Genero, sexo e escuta na voz em performance

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biscaro, Barbara
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Urdimento (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014015
Resumo: Neste artigo são tecidas reflexões acerca da relação entre os estudos de gênero e estudos da vocalidade em performance, criando entrelaçamentos entre os campos da música e do teatro. Partindo das noções de feminismo e gênero, o texto traça apontamentos acerca das relações entre as classificações vocais na música erudita ocidental e a sociedade patriarcal na qual esse tipo de música foi criada. O texto aborda também os aspectos tímbricos da voz, a androginia, o conceito de queer listening, criando ainda paralelos com os trabalhos de artistas como Demetrio Stratos e Laurie Anderson.
id UDESC-1_fa52a18c40b0d9dd2acda01fe7fdc4f2
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/5088
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Genero, sexo e escuta na voz em performanceNeste artigo são tecidas reflexões acerca da relação entre os estudos de gênero e estudos da vocalidade em performance, criando entrelaçamentos entre os campos da música e do teatro. Partindo das noções de feminismo e gênero, o texto traça apontamentos acerca das relações entre as classificações vocais na música erudita ocidental e a sociedade patriarcal na qual esse tipo de música foi criada. O texto aborda também os aspectos tímbricos da voz, a androginia, o conceito de queer listening, criando ainda paralelos com os trabalhos de artistas como Demetrio Stratos e Laurie Anderson.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310122201401510.5965/1414573101222014015Urdimento; Vol. 1 Núm. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 015 - 026Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 015 - 026Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 015 - 0262358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014015/3260Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBiscaro, Barbara2020-09-27T21:07:19Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/5088Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:07:19Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Genero, sexo e escuta na voz em performance
title Genero, sexo e escuta na voz em performance
spellingShingle Genero, sexo e escuta na voz em performance
Biscaro, Barbara
title_short Genero, sexo e escuta na voz em performance
title_full Genero, sexo e escuta na voz em performance
title_fullStr Genero, sexo e escuta na voz em performance
title_full_unstemmed Genero, sexo e escuta na voz em performance
title_sort Genero, sexo e escuta na voz em performance
author Biscaro, Barbara
author_facet Biscaro, Barbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biscaro, Barbara
description Neste artigo são tecidas reflexões acerca da relação entre os estudos de gênero e estudos da vocalidade em performance, criando entrelaçamentos entre os campos da música e do teatro. Partindo das noções de feminismo e gênero, o texto traça apontamentos acerca das relações entre as classificações vocais na música erudita ocidental e a sociedade patriarcal na qual esse tipo de música foi criada. O texto aborda também os aspectos tímbricos da voz, a androginia, o conceito de queer listening, criando ainda paralelos com os trabalhos de artistas como Demetrio Stratos e Laurie Anderson.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014015
10.5965/1414573101222014015
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014015
identifier_str_mv 10.5965/1414573101222014015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101222014015/3260
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 015 - 026
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 015 - 026
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 22 (2014): O trabalho vocal no teatro; 015 - 026
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042503455178753