Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiens, Birgit
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Baumgärtel, Tradutor: Stephan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014219
Resumo: Essa contribuição discute o legado de Appia do ponto de vista dos estudos da imagem. Appia rejeitou a perspectiva linear como uma ‘ilusão ótica’ e desenvolveu uma concepção de visualidade na qual, pela primeira vez na história do teatro, a luz assegura que as imagens em cena viram um evento; em vez de apenas aparecer como imagens emolduradas, elas podem agora ser vistas como um enigmático e movimentado “trançado enredado” (Lacan). Concomitantemente, o publico é confrontado agora com a “perspectiva vivida da experiência” (Merleau-Ponty). Como exemplos, o artigo discute dois trabalhos do grupo Hotel Pro Forma, Operation: Orfeu (1993/2007) e Algebra of Place (2006), que reconectam com Appia na época da mídia eletrônica por usarem conceitos de imagem não lineares, como por exemplo, o palimpsesto ou a arabesque.
id UDESC-1_d958fa9f971e067dc155e25a6fcc9e91
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/5767
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro FormaEssa contribuição discute o legado de Appia do ponto de vista dos estudos da imagem. Appia rejeitou a perspectiva linear como uma ‘ilusão ótica’ e desenvolveu uma concepção de visualidade na qual, pela primeira vez na história do teatro, a luz assegura que as imagens em cena viram um evento; em vez de apenas aparecer como imagens emolduradas, elas podem agora ser vistas como um enigmático e movimentado “trançado enredado” (Lacan). Concomitantemente, o publico é confrontado agora com a “perspectiva vivida da experiência” (Merleau-Ponty). Como exemplos, o artigo discute dois trabalhos do grupo Hotel Pro Forma, Operation: Orfeu (1993/2007) e Algebra of Place (2006), que reconectam com Appia na época da mídia eletrônica por usarem conceitos de imagem não lineares, como por exemplo, o palimpsesto ou a arabesque.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2014-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310223201421910.5965/1414573102232014219Urdimento; Vol. 2 Núm. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 219 - 243Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 219 - 243Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 219 - 2432358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014219/4054Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessWiens, BirgitBaumgärtel, Tradutor: Stephan2020-09-27T21:06:39Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5767Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:06:39Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma
title Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma
spellingShingle Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma
Wiens, Birgit
title_short Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma
title_full Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma
title_fullStr Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma
title_full_unstemmed Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma
title_sort Luz Criativa – o legado de Appia e as cenografias intermidiáticas de Hotel Pro Forma
author Wiens, Birgit
author_facet Wiens, Birgit
Baumgärtel, Tradutor: Stephan
author_role author
author2 Baumgärtel, Tradutor: Stephan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wiens, Birgit
Baumgärtel, Tradutor: Stephan
description Essa contribuição discute o legado de Appia do ponto de vista dos estudos da imagem. Appia rejeitou a perspectiva linear como uma ‘ilusão ótica’ e desenvolveu uma concepção de visualidade na qual, pela primeira vez na história do teatro, a luz assegura que as imagens em cena viram um evento; em vez de apenas aparecer como imagens emolduradas, elas podem agora ser vistas como um enigmático e movimentado “trançado enredado” (Lacan). Concomitantemente, o publico é confrontado agora com a “perspectiva vivida da experiência” (Merleau-Ponty). Como exemplos, o artigo discute dois trabalhos do grupo Hotel Pro Forma, Operation: Orfeu (1993/2007) e Algebra of Place (2006), que reconectam com Appia na época da mídia eletrônica por usarem conceitos de imagem não lineares, como por exemplo, o palimpsesto ou a arabesque.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014219
10.5965/1414573102232014219
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014219
identifier_str_mv 10.5965/1414573102232014219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102232014219/4054
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 2 Núm. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 219 - 243
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 2 n. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 219 - 243
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 2 No. 23 (2014): Poéticas e estéticas da iluminação cênica; 219 - 243
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503476150273