Duas vezes uma mulher só

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Maria Brigida de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101122009125
Resumo: Este artigo analisa dois espetáculos distintos, realizados por grupos teatrais de Santa Catarina a partir da peça teatral Una Donna Sola,  um dos monólogos que compõe Tutta  casa, letto  e chiesa  (1977), de Franca Rame e Dario Fo. O texto de Rame e Fo pode ser visto como um representante do teatro político, mais especificamente do teatro feminista nos anos 1970. Ao abordar assuntos como violência doméstica e a falta de poder e agência das mulheres italianas o texto reflete não apenas as tendências da segunda onda do movimento feminista, mas também a luta de Rame e Fo para darem visibilidade à violência de uma sociedade patriarcal e um governo conservador.
id UDESC-1_beb5b597c415c36f4408b058b9378be1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/13806
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Duas vezes uma mulher sóEste artigo analisa dois espetáculos distintos, realizados por grupos teatrais de Santa Catarina a partir da peça teatral Una Donna Sola,  um dos monólogos que compõe Tutta  casa, letto  e chiesa  (1977), de Franca Rame e Dario Fo. O texto de Rame e Fo pode ser visto como um representante do teatro político, mais especificamente do teatro feminista nos anos 1970. Ao abordar assuntos como violência doméstica e a falta de poder e agência das mulheres italianas o texto reflete não apenas as tendências da segunda onda do movimento feminista, mas também a luta de Rame e Fo para darem visibilidade à violência de uma sociedade patriarcal e um governo conservador.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2018-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310112200912510.5965/1414573101122009125Urdimento; Vol. 1 Núm. 12 (2009): Processos criativos e o trabalho do ator/ Dança, linguagens do corpo e teatralidade/ Máscara, cena e pedagogia do ator/ Teatro e gênero/ Textos que fazem história; 125-132Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 12 (2009): Processos criativos e o trabalho do ator/ Dança, linguagens do corpo e teatralidade/ Máscara, cena e pedagogia do ator/ Teatro e gênero/ Textos que fazem história; 125-132Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 12 (2009): Processos criativos e o trabalho do ator/ Dança, linguagens do corpo e teatralidade/ Máscara, cena e pedagogia do ator/ Teatro e gênero/ Textos que fazem história; 125-1322358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101122009125/8933Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Maria Brigida de2020-09-27T21:15:51Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/13806Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:15:51Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Duas vezes uma mulher só
title Duas vezes uma mulher só
spellingShingle Duas vezes uma mulher só
Miranda, Maria Brigida de
title_short Duas vezes uma mulher só
title_full Duas vezes uma mulher só
title_fullStr Duas vezes uma mulher só
title_full_unstemmed Duas vezes uma mulher só
title_sort Duas vezes uma mulher só
author Miranda, Maria Brigida de
author_facet Miranda, Maria Brigida de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Maria Brigida de
description Este artigo analisa dois espetáculos distintos, realizados por grupos teatrais de Santa Catarina a partir da peça teatral Una Donna Sola,  um dos monólogos que compõe Tutta  casa, letto  e chiesa  (1977), de Franca Rame e Dario Fo. O texto de Rame e Fo pode ser visto como um representante do teatro político, mais especificamente do teatro feminista nos anos 1970. Ao abordar assuntos como violência doméstica e a falta de poder e agência das mulheres italianas o texto reflete não apenas as tendências da segunda onda do movimento feminista, mas também a luta de Rame e Fo para darem visibilidade à violência de uma sociedade patriarcal e um governo conservador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101122009125
10.5965/1414573101122009125
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101122009125
identifier_str_mv 10.5965/1414573101122009125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101122009125/8933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 12 (2009): Processos criativos e o trabalho do ator/ Dança, linguagens do corpo e teatralidade/ Máscara, cena e pedagogia do ator/ Teatro e gênero/ Textos que fazem história; 125-132
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 12 (2009): Processos criativos e o trabalho do ator/ Dança, linguagens do corpo e teatralidade/ Máscara, cena e pedagogia do ator/ Teatro e gênero/ Textos que fazem história; 125-132
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 12 (2009): Processos criativos e o trabalho do ator/ Dança, linguagens do corpo e teatralidade/ Máscara, cena e pedagogia do ator/ Teatro e gênero/ Textos que fazem história; 125-132
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042505442230272