência entre os novos meios e o teatro: um nível mais profundo culturalmente e menos explícito, e outro mais visível com uma vontade artística expressa, que costuma traduzir-se na utilização de aparatos midiáticos na cena.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310211200817710.5965/1414573102112008177Urdimento; Vol. 2 Núm. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 177-189Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 177-189Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 177-1892358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008177/8886Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernal, Óscar Cornago2020-09-27T21:13:56Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13760Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:13:56Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem
title O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem
spellingShingle O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem
Bernal, Óscar Cornago
title_short O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem
title_full O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem
title_fullStr O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem
title_full_unstemmed O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem
title_sort O corpo invisível: teatro e tecnologias da imagem
author Bernal, Óscar Cornago
author_facet Bernal, Óscar Cornago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernal, Óscar Cornago
description O texto aborda a relação do teatro com as novas tecnologias e realiza uma aproximação entre o espetáculo teatral e os modelos de representação tais como cinema, televisão, vídeo e Internet. Discutindo ainda um pensamento essencialista que perceberia uma identidade fixa, uma essência característica de cada linguagem, o texto propõe analisar das zonas de intercâmbio entre as linguagens abordadas diferenciando dois grandes níveis de influência entre os novos meios e o teatro: um nível mais profundo culturalmente e menos explícito, e outro mais visível com uma vontade artística expressa, que costuma traduzir-se na utilização de aparatos midiáticos na cena.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008177
10.5965/1414573102112008177
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008177
identifier_str_mv 10.5965/1414573102112008177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008177/8886
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 2 Núm. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 177-189
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 177-189
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 11 (2008): Fluxo Contínuo ; 177-189
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042505150726144