Deconstructing discursive closets: criticism and lesbian visibility in As Moças by Isabel Câmara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Camile Cecília dos
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25135
Resumo: This article examines theater criticism by Yan Michalski (Jornal do Brasil, RJ/1969 and 1970) and Sábato Magaldi (O Estado de São Paulo, SP/1969) on the play As Moças de Isabel Câmara (1967). We analyze how such discourses contributed to the invisibility of the lesbian issue in the work, highlighting the importance of critical reviews to include diverse knowledge. Based on studies of feminist theater and decolonial feminism, we emphasize the relevance of critical fortune in the construction of Brazilian theatrical history and the need for a decentralized approach for an authentic and inclusive understanding of theater, recognizing historically marginalized voices.
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spelling Deconstructing discursive closets: criticism and lesbian visibility in As Moças by Isabel CâmaraDeconstruyendo armarios discursivos: crítica y visibilidad lésbica en As Moças de Isabel CâmaraDesconstruindo armários discursivos: críticas e visibilidade lésbica em As Moças, de Isabel Câmarateatro lésbicocritica teatralrevisão críticaapagamento históricolesbian theatertheater criticismcritical reviewhistorical erasureteatro lésbicocrítica teatralrevisión críticaborrado históricoThis article examines theater criticism by Yan Michalski (Jornal do Brasil, RJ/1969 and 1970) and Sábato Magaldi (O Estado de São Paulo, SP/1969) on the play As Moças de Isabel Câmara (1967). We analyze how such discourses contributed to the invisibility of the lesbian issue in the work, highlighting the importance of critical reviews to include diverse knowledge. Based on studies of feminist theater and decolonial feminism, we emphasize the relevance of critical fortune in the construction of Brazilian theatrical history and the need for a decentralized approach for an authentic and inclusive understanding of theater, recognizing historically marginalized voices.Este artículo examina la crítica teatral de Yan Michalski (Jornal do Brasil, RJ/1969 y 1970) y Sábato Magaldi (O Estado de São Paulo, SP/1969) sobre la obra As Moças de Isabel Câmara (1967). Analizamos cómo dichos discursos contribuyeron a la invisibilidad de la cuestión lésbica en la obra, destacando la importancia de revisiones críticas para incluir conocimientos diversos. A partir de estudios sobre teatro feminista y feminismo decolonial, destacamos la relevancia de la fortuna crítica en la construcción de la historia del teatro brasileño y la necesidad de un enfoque descentralizado para una comprensión auténtica e inclusiva del teatro, reconociendo voces históricamente marginadas.Este artigo examina críticas teatrais de Yan Michalski (Jornal do Brasil, RJ/1969 e 1970) e de Sábato Magaldi (O Estado de São Paulo, SP/1969) sobre a peça As Moças, de Isabel Câmara (1967). Analisamos como tais discursos contribuíram para a invisibilidade da questão lésbica na obra, destacando a importância de revisões críticas para incluir saberes diversos. Embasando-nos nos estudos de teatro feminista e de feminismo decolonial, enfatizamos a relevância da fortuna crítica para a construção da história teatral brasileira e a necessidade de uma abordagem descentralizada para uma compreensão autêntica e inclusiva do teatro, reconhecendo vozes historicamente marginalizadas.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2024-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlapplication/epub+ziphttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/2513510.5965/1414573101502024e0103Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 50 (2024): Justiça Epistêmica em Artes Cênicas; 1-27Urdimento; Vol. 1 Núm. 50 (2024): Justiça Epistêmica em Artes Cênicas; 1-27Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 50 (2024): Justiça Epistêmica em Artes Cênicas; 1-272358-695810.5965/10.5965/1414573101502024reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25135/16779https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25135/16781https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/25135/16782Copyright (c) 2024 Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAnjos, Camile Cecília dos2024-04-30T11:33:50Zoai::article/25135Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2024-04-30T11:33:50Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
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