Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129 |
Resumo: | O processo recente de inserção da dança como componente curricular obrigatório no ensino de Arte na escola apresenta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os problemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola. |
id |
UDESC-1_da259586129be21e48c69bc433eea4ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14257 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpoO processo recente de inserção da dança como componente curricular obrigatório no ensino de Arte na escola apresenta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os problemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310134201912910.5965/1414573101342019129Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-1432358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129/9927Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Falkembach, Maria2020-09-27T02:22:42Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14257Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:22:42Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo |
title |
Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo |
spellingShingle |
Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo Fonseca Falkembach, Maria |
title_short |
Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo |
title_full |
Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo |
title_fullStr |
Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo |
title_full_unstemmed |
Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo |
title_sort |
Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo |
author |
Fonseca Falkembach, Maria |
author_facet |
Fonseca Falkembach, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca Falkembach, Maria |
description |
O processo recente de inserção da dança como componente curricular obrigatório no ensino de Arte na escola apresenta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os problemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129 10.5965/1414573101342019129 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101342019129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129/9927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042505485221888 |