Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Falkembach, Maria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129
Resumo: O processo recente de inserção da dança como componente curricular obrigatório no ensino de Arte na escola apresenta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os problemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola.
id UDESC-1_da259586129be21e48c69bc433eea4ed
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/14257
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpoO processo recente de inserção da dança como componente curricular obrigatório no ensino de Arte na escola apresenta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os problemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310134201912910.5965/1414573101342019129Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-1432358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129/9927Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca Falkembach, Maria2020-09-27T02:22:42Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/14257Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:22:42Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo
title Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo
spellingShingle Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo
Fonseca Falkembach, Maria
title_short Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo
title_full Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo
title_fullStr Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo
title_full_unstemmed Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo
title_sort Perspectiva da educação somática no currículo do Ensino Básico: dança e relações de poder no corpo
author Fonseca Falkembach, Maria
author_facet Fonseca Falkembach, Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Falkembach, Maria
description O processo recente de inserção da dança como componente curricular obrigatório no ensino de Arte na escola apresenta tensões que evidenciam desalinho entre os saberes da dança e os saberes escolares. O texto reflete sobre os problemas enfrentados por uma professora de dança, cuja prática artística emerge da perspectiva da educação somática, ao compor o currículo em uma escola pública no Rio Grande do Sul. Os dados foram produzidos em uma pesquisa com base na Etnografia Performativa e analisados desde as ferramentas teóricas de Michel Foucault. Evidencia que o currículo é campo de luta política e descreve como a perspectiva da educação somática ocupa lugar nas relações de poder na escola.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129
10.5965/1414573101342019129
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129
identifier_str_mv 10.5965/1414573101342019129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019129/9927
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 34 (2019): Pedagogia das Artes Cênicas: desafios e resistências ; 129-143
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042505485221888