Princípios para a formação do ator: animado / animador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389 |
Resumo: | O artigo analisa, mediante um levantamento documental, experiências, posicionamentos, questionamentos de pessoas de teatro - tais como Heinrich von Kleist(1777-1811),Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Meyerhold (1874-1940), Etienne Decroux (1898-1991) -cujas pesquisas teatrais procuraram suscitar inquietações relativas à proposta de uma linguagem expressiva do Teatro de Animação como meio para uma nova concepção do papel e da técnica do ator. O presente escrito procura também interrogar o modo como tais práticas afetaram os programas de formação do ator contemporâneo, especificamente os do ator animador, trazendo como princípio a ideia de marionetização. Neste sentido, animar se compreende como um princípio para as relações que estabelece o ator ao se expressar teatralmente por meio do corpo-animado, afetando o espaço, o tempo e o publico. |
id |
UDESC-1_b638d466326306aea354551c9dbe679d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13407 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Princípios para a formação do ator: animado / animadorO artigo analisa, mediante um levantamento documental, experiências, posicionamentos, questionamentos de pessoas de teatro - tais como Heinrich von Kleist(1777-1811),Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Meyerhold (1874-1940), Etienne Decroux (1898-1991) -cujas pesquisas teatrais procuraram suscitar inquietações relativas à proposta de uma linguagem expressiva do Teatro de Animação como meio para uma nova concepção do papel e da técnica do ator. O presente escrito procura também interrogar o modo como tais práticas afetaram os programas de formação do ator contemporâneo, especificamente os do ator animador, trazendo como princípio a ideia de marionetização. Neste sentido, animar se compreende como um princípio para as relações que estabelece o ator ao se expressar teatralmente por meio do corpo-animado, afetando o espaço, o tempo e o publico. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310333201838910.5965/1414573103332018389Urdimento; Vol. 3 Núm. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-4002358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389/9422Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPérez Recio, LilianaFaleiro, José Ronaldo2020-09-27T02:23:38Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13407Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:23:38Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Princípios para a formação do ator: animado / animador |
title |
Princípios para a formação do ator: animado / animador |
spellingShingle |
Princípios para a formação do ator: animado / animador Pérez Recio, Liliana |
title_short |
Princípios para a formação do ator: animado / animador |
title_full |
Princípios para a formação do ator: animado / animador |
title_fullStr |
Princípios para a formação do ator: animado / animador |
title_full_unstemmed |
Princípios para a formação do ator: animado / animador |
title_sort |
Princípios para a formação do ator: animado / animador |
author |
Pérez Recio, Liliana |
author_facet |
Pérez Recio, Liliana Faleiro, José Ronaldo |
author_role |
author |
author2 |
Faleiro, José Ronaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pérez Recio, Liliana Faleiro, José Ronaldo |
description |
O artigo analisa, mediante um levantamento documental, experiências, posicionamentos, questionamentos de pessoas de teatro - tais como Heinrich von Kleist(1777-1811),Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Meyerhold (1874-1940), Etienne Decroux (1898-1991) -cujas pesquisas teatrais procuraram suscitar inquietações relativas à proposta de uma linguagem expressiva do Teatro de Animação como meio para uma nova concepção do papel e da técnica do ator. O presente escrito procura também interrogar o modo como tais práticas afetaram os programas de formação do ator contemporâneo, especificamente os do ator animador, trazendo como princípio a ideia de marionetização. Neste sentido, animar se compreende como um princípio para as relações que estabelece o ator ao se expressar teatralmente por meio do corpo-animado, afetando o espaço, o tempo e o publico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelo pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389 10.5965/1414573103332018389 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573103332018389 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389/9422 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 3 Núm. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042504741781504 |