Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga

Bibliographic Details
Main Author: Trói, Marcelo de
Publication Date: 2017
Other Authors: Colling, Leandro
Format: Article
Language: por
Source: Urdimento (Online)
Download full: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108
Summary: A partir do procedimento cartográfico proposto por Deleuze e Guattari (1980), o artigo sinaliza que o projeto decolonial passou a ser marca do Teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa. Essa característica está presente em O Rei da Vela (1967), de Oswald Andrade, e de forma mais literal em Para Dar Um Fim no Juízo de Deus (1997), de Antonin Artaud. Em seus mais de 50 anos de atividade, que culminaram na Universidade Antropófaga (2007), o Oficina tem sido local de construção desse saber-poder que relacionamos com os artivismos queer (Troi; Colling, 2016), com as ideias de conhecimento em Quijano (2005) e Achinte (2006), e com a proposta de educação queer de Louro (2001).
id UDESC-1_ff210d59b96f3f7cc1551773ff7649cc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.udesc.br:article/9330
network_acronym_str UDESC-1
network_name_str Urdimento (Online)
repository_id_str
spelling Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade AntropófagaA partir do procedimento cartográfico proposto por Deleuze e Guattari (1980), o artigo sinaliza que o projeto decolonial passou a ser marca do Teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa. Essa característica está presente em O Rei da Vela (1967), de Oswald Andrade, e de forma mais literal em Para Dar Um Fim no Juízo de Deus (1997), de Antonin Artaud. Em seus mais de 50 anos de atividade, que culminaram na Universidade Antropófaga (2007), o Oficina tem sido local de construção desse saber-poder que relacionamos com os artivismos queer (Troi; Colling, 2016), com as ideias de conhecimento em Quijano (2005) e Achinte (2006), e com a proposta de educação queer de Louro (2001).Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)2017-07-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/141457310128201710810.5965/1414573101282017108Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-1242358-6958reponame:Urdimento (Online)instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)instacron:UDESCporhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108/6975Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrói, Marcelo deColling, Leandro2020-09-27T02:29:03Zoai:ojs.revistas.udesc.br:article/9330Revistahttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimentoPUBhttps://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/oaiverareginacollaco@gmail.com2358-69581414-5731opendoar:2020-09-27T02:29:03Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)false
dc.title.none.fl_str_mv Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga
title Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga
spellingShingle Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga
Trói, Marcelo de
title_short Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga
title_full Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga
title_fullStr Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga
title_full_unstemmed Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga
title_sort Decolonizar o corpo: o Teat(r)o Oficina e a Universidade Antropófaga
author Trói, Marcelo de
author_facet Trói, Marcelo de
Colling, Leandro
author_role author
author2 Colling, Leandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trói, Marcelo de
Colling, Leandro
description A partir do procedimento cartográfico proposto por Deleuze e Guattari (1980), o artigo sinaliza que o projeto decolonial passou a ser marca do Teatro Oficina, dirigido por José Celso Martinez Corrêa. Essa característica está presente em O Rei da Vela (1967), de Oswald Andrade, e de forma mais literal em Para Dar Um Fim no Juízo de Deus (1997), de Antonin Artaud. Em seus mais de 50 anos de atividade, que culminaram na Universidade Antropófaga (2007), o Oficina tem sido local de construção desse saber-poder que relacionamos com os artivismos queer (Troi; Colling, 2016), com as ideias de conhecimento em Quijano (2005) e Achinte (2006), e com a proposta de educação queer de Louro (2001).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108
10.5965/1414573101282017108
url https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108
identifier_str_mv 10.5965/1414573101282017108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017108/6975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
dc.source.none.fl_str_mv Urdimento; Vol. 1 Núm. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; v. 1 n. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124
Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas; Vol. 1 No. 28 (2017): Teatro performance - Tensões e imbricamentos ; 108-124
2358-6958
reponame:Urdimento (Online)
instname:Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron:UDESC
instname_str Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
instacron_str UDESC
institution UDESC
reponame_str Urdimento (Online)
collection Urdimento (Online)
repository.name.fl_str_mv Urdimento (Online) - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
repository.mail.fl_str_mv verareginacollaco@gmail.com
_version_ 1798042504174501888