Amantes em confinamento: The video call as a scenic device

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, Olívia Camboim
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brazil, Marcelo Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20518
Resumo: In this article, the authors present a reflection on the creation process of the theatrical video Amantes em confinamento, particularly regarding the text, acting and sound design. The work was carried out remotely, between September 2020 and January 2021, within the scope of the university extension of the Universidade Federal de Sergipe. The construction was collaborative and included teachers and students from the Theater and Film and Audiovisual courses. The video call was taken as a scenic device and not only as a tool for communication, rehearsals and image capture. The work showed us that it is possible to collaboratively create, rehearse and act by remote means, and it motivated us to continue investigating this format.
id UDESC-1_b65bee5f40b7398c17dbb2d292afcdd2
oai_identifier_str oai::article/20518
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Amantes em confinamento: The video call as a scenic deviceAmantes em confinamento: La video llamada como dispositivo escénicoAmantes em confinamento: A videochamada como dispositivo cênicoExtensão UniversitáriaProcesso colaborativoSonoplastiaTrabalho remotoVideochamadaUniversity ExtensionCollaborative processSound designRemote workVideo callExtensión UniversitariaProceso colaborativoDiseño sonoroTrabajo remotoVideo llamadaIn this article, the authors present a reflection on the creation process of the theatrical video Amantes em confinamento, particularly regarding the text, acting and sound design. The work was carried out remotely, between September 2020 and January 2021, within the scope of the university extension of the Universidade Federal de Sergipe. The construction was collaborative and included teachers and students from the Theater and Film and Audiovisual courses. The video call was taken as a scenic device and not only as a tool for communication, rehearsals and image capture. The work showed us that it is possible to collaboratively create, rehearse and act by remote means, and it motivated us to continue investigating this format.En este artículo, los autores presentan una reflexión sobre el proceso de creación del video teatral Amantes em confinamento, particularmente en lo que respecta al texto, la interpretación y el diseño sonoro. El trabajo se realizó de forma remota, entre septiembre de 2020 y enero de 2021, en el ámbito de la extensión universitaria de la Universidade Federal de Sergipe. La construcción fue colaborativa e incluyó a profesores y alumnos de los cursos de Teatro y Cine y Audiovisual. La video llamada se tomó como un dispositivo escénico y no solo como una herramienta de comunicación, ensayos y captura de imágenes. El trabajo nos mostró que es posible crear, ensayar y actuar de forma colaborativa por medios remotos, y nos motivó a seguir investigando este formato.Neste artigo, os autores apresentam uma reflexão sobre o processo de criação do vídeo teatral Amantes em confinamento, relativa, especialmente, ao texto, à atuação e à sonoplastia. O trabalho foi realizado de forma remota, entre setembro de 2020 e janeiro de 2021, no âmbito da extensão universitária da Universidade Federal de Sergipe. A construção foi colaborativa e contou com docentes e discentes dos cursos de Teatro e de Cinema e Audiovisual. A videochamada foi tomada como dispositivo cênico e não somente como ferramenta de comunicação, ensaios e captação de imagens. O trabalho nos mostrou que é possível criar colaborativamente, ensaiar e atuar por meios remotos, e nos motivou a seguir investigando esse formato.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/2051810.5965/1414573102412021e0122Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 41 (2021): O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades | Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: Criações online e ensino emergencial remoto; 1-25Urdimento; Vol. 2 Núm. 41 (2021): O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades | Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: Criações online e ensino emergencial remoto; 1-25Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 41 (2021): O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades | Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: Criações online e ensino emergencial remoto; 1-252358-695810.5965/1414573102412021reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20518/13419Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRomano, Olívia CamboimBrazil, Marcelo Alves2024-02-29T14:47:14Zoai::article/20518Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2024-02-29T14:47:14Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Amantes em confinamento: The video call as a scenic device
Amantes em confinamento: La video llamada como dispositivo escénico
Amantes em confinamento: A videochamada como dispositivo cênico
title Amantes em confinamento: The video call as a scenic device
spellingShingle Amantes em confinamento: The video call as a scenic device
Romano, Olívia Camboim
Extensão Universitária
Processo colaborativo
Sonoplastia
Trabalho remoto
Videochamada
University Extension
Collaborative process
Sound design
Remote work
Video call
Extensión Universitaria
Proceso colaborativo
Diseño sonoro
Trabajo remoto
Video llamada
title_short Amantes em confinamento: The video call as a scenic device
title_full Amantes em confinamento: The video call as a scenic device
title_fullStr Amantes em confinamento: The video call as a scenic device
title_full_unstemmed Amantes em confinamento: The video call as a scenic device
title_sort Amantes em confinamento: The video call as a scenic device
author Romano, Olívia Camboim
author_facet Romano, Olívia Camboim
Brazil, Marcelo Alves
author_role author
author2 Brazil, Marcelo Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romano, Olívia Camboim
Brazil, Marcelo Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão Universitária
Processo colaborativo
Sonoplastia
Trabalho remoto
Videochamada
University Extension
Collaborative process
Sound design
Remote work
Video call
Extensión Universitaria
Proceso colaborativo
Diseño sonoro
Trabajo remoto
Video llamada
topic Extensão Universitária
Processo colaborativo
Sonoplastia
Trabalho remoto
Videochamada
University Extension
Collaborative process
Sound design
Remote work
Video call
Extensión Universitaria
Proceso colaborativo
Diseño sonoro
Trabajo remoto
Video llamada
description In this article, the authors present a reflection on the creation process of the theatrical video Amantes em confinamento, particularly regarding the text, acting and sound design. The work was carried out remotely, between September 2020 and January 2021, within the scope of the university extension of the Universidade Federal de Sergipe. The construction was collaborative and included teachers and students from the Theater and Film and Audiovisual courses. The video call was taken as a scenic device and not only as a tool for communication, rehearsals and image capture. The work showed us that it is possible to collaboratively create, rehearse and act by remote means, and it motivated us to continue investigating this format.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20518
10.5965/1414573102412021e0122
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20518
identifier_str_mv 10.5965/1414573102412021e0122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/20518/13419
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 41 (2021): O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades | Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: Criações online e ensino emergencial remoto; 1-25
Urdimento; Vol. 2 Núm. 41 (2021): O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades | Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: Criações online e ensino emergencial remoto; 1-25
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 41 (2021): O Teatro Popular Musical e suas multiplicidades | Pedagogia das Artes Cênicas em tempos pandêmicos: Criações online e ensino emergencial remoto; 1-25
2358-6958
10.5965/1414573102412021
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042500507631616