Contra Augusto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013087 |
Resumo: | RESUMOO palhaço Biribinha, do Teatro Biriba, encenou o esquete Que Bicho é Esse? O palhaço iniciou a cena apresentando um perfil tolo e terminou-a demonstrando plena inteligência. Essa transição entre extremos aproximou a personagem de um tipo específico de palhaço: o Contra-Augusto, consolidado na história do circo europeu pelo Trio Fratellini. No Brasil, desde o final do século XIX, os palhaços apresentaram características múltiplas em que prevaleceu o hibridismo de tipos, gêneros cênicos e performances variadas. Com isso, eles não se aprisionaram às características de tolo e ingênuo do Augusto, nem à arrogância e à "inteligência" dos Clowns Brancos. |
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Contra AugustoRESUMOO palhaço Biribinha, do Teatro Biriba, encenou o esquete Que Bicho é Esse? O palhaço iniciou a cena apresentando um perfil tolo e terminou-a demonstrando plena inteligência. Essa transição entre extremos aproximou a personagem de um tipo específico de palhaço: o Contra-Augusto, consolidado na história do circo europeu pelo Trio Fratellini. No Brasil, desde o final do século XIX, os palhaços apresentaram características múltiplas em que prevaleceu o hibridismo de tipos, gêneros cênicos e performances variadas. Com isso, eles não se aprisionaram às características de tolo e ingênuo do Augusto, nem à arrogância e à "inteligência" dos Clowns Brancos. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2013-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelo paresapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310120201308710.5965/1414573101202013087Urdimento; Vol. 1 Núm. 20 (2013): Novos territórios do diálogo; 087-092Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 20 (2013): Novos territórios do diálogo; 087-092Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 20 (2013): Novos territórios do diálogo; 087-0922358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101202013087/2770Copyright (c) 2013 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBolognesi, Mário Fernando2020-09-29T20:17:05Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/4034Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-29T20:17:05Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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