Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014219 |
Resumo: | Essa contribuição discute o legado de Appia do ponto de vista dos estudos da imagem. Appia rejeitou a perspectiva linear como uma ‘ilusão ótica’ e desenvolveu uma concepção de visualidade na qual, pela primeira vez na história do teatro, a luz assegura que as imagens em cena viram um evento; em vez de apenas aparecer como imagens emolduradas, elas podem agora ser vistas como um enigmático e movimentado “trançado enredado” (Lacan). Concomitantemente, o publico é confrontado agora com a “perspectiva vivida da experiência” (Merleau-Ponty). Como exemplos, o artigo discute dois trabalhos do grupo Hotel Pro Forma, Operation: Orfeu (1993/2007) e Algebra of Place (2006), que reconectam com Appia na época da mídia eletrônica por usarem conceitos de imagem não lineares, como por exemplo, o palimpsesto ou a arabesque. |
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Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro FormaEssa contribuição discute o legado de Appia do ponto de vista dos estudos da imagem. Appia rejeitou a perspectiva linear como uma ‘ilusão ótica’ e desenvolveu uma concepção de visualidade na qual, pela primeira vez na história do teatro, a luz assegura que as imagens em cena viram um evento; em vez de apenas aparecer como imagens emolduradas, elas podem agora ser vistas como um enigmático e movimentado “trançado enredado” (Lacan). Concomitantemente, o publico é confrontado agora com a “perspectiva vivida da experiência” (Merleau-Ponty). Como exemplos, o artigo discute dois trabalhos do grupo Hotel Pro Forma, Operation: Orfeu (1993/2007) e Algebra of Place (2006), que reconectam com Appia na época da mídia eletrônica por usarem conceitos de imagem não lineares, como por exemplo, o palimpsesto ou a arabesque.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2014-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310223201421910.5965/1414573102232014219Urdimento; Vol. 2 Núm. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 219 - 243Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 219 - 243Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 219 - 2432358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014219/4054Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessWiens, BirgitBaumgärtel, Tradutor: Stephan2020-09-27T21:06:39Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5767Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:06:39Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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