Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Diego de Medeiros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
DOI: 10.5965/1414573101242015174
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015174
Resumo: O presente texto busca propor um diálogo entre o Drama, método inglês de ensino e experimentação do teatro, difundido no Brasil pela professora Beatriz Cabral, e a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky (1896-1934), uma das principais referências que fundamenta as propostas curriculares voltadas à Educação brasileira. A interlocução é proposta a partir de três conceitos presentes tanto na teoria de Vygotsky quanto na abordagem do Drama: contexto, interação e mediação. Intenta-se lançar bases para uma discussão acerca da dimensão pedagógica dessa abordagem para o ensino do teatro, enfatizando-se sua proximidade com as reflexões pedagógicas contemporâneas.
id UDESC-1_e5a92b8637631860eb106533ebc23c55
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/6497
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
spelling Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveisO presente texto busca propor um diálogo entre o Drama, método inglês de ensino e experimentação do teatro, difundido no Brasil pela professora Beatriz Cabral, e a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky (1896-1934), uma das principais referências que fundamenta as propostas curriculares voltadas à Educação brasileira. A interlocução é proposta a partir de três conceitos presentes tanto na teoria de Vygotsky quanto na abordagem do Drama: contexto, interação e mediação. Intenta-se lançar bases para uma discussão acerca da dimensão pedagógica dessa abordagem para o ensino do teatro, enfatizando-se sua proximidade com as reflexões pedagógicas contemporâneas.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310124201517410.5965/1414573101242015174Urdimento; Vol. 1 Núm. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 174 - 185Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 174 - 185Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 174 - 1852358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015174/9583Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Diego de Medeiros2020-09-27T21:05:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6497Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:05:54Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
title Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
spellingShingle Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
Pereira, Diego de Medeiros
Pereira, Diego de Medeiros
title_short Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
title_full Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
title_fullStr Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
title_full_unstemmed Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
title_sort Drama e a teoria histórico-cultural: interlocuções possíveis
author Pereira, Diego de Medeiros
author_facet Pereira, Diego de Medeiros
Pereira, Diego de Medeiros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Diego de Medeiros
description O presente texto busca propor um diálogo entre o Drama, método inglês de ensino e experimentação do teatro, difundido no Brasil pela professora Beatriz Cabral, e a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky (1896-1934), uma das principais referências que fundamenta as propostas curriculares voltadas à Educação brasileira. A interlocução é proposta a partir de três conceitos presentes tanto na teoria de Vygotsky quanto na abordagem do Drama: contexto, interação e mediação. Intenta-se lançar bases para uma discussão acerca da dimensão pedagógica dessa abordagem para o ensino do teatro, enfatizando-se sua proximidade com as reflexões pedagógicas contemporâneas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelo pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015174
10.5965/1414573101242015174
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015174
identifier_str_mv 10.5965/1414573101242015174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015174/9583
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 174 - 185
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 174 - 185
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 174 - 185
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1822181362149359616
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5965/1414573101242015174