Os códigos de Oyá – elementos simbólicos da Dança de Iansã no Afoxé Oju Omim Omorewá
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015059 |
Resumo: | Este artigo traz os elementos simbólicos da Dança de Iansã usados como base na criação coreográfica do espetáculo “Chão Batido – terra de negros e mestiços” do Afoxé Oju Omim Omorewá. Apresentamos como a mitologia iorubá e a comunicação oral compõem a criação coreográfica do afoxé e apontam para o entendimento da dança nas religiões de matrizes africanas, sob a perspectiva da Antropologia da Performance, com bases em Richard Schechner e Zeca Ligiéro. Visamos aqui estabelecer diálogo entre os fundamentos da Antropologia da Performance e nossas interlocutoras – as Ialorixás Nany Moreno e Isabel Caetano - delimitando o espaço da performance artística como objeto/sujeito de estudo. |
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Os códigos de Oyá – elementos simbólicos da Dança de Iansã no Afoxé Oju Omim OmorewáEste artigo traz os elementos simbólicos da Dança de Iansã usados como base na criação coreográfica do espetáculo “Chão Batido – terra de negros e mestiços” do Afoxé Oju Omim Omorewá. Apresentamos como a mitologia iorubá e a comunicação oral compõem a criação coreográfica do afoxé e apontam para o entendimento da dança nas religiões de matrizes africanas, sob a perspectiva da Antropologia da Performance, com bases em Richard Schechner e Zeca Ligiéro. Visamos aqui estabelecer diálogo entre os fundamentos da Antropologia da Performance e nossas interlocutoras – as Ialorixás Nany Moreno e Isabel Caetano - delimitando o espaço da performance artística como objeto/sujeito de estudo.Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2015-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310124201505910.5965/1414573101242015059Urdimento; Vol. 1 Núm. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 059 - 071Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 059 - 071Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 24 (2015): Expressões da cena e do Teatro Negro; 059 - 0712358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101242015059/4480Copyright (c) 2015 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoraes, Daniela Beny PolitoAlves, Teodora de Araújo2020-09-27T21:05:54Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/6484Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T21:05:54Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
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