Gênero e sexualidade:discursos e representações na percepção de bibliotecários (as) da rede municipal de ensino de florianopolis/Guilherme Martins.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Guilherme
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESC
Texto Completo: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004fc8.pdf
Resumo: Orientadora: Daniella Pizzarro
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spelling Gênero e sexualidade:discursos e representações na percepção de bibliotecários (as) da rede municipal de ensino de florianopolis/Guilherme Martins.027.8 20Identidade de gênero na educaçãoBibliotecas e escolasOrientadora: Daniella PizzarroDissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Informação, Florianópolis, 2018Bibliografia: p. 109-119Disponível em formato AcrobatO objetivo geral desta pesquisa constituiu em conhecer a percepção que os(as) bibliotecários(as) da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, tem acerca da inserção da temática gênero e sexualidade nas suas práticas profissionais. Na fundamentação conceitual abordou-se os conceitos de biblioteca e bibliotecário(a) escolar, bem como os objetivos e funções dos mesmos. Apresentou-se os conceitos de gênero e sexualidade e suas relações com a educação. Discutiu-se a inserção da temática gênero e sexualidade nas bibliotecas escolares. Já a fundamentação teórico-metodológica concentrou-se nos estudos da sociologia do conhecimento de Berger e Luckmann, o configuracionismo sócio-histórico ou processualismo de Norbert Elias e a teoria das representações sociais de Serge Moscovici. A pesquisa é do tipo qualitativa e a coleta de dados discursivos realizou-se por meio de roteiro de entrevista semi-estruturado. Para análise dos discursos utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir dos discursos coletados nas entrevistas e das representações sociais reunidas no DSC constatou-se a confusão conceitual referente aos termos gênero, identidade de gênero, orientação sexual e identidade de gênero. Verificou-se que a temática é contemplada de forma superficial e apenas quando há necessidade nas práticas dos(as) bibliotecários(as). Ressaltou-se a necessidade de formação relacionada a temática e mais informação e leitura por parte do coletivo. Apresentou-se, por fim uma proposta de oficina sobre gênero e sexualidade para os(as) bibliotecários da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader. Modo de acesso: internetPizarro, Daniella Câmara orientadoraUniversidade do Estado de Santa Catarina.Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de InformaçãoMartins, Guilherme2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00004f/00004fc8.pdfporpor engTexto em português com resumo em inglêsDisponível em arquivo em PDF, versão on-linereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UDESCinstname:Universidade do Estado de Santa Catarinainstacron:UDESCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T19:30:47Zmail@mail.com -
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Bibliografia: p. 109-119
Disponível em formato Acrobat
O objetivo geral desta pesquisa constituiu em conhecer a percepção que os(as) bibliotecários(as) da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, tem acerca da inserção da temática gênero e sexualidade nas suas práticas profissionais. Na fundamentação conceitual abordou-se os conceitos de biblioteca e bibliotecário(a) escolar, bem como os objetivos e funções dos mesmos. Apresentou-se os conceitos de gênero e sexualidade e suas relações com a educação. Discutiu-se a inserção da temática gênero e sexualidade nas bibliotecas escolares. Já a fundamentação teórico-metodológica concentrou-se nos estudos da sociologia do conhecimento de Berger e Luckmann, o configuracionismo sócio-histórico ou processualismo de Norbert Elias e a teoria das representações sociais de Serge Moscovici. A pesquisa é do tipo qualitativa e a coleta de dados discursivos realizou-se por meio de roteiro de entrevista semi-estruturado. Para análise dos discursos utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). A partir dos discursos coletados nas entrevistas e das representações sociais reunidas no DSC constatou-se a confusão conceitual referente aos termos gênero, identidade de gênero, orientação sexual e identidade de gênero. Verificou-se que a temática é contemplada de forma superficial e apenas quando há necessidade nas práticas dos(as) bibliotecários(as). Ressaltou-se a necessidade de formação relacionada a temática e mais informação e leitura por parte do coletivo. Apresentou-se, por fim uma proposta de oficina sobre gênero e sexualidade para os(as) bibliotecários da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
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