Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Urdimento (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108 |
Resumo: | A partir do procedimento cartográfico proposto por Deleuze e Guattari (1980), o artigo sinaliza que o projeto decolonial passou a ser marca do Teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa. Essa característica está presente em O Rei da Vela (1967), de Oswald Andrade, e de forma mais literal em Para Dar Um Fim no Juízo de Deus (1997), de Antonin Artaud. Em seus mais de 50 anos de atividade, que culminaram na Universidade Antropófaga (2007), o Oficina tem sido local de construção desse saber-poder que relacionamos com os artivismos queer (Troi; Colling, 2016), com as ideias de conhecimento em Quijano (2005) e Achinte (2006), e com a proposta de educação queer de Louro (2001). |
id |
UDESC-1_ff210d59b96f3f7cc1551773ff7649cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9330 |
network_acronym_str |
UDESC-1 |
network_name_str |
Urdimento (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade AntropófagaA partir do procedimento cartográfico proposto por Deleuze e Guattari (1980), o artigo sinaliza que o projeto decolonial passou a ser marca do Teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa. Essa característica está presente em O Rei da Vela (1967), de Oswald Andrade, e de forma mais literal em Para Dar Um Fim no Juízo de Deus (1997), de Antonin Artaud. Em seus mais de 50 anos de atividade, que culminaram na Universidade Antropófaga (2007), o Oficina tem sido local de construção desse saber-poder que relacionamos com os artivismos queer (Troi; Colling, 2016), com as ideias de conhecimento em Quijano (2005) e Achinte (2006), e com a proposta de educação queer de Louro (2001).Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310128201710810.5965/1414573101282017108Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-1242358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108/6975Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrói, Marcelo deColling, Leandro2020-09-27T02:29:03Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9330Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:29:03Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga |
title |
Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga |
spellingShingle |
Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga Trói, Marcelo de |
title_short |
Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga |
title_full |
Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga |
title_fullStr |
Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga |
title_full_unstemmed |
Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga |
title_sort |
Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga |
author |
Trói, Marcelo de |
author_facet |
Trói, Marcelo de Colling, Leandro |
author_role |
author |
author2 |
Colling, Leandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trói, Marcelo de Colling, Leandro |
description |
A partir do procedimento cartográfico proposto por Deleuze e Guattari (1980), o artigo sinaliza que o projeto decolonial passou a ser marca do Teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa. Essa característica está presente em O Rei da Vela (1967), de Oswald Andrade, e de forma mais literal em Para Dar Um Fim no Juízo de Deus (1997), de Antonin Artaud. Em seus mais de 50 anos de atividade, que culminaram na Universidade Antropófaga (2007), o Oficina tem sido local de construção desse saber-poder que relacionamos com os artivismos queer (Troi; Colling, 2016), com as ideias de conhecimento em Quijano (2005) e Achinte (2006), e com a proposta de educação queer de Louro (2001). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108 10.5965/1414573101282017108 |
url |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108 |
identifier_str_mv |
10.5965/1414573101282017108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108/6975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124 2358-6958 reponame:Urdimento (Online) instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) instacron:UDESC |
instname_str |
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
instacron_str |
UDESC |
institution |
UDESC |
reponame_str |
Urdimento (Online) |
collection |
Urdimento (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
verareginacollaco@gmail.com |
_version_ |
1798042504174501888 |