Princípios para a formação do ator: animado / animador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pérez Recio, Liliana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Faleiro, José Ronaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389
Resumo: O artigo analisa, mediante um levantamento documental, experiências, posicionamentos, questionamentos de pessoas de teatro - tais como Heinrich von Kleist(1777-1811),Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Meyerhold (1874-1940), Etienne Decroux (1898-1991) -cujas pesquisas teatrais procuraram suscitar inquietações relativas à proposta de uma linguagem expressiva do Teatro de Animação como meio para uma nova concepção do papel e da técnica do ator. O presente escrito procura também interrogar o modo como tais práticas afetaram os programas de formação do ator contemporâneo, especificamente os do ator animador, trazendo como princípio a ideia de marionetização. Neste sentido, animar se compreende como um princípio para as relações que estabelece o ator ao se expressar teatralmente por meio do corpo-animado, afetando o espaço, o tempo e o publico.  
id UDESC-1_b638d466326306aea354551c9dbe679d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13407
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Princípios para a formação do ator: animado / animadorO artigo analisa, mediante um levantamento documental, experiências, posicionamentos, questionamentos de pessoas de teatro - tais como Heinrich von Kleist(1777-1811),Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Meyerhold (1874-1940), Etienne Decroux (1898-1991) -cujas pesquisas teatrais procuraram suscitar inquietações relativas à proposta de uma linguagem expressiva do Teatro de Animação como meio para uma nova concepção do papel e da técnica do ator. O presente escrito procura também interrogar o modo como tais práticas afetaram os programas de formação do ator contemporâneo, especificamente os do ator animador, trazendo como princípio a ideia de marionetização. Neste sentido, animar se compreende como um princípio para as relações que estabelece o ator ao se expressar teatralmente por meio do corpo-animado, afetando o espaço, o tempo e o publico.  Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310333201838910.5965/1414573103332018389Urdimento; Vol. 3 Núm. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-4002358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389/9422Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPérez Recio, LilianaFaleiro, José Ronaldo2020-09-27T02:23:38Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13407Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:23:38Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Princípios para a formação do ator: animado / animador
title Princípios para a formação do ator: animado / animador
spellingShingle Princípios para a formação do ator: animado / animador
Pérez Recio, Liliana
title_short Princípios para a formação do ator: animado / animador
title_full Princípios para a formação do ator: animado / animador
title_fullStr Princípios para a formação do ator: animado / animador
title_full_unstemmed Princípios para a formação do ator: animado / animador
title_sort Princípios para a formação do ator: animado / animador
author Pérez Recio, Liliana
author_facet Pérez Recio, Liliana
Faleiro, José Ronaldo
author_role author
author2 Faleiro, José Ronaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pérez Recio, Liliana
Faleiro, José Ronaldo
description O artigo analisa, mediante um levantamento documental, experiências, posicionamentos, questionamentos de pessoas de teatro - tais como Heinrich von Kleist(1777-1811),Edward Gordon Craig (1872-1966), Vsevolod Meyerhold (1874-1940), Etienne Decroux (1898-1991) -cujas pesquisas teatrais procuraram suscitar inquietações relativas à proposta de uma linguagem expressiva do Teatro de Animação como meio para uma nova concepção do papel e da técnica do ator. O presente escrito procura também interrogar o modo como tais práticas afetaram os programas de formação do ator contemporâneo, especificamente os do ator animador, trazendo como princípio a ideia de marionetização. Neste sentido, animar se compreende como um princípio para as relações que estabelece o ator ao se expressar teatralmente por meio do corpo-animado, afetando o espaço, o tempo e o publico.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389
10.5965/1414573103332018389
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389
identifier_str_mv 10.5965/1414573103332018389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573103332018389/9422
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 3 Núm. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 3 n. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 3 No. 33 (2018): Teatros Feministas: Lutas e Conquistas; 389-400
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042504741781504