Adesão aos planos de previdência complementar fechada:uma abordagem de comportamento do consumidor na visão de especialistas/Fabricio Venancio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Venancio, Fabricio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000050/00005008.pdf
Resumo: Orientador: Marcelo Gitirana Gomes Ferreira
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spelling Adesão aos planos de previdência complementar fechada:uma abordagem de comportamento do consumidor na visão de especialistas/Fabricio VenancioPrevidência social privadaComportamento do consumidorProcesso decisórioOrientador: Marcelo Gitirana Gomes FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, Mestrado Acadêmico em Administração, Florianópolis, 2018Bibliografia: p.121-124Disponível em formato AcrobatResumo: Durante todo o tempo tomamos decisões em nossas vidas. Sejam conscientes ou não, com boas ou más consequências, nossas decisões representam a forma como lidamos com as oportunidades, as ameaças e as incertezas. Planos de previdência complementar são instrumentos que proporcionam aos seus participantes um benefício adicional ao oferecido pela previdência social pública, visando manter os níveis de renda equivalentes ao período de capacidade laborativa. Aderir a um plano de previdência complementar é uma decisão que certamente terá impactos ao longo da vida dos colaboradores que trabalham em organizações que oferecem este tipo de oportunidade. É fundamental que cada indivíduo tenha a consciência dos riscos e benefícios presentes em qualquer decisão que possa impactar diretamente sua qualidade de vida futura. Quanto mais informação e orientação o colaborador possuir, mais consciente será a sua tomada de decisão. Porém, apenas informação e orientação podem ser insuficientes para explicar a decisão tomada. Esta pesquisa tem por objetivo identificar os principais fatores e variáveis relacionados à tomada de decisão por aderir aos planos de previdência complementar, baseados em fatores apontados pela literatura com relação ao comportamento dos consumidores e opinião especializada. Como procedimentos metodológicos, entrevistas com especialistas em previdência complementar foram realizadas de forma a validar os fatores apontados na literatura. Em seguida, entrevistas com uma amostra de colaboradores de uma determinada organização-alvo foram realizadas, visando verificar as relações deste público com o dinheiro, educação financeira e finanças pessoais. Por fim, foi possível obter uma equação, a partir de um conjunto de variáveis identificadas nas etapas anteriores, que possibilitou calcular a probabilidade de um determinado indivíduo aderir a um plano de previdência complementar, por meio de regressão logística. Esta pesquisa permitiu concluir que as variáveis que impactam a decisão de aderir aos planos de previdência complementar estão vinculados à cultura de acumulação de recursos e à educação financeira e previdenciária. Palavras-chave: Previdência complementar. Tomada de decisão. Comportamento do consumidor. Adesão aos planos de previdência.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internetFerreira, Marcelo Gitirana Gomes orientadorUniversidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado em Administração de Empresas tviVenancio, Fabricio2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000050/00005008.pdfporpor engTexto em português com resumo em inglêsDisponível em arquivo em PDF, versão on-linereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T19:37:18Zmail@mail.com -
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Bibliografia: p.121-124
Disponível em formato Acrobat
Resumo: Durante todo o tempo tomamos decisões em nossas vidas. Sejam conscientes ou não, com boas ou más consequências, nossas decisões representam a forma como lidamos com as oportunidades, as ameaças e as incertezas. Planos de previdência complementar são instrumentos que proporcionam aos seus participantes um benefício adicional ao oferecido pela previdência social pública, visando manter os níveis de renda equivalentes ao período de capacidade laborativa. Aderir a um plano de previdência complementar é uma decisão que certamente terá impactos ao longo da vida dos colaboradores que trabalham em organizações que oferecem este tipo de oportunidade. É fundamental que cada indivíduo tenha a consciência dos riscos e benefícios presentes em qualquer decisão que possa impactar diretamente sua qualidade de vida futura. Quanto mais informação e orientação o colaborador possuir, mais consciente será a sua tomada de decisão. Porém, apenas informação e orientação podem ser insuficientes para explicar a decisão tomada. Esta pesquisa tem por objetivo identificar os principais fatores e variáveis relacionados à tomada de decisão por aderir aos planos de previdência complementar, baseados em fatores apontados pela literatura com relação ao comportamento dos consumidores e opinião especializada. Como procedimentos metodológicos, entrevistas com especialistas em previdência complementar foram realizadas de forma a validar os fatores apontados na literatura. Em seguida, entrevistas com uma amostra de colaboradores de uma determinada organização-alvo foram realizadas, visando verificar as relações deste público com o dinheiro, educação financeira e finanças pessoais. Por fim, foi possível obter uma equação, a partir de um conjunto de variáveis identificadas nas etapas anteriores, que possibilitou calcular a probabilidade de um determinado indivíduo aderir a um plano de previdência complementar, por meio de regressão logística. Esta pesquisa permitiu concluir que as variáveis que impactam a decisão de aderir aos planos de previdência complementar estão vinculados à cultura de acumulação de recursos e à educação financeira e previdenciária. Palavras-chave: Previdência complementar. Tomada de decisão. Comportamento do consumidor. Adesão aos planos de previdência.
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